Exposição no Museu de Arte da Bahia comemora aniversário de Salvador

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Visitar o Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória, neste mês de março, quando Salvador faz 463 anos (nesta quinta-feira, 29/03/2012), é resgatar quatro séculos da vida da cidade, através do acervo artístico e histórico.

Representada em gravuras e pinturas, a Salvador do Século XVII ao XIX traz a visão de visitantes estrangeiros. São obras que retratam construções, igrejas e edificações vistas da Baía de Todos-os-Santos, como o Forte São Marcelo, o Convento do Carmo e a Praça do Governo.

Dentre as obras, o mapeamento de Luis dos Santos Vilhena, vindo de Portugal, em 1787, que deixou o panorama de 81 pontos da cidade; ilustrações da inglesa Maria Graham, retratando a entrada da Baía de Todos-os-Santos e a Igreja de Santo Antônio da Barra; e as imagens da Igreja do Bonfim e do Passeio Público do fotógrafo francês Vitor Frond, depois reproduzidas em pintura.

Os desenhos de Hector ‘Carybé’ Bernabó (1911-1997), datados de 1950, mostram as festas de Yemanjá e do Bonfim e oferecem ao visitante os primeiros trabalhos do argentino, naturalizado brasileiro, quando chegou a Salvador. São desenhos a nanquim, com bondes, rodas de samba e de capoeira.

 

Banner do Governo da Bahia: Campanha 'Aqui é trabalho', veiculada nesta sexta-feira (04/11/2021).
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114849 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]