Governo da Bahia apresenta proposta para resolver situação do Hospital Aristides Maltez

Governo da Bahia apresenta proposta para resolver situação do Hospital Aristides Maltez.
Governo da Bahia apresenta proposta para resolver situação do Hospital Aristides Maltez.
Governo da Bahia apresenta proposta para resolver situação do Hospital Aristides Maltez.
Governo da Bahia apresenta proposta para resolver situação do Hospital Aristides Maltez.

Garantir o repasse de todos os recursos extra-teto, desde que a contratualização seja feita pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Esta foi a proposta do representante da Sesab, Andrés Alonso, para que a situação do Hospital Aristides Maltez (HAM) seja resolvida. A sugestão foi apresentada durante audiência pública ocorrida nesta terça-feira (06/03/2012) na Assembleia Legislativa (AL) por iniciativa da deputada Graça Pimenta (PR) e dos membros da Comissão de Saúde e Saneamento, onde a parlamentar é vice-presidente.

Graça Pimenta considera que há um impasse entre a Prefeitura de Salvador e o governo do Estado. “O HAM funciona com um déficit mensal de 250 mil reais. Salvador tem a gestão plena da saúde, mas não está honrando com os compromissos firmados com o hospital e deve mais de 13 milhões. A instituição atende pacientes de todos os 417 municípios baianos. Existe um impasse entre município e Estado. Isso tem prejudicado a população. As duas partes precisam logo resolver esse problema, pois a doença não espera, ela avança”, declara.

O presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), que administra o HAM, Aristides Maltez Filho, fez um apelo durante a reunião. “O hospital está precisando de recursos para fazer frente ao momento que vive. Em janeiro pedi uma ajuda de 4 milhões de reais em convênio com os poderes públicos. Faço um apelo para que esse convênio seja agilizado e que tenhamos uma ajuda logo para esses próximos três meses. Não importa o rótulo estadual ou municipal, o que importa é o recurso”, declara.

O HAM é o único na Bahia que oferece tratamento gratuito contra o câncer. Em 2011 o hospital recebeu cerca de 400 novos pacientes vindos dos 417 municípios do Estado. Cerca de 3 mil pessoas são atendidas todos os dias no HAM. Também fizeram parte da mesa do evento o deputado José de Arimatéia, presidente do colegiado; o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Luiz Caetano; e a vice-presidente da comissão de saúde da Câmara Municipal de Salvador, a vereadora Aladilce Souza. Membros da imprensa e alguns deputados também participaram da reunião. A Secretaria de Saúde de Salvador foi convidada, mas não enviou representante para participar da audiência.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111163 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]