Vereadores destacam inauguração do campus do IFBA em Feira de Santana

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Os primeiros estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) em Feira de Santana receberam as boas-vindas da reitoria e prefeito Tarcízio Pimenta na manhã desta terça-feira (06/03/2012), durante a aula inaugural da instituição.

As primeiras oito turmas do instituto são compostas por 280 alunos das áreas de Edificações, Eletrotécnica e Informática. Das oito classes, quatro cursam o Ensino Médio Integrado e as outras quatro incluem estudantes que já concluíram o 2º grau. Os alunos foram selecionados em novembro do ano passado e prestaram exame neste ano.

O empreendimento federal conta com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, que doou o terreno com extensão de 50 mil metros quadrados para a construção do campus. Além disso, um trecho da via que dá acesso à unidade de ensino, localizada à margem da BR 324, bairro Aviário, foi pavimentada.

Durante a aula inaugural realizada nesta manhã, o prefeito reafirmou o compromisso de construir uma quadra de esportes no local. “Já autorizei o secretário de Planejamento a desenvolver o projeto para que a obra seja feita”, declara, completando que “é muito importante estar comemorando a chegada do IFBA em Feira de Santana, pois é um instituto gabaritado e sério”.

Em seu pronunciamento, o pró-reitor da instituição, Renato Anunciação Filho, destacou que o Governo Municipal deu um apoio muito grande na implantação do campus em Feira de Santana. “Espero que esta relação seja cada vez mais próxima. Parabéns a todos pela implantação do instituto numa cidade tão importante”, ressalta.

Antes mesmo de salientar a estrutura do IFBA, o diretor do campus, Juliano Marques de Aguilar, relembrou a localização do município, sua força comercial e a presença de três centros industriais na cidade. “Agradecemos à Prefeitura e à Direc 02 que nos ajudaram no processo de seleção, e ainda ao Governo Municipal pela melhora na infraestrutura da rua”, pontua.

O diretor acrescenta que logo no próximo mês o IFBA dará início as aulas de seis cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e, no próximo semestre, a 20 novos cursos do programa. A instituição vai abrir 320 novas vagas para os cursos próprios em novembro deste ano.

O prédio do IFBA dispõe de auditório com capacidade para 130 pessoas, 11 salas de aula, 06 laboratórios, sala de desenho, pavilhão administrativo e, ainda neste ano, contará com quadra externa e quadra de esportes.

A solenidade também contou com o pronunciamento do arcebispo de Feira de Santana, dom Itamar Vian; reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, José Carlos Barreto; diretor do Centro Industrial do Subaé, José Mercês Neto; comandante do 35º Batalhão de Infantaria (BI) e tenente coronel Rogério Matos Santos.

Estiveram presentes, ainda, os secretários municipais José Raimundo Pereira de Azevêdo (Educação); Magno Felzemburgh (Turismo e Desenvolvimento Econômico); Nivaldo Vieira (Relações Interinstitucionais); e Fabrício Almeida (Comunicação Social).

Inscrição para seis cursos do PRONATEC

A Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDEC), através da Casa do Trabalhador, vai dar continuidade a inscrição para os cursos do Programa Brasil sem Miséria (PRONATEC) nesta quinta-feira (07/03/2012), às 7h. Pela manhã serão abertas as matrículas para as capacitações em Eletricista, Instalador Predial de Baixa Tensão, Artesão em Bordado a Mão e Desenhista de Topografia.

No turno vespertino a repartição inscreve as pessoas interessadas nas áreas de Mecânico de Manutenção em Máquinas Industriais, Agente de Informações Turísticas e Programador WEB. Serão oferecidas 165 vagas nos seis cursos diferentes a serem ministrados no Senai, Senac e IFBA.

As pessoas interessadas em ocupar uma das vagas devem apresentar o Número de Inscrição Social (NIS), Carteira de Identidade e CPF, além de ter como escolaridade mínima o Ensino Fundamental incompleto. Para se inscrever o candidato deve ter idade entre 18 e 59 anos. O público alvo são os beneficiários de programas sociais como Minha Casa, Minha Vida e Bolsa Família.

Na próxima segunda-feira (12/03/2012), à tarde, o SENAI dá início às aulas dos cursos de Auxiliar de Operações Logísticas e Auxiliar de Produção. Outras 16 turmas começam as aulas no SENAI no dia 9 de abril, conforme a Relações de Mercado do SENAI, Eligiane Figueiredo.

