Governo baiano e Rússia estreitam as relações comerciais em 2012

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Um primeiro passo foi dado, nesta terça-feira (13/03/2012), para avançar ainda mais nas relações bilaterais entre Brasil e Rússia e gerar novas oportunidades de negócios. Em visita ao gabinete do secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, o responsável pela Câmara de Comércio e Indústria da Rússia, e também representante da United Grain Company, Aleksander Medvedovsky, acompanhado pelo assessor da Secretaria de Relações Internacionais (Serinter), Jacques Santiago, propôs ao governo baiano a realização de reunião entre empresários do nordeste brasileiro e russos, fora do Eixo Rio-São Paulo.

Com previsão de acontecer durante dois dias no mês de outubro, em Salvador, o encontro que irá envolver também as federações da indústria e agricultura, deverá ser dividido em dois momentos: na primeira parte serão avaliados pelos governos os principais problemas enfrentados pelo comércio bilateral, e na segunda parte, a participação em rodadas de negócios, com o objetivo de apresentar um panorama das duas economias e identificar, através de um levantamento, quais os segmentos de interesse.

Também representante de um dos maiores grupos na produção de grãos, Medvedovsky recebeu do secretário e do superintendente de Atração de Investimentos, Jairo Vaz, um documento elaborado pela Secretaria da Agricultura com informações detalhadas das principais cadeias produtivas do setor agropecuário baiano, e demonstrou que o grupo tem interesse na exportação de trigo para o estado e importação de soja baiana. “A força do país não está mais concentrada nas capitais do sudeste, hoje a região nordeste se apresenta como um a nova opção na geração de emprego e renda. Por isso, a intenção da United Grain Group em entrar no mercado brasileiro através da Bahia”.

De acordo com Salles, a Câmara de Comércio e Indústria da Rússia se prontificou, junto com o consulado e embaixada russa, em colaborar na missão oficial do governo baiano à Rússia, que está sendo preparada pela Serinter ainda este ano.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109842 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]