Governos estaduais se reúnem em Salvador para discutir e proteger o Cerrado

Nesta terça-feira (06/03/2012), secretários de Meio Ambiente de sete estados se reúnem durante todo o dia, em uma ação integrada, para discutir a situação que envolve o bioma Cerrado. Este é o foco do III Encontro do Fórum dos Secretários Estaduais de Meio Ambiente do Bioma Cerrado, que ocorrerá a partir das 8h30, no hotel Golden Tulip, no Rio Vermelho, em Salvador. Temas como regularização ambiental das propriedades rurais, sistema de alerta de proteção contra incêndios e aprovação do regimento interno estarão na pauta.

Anfitrião da terceira edição do Fórum, o secretário estadual do Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler, fará a abertura do encontro, com uma exposição sobre a importância dos temas que serão discutidos durante todo o dia. Já o secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Francisco Gaetani, apresentará o Plano de Investimentos do Brasil para o Programa de Investimentos em Florestas (FIP).

O FIP é uma proposta desenvolvido pelo MMA, em parceria com outros ministérios, que deverá ser submetida ao Climate Investment Fund – administrado pelos Bancos de Cooperação Multilateral, entre eles o Banco Mundial e o Banco Interamericano – ainda neste semestre, para aplicação a partir de 2013. Em sua explanação, Francisco Gaetani falará ainda sobre Gestão e Manejo de Áreas Antropizadas e Geração e Gestão de Informações Florestais, e seus respectivos investimentos.

A superintendente de Meio Ambiente e Florestas do Tocantins, Marli dos Santos, apresentará para os secretários a Consulta do Bioma Cerrado para a Rio +20. O encontro prossegue com a aprovação do regimento interno por representantes dos estados participantes, eleição do secretário Executivo e proposição da agenda de atividades para o próximo encontro.

Fórum – O Fórum dos Secretários Estaduais de Meio Ambiente do Bioma Cerrado é a maior ação conjunta dos estados que integram áreas de Cerrado para a preservação conjunta do bioma, que representa cerca de 5% da diversidade biológica do planeta. Seu funcionamento ocorre, essencialmente, como um meio para a implantação de ações ambientais em defesa do Cerrado.

Atualmente, o bioma representa cerca de 24% do território nacional. Além da Bahia, participam do Fórum os secretários do Meio Ambiente do Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, São Paulo, Paraná, Roraima, Rondônia e Amapá.

Confira a programação

8h30 – Recepção e credenciamento
9h – Abertura com o secretário do Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler
Exposição dialogada sobre a importância dos temas a serem discutidos
9h30 – Explanação sobre o Programa de Investimento Florestal
Palestra proferida pelo secretário Executivo do MMA, Francisco Gaetani
10h20 – Mesa de Diálogo – Abertura para discussões
12h – Intervalo para almoço
14h – Consulta do Bioma Cerrado para a Rio +20
Palestra com a superintendente de Meio Ambiente e Florestas do Tocantins, Marli dos Santos
14h30 – Mesa de Diálogo – Proposta de estruturação e normatização do Fórum
Aprovação do Regimento Interno, Eleição do Secretário Executivo do Fórum, Proposições de agenda a ser debatida no próximo encontro
17h10 – Encerramento

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111079 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]