Feira de Santana: profissionais da área de educação participam nesta quinta-feira do II Seminário PROVESC

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Situações de violência nas escolas e sua prevenção constituem nos dias atuais um tema recorrente que aflige professores, diretores e pais. Para tratar do assunto, profissionais da área de educação participam nesta quinta-feira (22/03/2012) do II Seminário Provesc – Construindo a Paz nas Escolas. O evento acontece durante todo o dia, no auditório do Cuca, a partir das 8h.

O Provesc é o Projeto Violência nas Escolas, iniciativa da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), através do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Violência e Saúde (NIEVS).

Vinte e cinco escolas da Rede Municipal de Ensino vão participar do evento que terá a participação de gestores, professores, coordenadores pedagógicos e estudantes que vão representar o quadro de alunos. Essas unidades de ensino foram escolhidas a partir de diagnóstico realizado pela Secretaria Municipal de Educação para participar do Projeto Violência nas Escolas.

Segundo o secretário de Prevenção a Violência, Mizael Freitas, o projeto será desenvolvido a partir do dia 2 de abril nas escolas municipais.“Neste ano queremos ampliar o Projeto “Paz nas Escolas” e atingir mais de 25 unidades de ensino. A violência nas escolas precisa ser enfrentada com planos eficazes, e por isso contamos com a colaboração dos pais, alunos e professores”, pontua.

O Provesc conta com a participação das secretarias municipais de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (SEPREV), de Educação e de Saúde, além da Polícia Militar. Durante o seminário de amanhã, os profissionais e alunos vão refletir sobre as possibilidades de estratégias de enfrentamento da violência nas escolas municipais de Feira de Santana.

Rotary recebe Conselho das Comunidades Negras

Encontro marcou Dia Internacional de Combate a Discriminação Racial

Membros do Conselho Municipal de Comunidades Negras e Indígenas foram recebidos por integrantes do Rotary de Feira- Leste, nesta quarta-feira (21/03/2012), data em que se comemora o Dia Internacional de Combate a Discriminação Racial. Na oportunidade, a presidente do conselho, Lourdes Santana, foi empossada como membro da instituição.

“Foi muito interessante a participação do conselho nesta reunião do Rotary. Isto representa um avanço muito grande”, afirmou Lourdes Santana. A presidente do conselho ressaltou a importância da existência do Conselho das Comunidades Negras e Indígenas para a cidade de Feira de Santana, em especial na elaboração do Plano de Igualdade Racial do município.

Ela lembrou ainda que Feira de Santana já está pactuada em nível federal ao Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial. O presidente em exercício do Rotary Feira – Leste, José Lima de Menezes, destacou a missão da instituição na promoção do homem e igualdade entre as pessoas.

“Estamos muito felizes com a visita de representantes do Conselho, porque somos uma escola de promoção humana, o que significa antes de tudo reconhecer que um possui o status dignitatis, oriundo do fato de ser uma pessoa e como tal insubstituível”, pontuou.

Disponibilizado cartão de convocação do concurso

Informações sobre local de prova e horário de abertura dos portões

O cartão de convocação para o concurso da Prefeitura de Feira de Santana, que acontece neste domingo (25/03/2012), está disponível exclusivamente no endereço eletrônico da Uefs, no link Prosel. Ao digitar o número do CPF, o candidato será informado sobre o local de prova, número de inscrição, cargo que pretende ocupar e horário de abertura dos portões, além dos materiais e documentos necessários.

As provas vão acontecer em 35 locais de prova diferentes, a exemplo da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Escolas Estaduais Polivalente e Diva Portela (da Polícia Militar), além das Escolas Municipais Jonathas Telles de Carvalho e Monteiro Lobato. A Escola Municipal Helena Assis Suzart, localizada na rua Visconde do Mauá, 439, bairro Estação Nova, também vai sediar as provas.