Limpeza no Jardim Acácia e Chácara São Cosme

Agentes de limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP) deram início nesta terça-feira (06/03/2012) aos serviços especiais do I Mutirão de Limpeza Pública nos bairros Jardim Acácia e Chácara São Cosme. As localidades serão contempladas durante uma semana com varrição, capinação, sacheamento, poda de árvores, iluminação, dentre outros.

Segundo o morador do Jardim Acácia, José Augusto Rodrigues, a localidade estava precisando de melhorias na área de limpeza pública e nova iluminação. “Nós moradores só temos que comemorar com a chegada do mutirão em nosso bairro que era aguardado com ansiedade”, comenta.

O Governo Municipal, através do Departamento de Áreas Verdes, autorizou a reforma e revitalização da Praça João Marinho Falcão, localizada no bairro Chácara São Cosme. O equipamento público será contemplado com os seguintes serviços: de limpeza geral, pintura de bancos, poda de árvores, iluminação eficientizada e projeto paisagístico.

O secretário municipal de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, reafirmou que o objetivo é fazer sempre mais e melhor para a cidade. “A recuperação da praça será iniciada a partir desta quarta-feira (07/03/2012). Vamos revitalizar o equipamento para que os moradores possam voltar a frequentar e desfrutar de mais um espaço de lazer recuperado com recursos próprio do Município”, destaca.

A presidente da associação de moradores do bairro Chácara São Cosme, Vilma Soares, parabenizou o Governo Municipal pela excelente iniciativa. “Há tempo que moro no bairro e nunca vi uma ação como esta. Isso demonstra o quanto a atual gestão tem trabalhado pela cidade”, frisa.

Moradora da localidade há mais de 35 anos, Ana Maria Pereira, destaca que a reforma da praça é a concretização de um sonho antigo dos moradores. “O prefeito nos prometeu a reforma da Praça João Marinho Falcão e agora está cumprindo com a palavra. Agradecemos o empenho e já temos a certeza que o local ficará lindo, como tantas outras praças da cidade que já foram recuperadas”, afirma.

O I Mutirão de Limpeza Pública já contemplou o conjunto Feira IX, rua Cristóvão Barreto (Pilão) e demais ruas na Brasília, além dos bairros Kalilândia, São João, conjunto Wilson Falcão, Jomafa, Aviário, Cidade Nova e Baraúnas.

CMPC vai promover a Semana da Mulher

Referência no município em prevenção e tratamento do câncer, o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltêz (CMPC) contará com uma programação especial em virtude da passagem do Dia Internacional da Mulher (8 de março). No período de 19 a 24 de março, a unidade vai realizar a Semana da Mulher, oferecendo uma cota maior de procedimentos voltados ao público feminino, como consultas e exames ginecológicos.

A iniciativa, conforme a coordenadora da unidade, Liamara Oliveira, é uma forma de prestar uma homenagem a todas as mulheres que buscam atendimento no CMPC. “Vamos prestar nossa homenagem nos empenhando para atender um maior número de mulheres. Queremos dobrar a quantidade de procedimentos ofertados, por isso estaremos atendendo a demanda regulada e a demanda espontânea, representada pelas pacientes que não estão agendadas”, pontua.

Liamara Oliveira observa que a ação vai favorecer um diagnóstico precoce e tratamento mais ágil para as pacientes que apresentarem anormalidades nos exames. “A proposta em aumentar a oferta é bastante válida, pois sabemos que nessas ações de impacto são identificados muitos casos de câncer de mama e de colo uterino, que podem estar em estágio avançado”, salienta.

A programação da Semana da Mulher inclui também realização de palestras, distribuição de brindes e lanches. Além das consultas e exames, serão oferecidos serviços como teste de glicemia e aferição de pressão arterial. O CMPC realiza uma média mensal de 2.500 atendimentos e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19 horas, disponibilizando serviços de ultrasonografia, exames preventivos, ginecologia, mastologia, assistência social, biopsias, urologia, enfermagem, pequenas cirurgias, dentre outros.

Escolas têm prazo para aderir ao Mais Educação

As 28 escolas da rede municipal de ensino sinalizadas para aderir ao Programa Mais Educação têm até o dia 30 para decidir pela adesão. A orientação é da técnica do programa no Estado, Claudia Cristina Pinto dos Santos, que proferiu palestra para gestores e coordenadores, na manhã desta terça-feira (06/03/2012). O evento aconteceu na Universidade Santo Amaro (Unisa).

