Ex-prefeita de Candeias, Tonha Magalhães é condenada por propaganda antecipada

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

TRE acolheu recurso interposto pela PRE e condenou a ex-prefeita de Candeias ao pagamento de multa no valor de cinco mil reais e a retirada da propaganda.

O Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE/BA) condenou, no último dia 20 (03/2012), a ex-prefeita de Candeias e ex-deputada federal, Antônia Magalhães da Cruz, por propaganda eleitoral antecipada. Tonha Magalhães, como é conhecida, foi condenada ao pagamento de multa no valor de cinco mil reais e a retirada da propaganda, caso continue sendo veiculada. Na decisão, o TRE acolheu o recurso interposto pela Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) contra a sentença de primeiro grau, que julgou improcedente a representação da própria PRE contra a ex-prefeita.

A pretexto de parabenizar a cidade pelo aniversário de emancipação política, Tonha Magalhães afixou outdoors nas principais vias de acesso ao Município de Candeias com a seguinte mensagem: “Parabéns, Candeias. Quem te ama, não te esquece. 14 de agosto, aniversário de Candeias. Tonha Magalhães”.

Para o procurador Regional Eleitoral Sidney Madruga, a mensagem tem conotação eleitoral, o que fica evidente na utilização da imagem de Tonha Magalhães e no meio utilizado para divulgação, o outdoor. O procurador afirma que a mensagem é subliminar e gera desequilíbrio no pleito. Segundo o posicionamento da PRE/BA no caso, “a estratégia é firmar o nome e a imagem da representada/recorrida na mente da população para fazer-se conhecida ou sempre lembrada”.

O entendimento da PRE/BA é o mesmo do TRE/BA e do Tribunal Superior Eleitoral, segundo os quais o fato de não conter expressa referência a eleições ou pedido de voto não suprime o cunho eminentemente eleitoral da propaganda. O art. 36 da Lei nº 9.504/97, que estabelece normas para as eleições, prevê a permissão da propaganda eleitoral somente após o dia 5 de julho do ano do pleito.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112836 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]