Os portões vão abrir às 7h15 e fecham às 7h50, enquanto as provas começam às 8 horas. A coordenadora de Seleção e Admissão da Uefs, Lílian Carla Lopes Wanderley, lembra aos candidatos que é obrigatória a apresentação do documento de identificação (com foto), original, utilizado na inscrição, como Carteira de Identidade, Cédulas de Identidade fornecidas por Ordens ou Conselhos de Classe.

Também serão aceitas a Carteira de Trabalho e Previdência Social (modelo novo), bem como a Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia). Quanto aos materiais, Lílian informa que os candidatos devem levar caneta esferográfica azul ou preta com corpo transparente, lápis e borracha.

“Durante a realização da prova, é terminantemente proibido portar celulares, calculadoras, relógios digitais e equipamentos similares”, ressalta a coordenadora, completando que “os preparativos estão tranquilos. Vamos apenas chamar mais fiscais reservas e, no sábado pela manhã, organizar as coordenações”.

Seminário discute saúde do trabalhador

Enfermeiros e médicos que atuam nas Unidades de Saúde da Família

Ações em saúde do trabalhador a serem desenvolvidas no nível local de saúde estão sendo discutidas nesta quarta-feira (21/03/2012), no I Seminário de Saúde do Trabalhador na Atenção Básica. O evento é voltado aos enfermeiros e médicos que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Feira de Santana.

De acordo com a enfermeira referência em Saúde do Trabalhador, Alcione Assunção, a realização do Seminário contribui para o fortalecimento do fluxo de atendimento. “O evento foi idealizado com o intuito de qualificar os profissionais, sobretudo na conduta do atendimento aos pacientes que sofreram acidente de trabalho. Tanto os médicos quanto os enfermeiros devem estar preparados para atender e orientar este público específico”, ressalta.

Promovido pela Atenção Básica, o Seminário conta com o apoio da equipe multidisciplinar do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, responsável pela abordagem do assunto. Pela manhã, os médicos acompanharam a apresentação das palestras “O que é Cerest?”, proferida pela assistente social Juliana Rios; “O que é saúde do trabalhador?”, apresentada pela psicóloga Daniela Magalhães; “Acidente de Trabalho”, pelo enfermeiro Raimundo Mozart; e “LER/DORT”, pelos fisioterapeutas Débora Macedo e Sócrates Cordeiro.

Durante as apresentações, foi destacado ainda o papel do Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS) e do Sistema Único de Saúde (SUS) na Saúde do Trabalhador. As atribuições dos agentes comunitários de saúde, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e médicos, no processo de promoção e reabilitação da saúde do trabalhador, também foram pontuadas.

Para os profissionais, o evento consistiu num momento adequado para esclarecimentos, como considerou o médico Maurício Ferreira, que atua na USF do distrito de Maria Quitéria. “Há muito tempo que as demandas trabalhistas vêm aumentando nas unidades de saúde. Com este seminário, estamos assimilando informações atualizadas acerca do assunto, para melhor atender e instruir os pacientes acidentados”, avaliou. O Seminário prossegue pela tarde, reunindo os enfermeiros das USF e UBS.

Comissão para acompanhar montagem de estruturas da micareta

Cronograma para conclusão dos camarotes e arquibancadas

A montagem das estruturas dos camarotes do Circuito Maneca Ferreira para a Micareta 2012, que acontece de 19 a 22 de abril, será acompanhada por uma das comissões da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI). Os membros da comissão estiveram reunidos nesta terça-feira (20/03/2012), no Museu de Arte Contemporânea (MAC).

Durante o encontro foi discutida a formulação do cronograma de montagem de camarotes, arquibancadas e demais equipamentos dos circuitos da festa e, ainda, as solicitações que serão encaminhadas às empresas, como projetos e prazos para entrega dos equipamentos.

De acordo com o coordenador da comissão, Romero Nery, representante da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, o trabalho visa garantir a segurança dos foliões. “Esta reunião é a primeira para definição dos passos do trabalho da comissão que tem como função acompanhar a montagem das estruturas visando garantir a segurança do público da festa”, explica.