Na oportunidade a técnica do programa destacou o funcionamento e os benefícios do Mais Educação. “Nosso encontro foi extremamente positivo. Nesta fase, as diretoras e professores ficaram informadas das medidas necessárias para preparar a infraestrutura da escola para adequá-la às atividades do Mais Educação. Esta é uma boa chance para a escola que queira implementar uma proposta de educação integral”, avalia Claudia Santos.

Atualmente, 20 unidades da rede municipal já integram o programa. O Mais Educação foi implementado em 2010 através de parceria entre o município de Feira de Santana e o Ministério da Educação. Graças ao programa, os alunos são integrados em uma série de atividades socioeducativas no turno oposto ao das aulas convencionais, como letramento, matemática, grafite, recreação, bandas e fanfarras, capoeira, dança e rádio escolar, entre outras.

Entrega de material escolar no Parque Ipê

Os estudantes da Escola Creche Tia Ana Lúcia, situada na Rua Antônia da Silva Lima, bairro Parque Ipê, começaram a receber os kits de material escolar na manhã desta terça-feira (06/03/2012). Tanto os alunos quanto os pais e professores receberem o material com muita alegria.

Os kits são diferenciados conforme a série de cada estudante, sendo um modelo para a Educação Infantil, outro para o Ensino Fundamental I e mais um para o Ensino Fundamental II. Alguns dos itens inclusos são os seguintes: caderno, lápis, caneta, borracha, lápis de cor, hidrocor, tesoura, compasso e caderno de desenho.

Para a dona de casa Matilde Almeida, mãe de duas alunas da escola, a distribuição gratuita dos kits representa uma grande economia. “Fiquei muito feliz quando soube que a gente não iria mais precisar comprar os materiais, pois tenho duas filhas e precisava economizar para fazer a compra”, disse.

A diretora da unidade de ensino, Maria Crispina Costa, destaca que o kit possui importância fundamental para a sequência do trabalho desenvolvido. “É realmente uma maravilha porque, dessa forma, os alunos não têm diferença. Todos usam o mesmo fardamento e, a partir de agora, o material escolar é igual”, disse.

O prefeito Tarcízio Pimenta, por sua vez, assegurou que todos os alunos vão receber o material. Na oportunidade, a direção solicitou o funcionamento integral da creche escola e o prefeito afirmou que vai levar a proposta ao secretário municipal de Educação, José Raimundo Pereira de Azevêdo. A unidade atende 180 estudantes da Educação Infantil ao 5º ano nos dois turnos.

Escola em Jaguara será reativada

O Governo Municipal vai reativar o anexo da Escola Elias Santos de Oliveira, localizado no povoado de Barra, distrito de Jaguara. A unidade, que oferecia ensino de Educação Infantil, está desativada há alguns anos. Para não ficarem afastadas das salas de aula, as crianças do povoado se deslocam até a localidade de Sete Portas, onde funciona o prédio escolar que antes era vinculado ao anexo.

De acordo com a agente comunitária de saúde, Andiara da Silva Souza, a reativação da escola é um desejo coletivo. “Todos os moradores da Barra sonham em ver o anexo funcionando normalmente. Mesmo com o ônibus escolar conduzindo as crianças até Sete Portas, a situação é delicada, já que algumas têm apenas 4 anos. Encarar essa realidade é difícil tanto para as crianças quanto para as mães, que ficam muito preocupadas”, revelou.

O anúncio da reativação da escola foi feita pelo prefeito Tarcízio Pimenta no último sábado (03/03/2012), durante a entrega da pavimentação a paralelepípedo da via de acesso a sede do povoado de Barra. Na ocasião, o prefeito garantiu que tão logo sejam finalizados os serviços de reforma, de responsabilidade do proprietário do imóvel, a escola voltará a funcionar.

“A unidade receberá a pintura padrão das escolas da rede municipal e será reativada. Não podemos permitir que os pais dessas crianças continuem convivendo com essa aflição, por se verem obrigados a deixar os filhos irem estudar mais distante de casa. Os estudantes da Barra também serão beneficiados com o fardamento completo e kits de material escolar”, destacou.

Para a professora Elza Ferreira de Souza, que acompanha o drama das famílias de perto, a reabertura do anexo vai trazer alegria para todos aqueles envolvidos no processo educacional. “Tantos os pais quanto os professores vão comemorar juntos a entrega do anexo quando estiver pronto”, ressaltou.

