Feira de Santana: G-Light estima produzir cerca de 3,8 milhões de produtos em 2012

Gerhard Marschallinger: Mercado temos, estamos investindo em equipamentos para aumentar a produção.
Gerhard Marschallinger: Mercado temos, estamos investindo em equipamentos para aumentar a produção.

Única fábrica de iluminação do Nordeste, a baiana G-Light pretende produzir este ano cerca de 3,8 milhões de produtos entre lâmpadas fluorescentes compactas, reatores eletrônicos, luminárias de alto rendimento e luminárias decorativas. Um crescimento médio de 35% em relação ao ano passado. No caso das luminárias de alto rendimento, esse crescimento será de mais de 100%, passando das 112 mil fabricadas em 2011 para 240 mil previstas para este ano.

Localizada em Feira de Santana, na BR-324, a G-Light é uma das maiores empresas de iluminação do país e seus produtos são comercializados na maioria dos estados brasileiros. “Nossa produção este ano só não será maior por falta de espaço. Mercado temos, e muito”, diz Gerhard Marschallinger, diretor-presidente da empresa, comemorando o significativo crescimento nos últimos anos.

Para atender o crescente mercado nacional, em especial a Região Nordeste, a empresa acaba de adquirir uma puncionadeira (máquina para furar e cortar) e uma máquina para dobrar e estampar chapas de aço. Os novos equipamentos foram importados da Alemanha e da Áustria e vão azeitar ainda mais o parque industrial da G-Light. “Foi um investimento importante e elas vão aumentar e qualificar ainda mais a nossa produção”, afirma Gerhard.

De acordo com José Mercês Neto, diretor-geral do Centro Industrial do Subaé (CIS), a G-Light é uma das empresas que mais crescem no local. “Eles iniciaram a produção, em 2006, com uma pequena fábrica luminárias aletadas e hoje fabricam mais de uma dezena de itens em uma área que já chega a 22 mil metros quadrados”, revela.

Qualidade

Contando com 560 funcionários (90% deles na fábrica de Feira), a empresa possui um catálogo com mais de uma dezena de produtos, todos eles certificados pelo Inmetro e pelo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), que concede selo de qualidade aos equipamentos que apresentam os melhores índices de eficiência energética.

Segundo Gerhard, a qualidade dos produtos é uma das prioridades da empresa. Para tanto, ela está sempre investindo em maquinário e tecnologia. O orgulho da vez é o laboratório de fotometria, considerado o mais moderno do Norte e Nordeste e um dos mais completos do Brasil. O laboratório conta com uma série de equipamentos para medição de eficiência luminosa (quantidade de luz, corrente, potência, índice de reprodução de cor e temperatura de cor).

“O objetivo é assegurar a qualidade dos nossos produtos”, afirma Washington Luiz Silva, gerente técnico da G-Light. Segundo ele, todo o investimento feito em tecnologia de ponta permite à empresa efetuar pesquisas e controle de qualidade com precisão e confiabilidade. “A empresa dispõe de equipe técnica treinada e capacitada para atender um mercado exigente como é o da iluminação”, diz.

Filiais

Devido ao crescimento registrado nos últimos anos, a G-Light abriu dois centros de distribuição nas regiões Sul e Sudeste: um em Blumenau (Santa Catarina) e outro em Carapicuíba (São Paulo). “Esses dois centros, juntam-se ao de Feira de Santana para melhor desenvolver a nossa logística de distribuição”, explica Gerhard.

Por conta desse crescimento, Gerhard já iniciou sondagens junto ao Centro Industrial do Subaé para conseguir uma área, onde possa expandir os limites da sua fábrica. Enquanto aguarda uma resposta do CIS, Gerhard vai tocando a sua empresa. “Se conseguirmoso, vai ser bom. Teremos condições de aumentar a nossa produção, gerando mais empregos e mais negócios”, finaliza.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111097 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]