HGCA só tem obstetra de plantão de segunda à quarta; no HDPA, falta material, afirma vereador David Neto. Confira debate da CMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O Hospital Clériston Andrade só está contando com médico obstetra de segunda á quarta-feira. Nos dias de quinta e sexta, “só tem no papel”, afirma o vereador David Neto .

O vereador sugeriu ao líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado José Neto que resolva essa situação. “Em Feira de Santana, as mulheres que não podem pagar hospital particular estão parindo nas ruas”, disse ele.

David Neto salientou que o Hospital Dom Pedro de Alcântara também está precisando de apoio. “Se brincar, esta unidade de saúde, daqui a alguns dias, não tem material para obstetrícia, o que pode provocar a interrupção deste atendimento”.

A obstetrícia é o ramo da medicina que estuda a reprodução na mulher; investiga a gestação, o parto e o puerpério nos seus aspectos fisiológicos e patológicos.

Projeto de Panificadora Comunitária na Queimadinha deve ser levado a outros bairros, defende Bastinho

A experiência da Panificadora Comunitária em funcionamento no bairro Queimadinha deve ser levada para outros bairros de Feira de Santana, propõe o vereador José Sebastião – Bastinho da Queimadinha.

Idealizador do projeto, ele disse que os cursos oferecidos pelo equipamento – formação profissional de padeiro, confeiteiro e na área de vendas – contribuem para o desenvolvimento regional e geram emprego e renda.

Além desses benefícios, as famílias de baixo poder aquisitivo podem comprar pão a baixo custo – 12 unidades por 1 real. “Realmente, é importante estender o projeto a outros bairros carentes de Feira de Santana”, defende.

Bastinho elogiou a TV Subaé, que na quarta-feira (21/03/2012) exibiu uma reportagem sobre a Panificadora Comunitária da Queimadinha. “A emissora mostrou o trabalho relevante que a Associação Comunitária, Recreativa, Cultural e Desportiva dos Moradores da Queimadinha presta a comunidade”.

Secretário e chefe de Destino Final de Resíduos “evadiram-se” do aterro diante de inspeção, afirma Tourinho

Quem afirma é o vereador Roberto Tourinho . Segundo ele, o secretário de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, e o chefe da Divisão de Destino Final de Resíduos, Roberto Portugal, “evadiram-se” do aterro municipal, diante da inspeção feita esta semana no local pelo Ministério Público e Polícia Civil.

MP e Polícia Civil abriram inquérito para apurar possíveis crimes ambientais, da parte do Governo Municipal, ao reativar um antigo aterro, após a interdição do aterro da Sustentare, recentemente.

Tourinho informou que o delegado da Polícia Civil solicitou ao funcionário da empresa Viva Ambiental, Claudio Vasconcelos, que estava no aterro, que indicasse onde havia sido enterrado lixo hospitalar. “Fizeram a escavação e encontraram alguns resíduos do lixo hospitalar; por conta disso, Cláudio foi depor na Delegacia”, disse o vereador.

Ele salientou que a bancada de oposição foi que denunciou que resíduos hospitalares estavam sendo enterrados, “de forma irresponsável, no lixão da Prefeitura”.

“Com certeza, se o secretário e o prefeito estivessem no local, o promotor dava a ambos voz de prisão”, disse o vereador Marialvo Barreto, que integra a Comissão de Meio Ambiente da Câmara e acompanhou a inspeção.

Árvores mortas com produto químico, para ampliação do Feiraguai

Um crime ambiental ocorrido no Feiraguai foi denunciado esta semana pelo vereador Marialvo Barreto, em discurso na Câmara Municipal.

Segundo ele, no intuito de ampliar o espaço das lojas no entreposto de produtos importados, localizado na praça Presidente Médici, região central de Feira de Santana, duas árvores foram mortas com o uso de produto químico.

“Estão querendo tomar uma pracinha que tem em frente, em vista disso, botaram herbicidas e mataram um pé de aroeira e um pé de leucena”, afirmou o petista.

Marialvo afirmou que o presidente da Associação dos Comerciantes do Feiraguai – ele não revelou o nome – é o dono de “estacionamento gigante” nas imediações.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115091 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.