USF Conceição II promove ação de impacto

Com a proposta de oferecer distintos serviços e atividades voltadas à promoção da saúde aos moradores do bairro Conceição II, a Unidade de Saúde da Família (USF) Conceição II promoverá mais uma ação de impacto na próxima quinta-feira (08/03/2012). O evento será realizado das 8h às 12horas na Escola Esperança, que fica localizada na rua Buriti.

De acordo com o enfermeiro do USF Conceição II, Celimário Silva, a ação tem objetivo de mobilizar a comunidade a buscar os serviços de saúde e realizar exames de rotina, essenciais para prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. “Estaremos facilitando o acesso a alguns serviços, como teste de glicemia, aferição de pressão arterial, cálculo do índice de massa corpórea, atendimento médico e atualização do cartão vacinal”, informa.

Ainda de acordo com Celimário Silva, outras atividades, a exemplo de palestras sobre o câncer de mama, doenças sexualmente transmissíveis e a dengue, inclusive com a apresentação de teatro de fantoche, também serão realizadas. “A comunidade poderá, ainda, ter acesso a orientações nutricionais, corte de cabelo e participar de atividades físicas com o auxílio de educadores físicos e fisioterapeutas”, acrescenta.

O enfermeiro da unidade observa que as ações de impacto serão realizadas em cada microárea de atuação da USF Conceição II. “Esta é a segunda microárea a receber os serviços de saúde este ano. Nosso objetivo é aproximar cada vez mais da comunidade estas atividades voltadas à promoção da saúde e estamos caminhando para isso. Todas as nove microáreas cobertas pela USF Conceicão II serão contempladas com a ação de impacto”, afirma.

Panificadora Comunitária na Queimadinha

Promover a inclusão social de jovens, contribuindo para geração de emprego e renda. Estes são os propósitos da Panificadora Comunitária inaugurada na noite desta segunda-feira (05) no bairro Queimadinha. O equipamento, instalado na rua Intendente Abdon, atende jovens de 16 a 18 anos residentes no bairro e região vizinha.

Além da produção de pães e lanches, a Panificadora vai oferecer cursos para formação profissional de padeiro, confeiteiro e na área de vendas. A comunidade vai adquirir 12 pães por apenas R$ 1,00. Serão produzidos diariamente 5 mil pães.

O prefeito Tarcízio Pimenta destacou a importância de investir em ações que contribuem para o desenvolvimento econômico e social de comunidades carentes. Ele elogiou a iniciativa do vereador Sebastião Alves, idealizador do projeto, e expôs a intenção de levar a iniciativa para outros bairros. O gestor municipal aprovou a qualidade do pão.

“Estou muito feliz em acompanhar a entrega deste equipamento, que vai contribuir para geração de empregos, capacitação profissional e inserção de trabalhadores qualificados no mercado de trabalho. Esta padaria não visa lucros, o dinheiro adquirido com a venda dos pães será utilizado para manutenção dos equipamentos e compra de material para produção dos pães”, afirma o prefeito.

O vereador Sebastião Alves lembra que a ideia de criar uma panificadora comunitária na Queimadinha surgiu em 2006 com o intuito de prevenir o envolvimento de jovens no mundo das drogas e da criminalidade. Os jovens padeiros fazem parte do projeto Esporte Cidadania.

“Vamos formar turmas de 32 jovens. Cada um recebe bolsa mensal no valor de R$ 180 e terá três horas de aula. A cada conclusão de uma turma, outra será iniciada e os profissionais formados na Panificadora Comunitária estarão aptos a atuar no mercado de trabalho. Vamos contar com a parceria da empresa Bunge para intermediação da mão de obra”, explica.

Para o estudante Alex dos Santos Oliveira, 18 anos, a padaria servirá como porta de entrada para novas oportunidades profissionais na vida dos adolescentes da Queimadinha e bairros vizinhos. “Antes eu ficava em casa assistindo televisão ou na rua jogando conversa fora com os colegas. Agora vou ter uma profissão, quando terminar o curso na Panificadora vou correr atrás para arrumar um bom trabalho e dar uma vida melhor para a minha família”, afirma.

O ato de entrega do equipamento foi prestigiado pelo deputado federal Fernando Torres, secretários municipais Fabrício Almeida (Comunicação), Alexandre Monteiro (Serviços Públicos), Flailton Frankles (Transportes e Trânsito), Gilberto Ruy Souza (Habitação), Milton Britto (Chefe de gabinete), além de vereadores e comunidade local.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109896 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]