As comissões são compostas por representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano; Esporte, Cultura e Lazer; Saúde; e Meio Ambiente; COMDEC (Comissão Municipal de Defesa Civil); Superintendência Municipal de Trânsito (SMT); PROCON; 2º Grupamento de Bombeiro Militar e Inspetoria Regional do CREA. Eles são responsáveis pela inspeção de blocos, restaurantes, hotéis, motéis e comércio informal.

Lançados projetos de Limpeza Pública e Meio Ambiente

Novas ações da Sesp divulgadas durante solenidade de reinauguração

Feira de Santana será contemplada com dois importantes projetos nas áreas de limpeza pública e meio ambiente. Os projetos foram lançados nesta quarta-feira (21/03/2012) durante solenidade de reinauguração da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp). O Projeto Ecofeira visa acabar com o descarte de lixo em terrenos baldios. Serão construídos 20 ecopontos em locais estratégicos para depósito de entulho e resíduos de podas de árvores.

Outro projeto, o Feira Mais Verde, prevê o plantio de 60 mil mudas de árvores até dezembro deste ano. O objetivo desta ação é melhorar a qualidade de vida da população. Serão mudas produzidas pela Sesp e, também, doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam).

De acordo com o secretário municipal Alexandre Monteiro (Sesp), as ações vão contribuir para solucionar os problemas referentes ao descarte irregular de lixo e entulho, além de gerar renda para a comunidade. “Com a instalação dos ecopontos, os carroceiros terão um local adequado para depositar os resíduos sólidos. Também vamos trabalhar para deixar Feira de Santana ainda mais verde com a arborização na sede e distritos”, destaca.

O prefeito Tarcízio Pimenta parabenizou a equipe da Sesp pelo trabalho desenvolvido com dedicação, atendendo às demandas da população do município. “Esta secretaria realiza um trabalho complexo, voltado especialmente para a vida dos cidadãos feirenses. As melhorias realizadas eram necessárias e vão servir para melhor atender à comunidade”, avalia. Na oportunidade, o prefeito também pontuou as intervenções realizadas na estrutura física de outras secretarias para melhor atender à comunidade e funcionários.

Tarcízio Pimenta observou que as ações da Sesp vão proporcionar um novo aspecto visual à cidade e melhor qualidade de vida aos moradores da Princesa do Sertão. “Esses projetos são altamente alcançáveis. Vamos plantar mudas de árvores e retirar entulhos e lixos de locais indevidos, melhorando o aspecto visual da cidade tornando-a mais limpa. Vamos contribuir ainda para geração de renda das famílias de colaboradores da limpeza pública”, assegura.

Durante a solenidade de reinauguração do órgão, foi apresentado balanço de ações desenvolvidas nos últimos 90 dias. Conforme dados foram retiradas 40 mil toneladas de lixo domiciliar, 25 mil toneladas de coleta mecanizada, 2 mil toneladas de lixo na coleta manual e 74 mil toneladas de lixo hospitalar. Neste período foram atendidas 1200 solicitações de podas de árvores. As equipes da Sesp também realizaram a revitalização de seis praças e outros sete equipamentos públicos estão em fase de recuperação.

O ato de entrega das melhorias na Secretaria de Serviços Públicos e apresentação dos projetos foi prestigiado pelos secretários municipais Fabrício Almeida (Comunicação), Jairo Carneiro Filho (Administração), José Marcone de Souza (Planejamento), Magno Felzemburgh (Turismo e Desenvolvimento Econômico), Rafael Cordeiro (Procon), Antonio Carlos Coelho (Meio Ambiente), José Raimundo de Azevedo (Educação), Gerusa Sampaio (Desenvolvimento Social) e Nivaldo Vieira (Relações Institucionais), profissionais da imprensa e comunidade.

Monumento Maçônico na Getúlio Vargas

Equipamento será construído com apoio da Prefeitura Municipal

Feira de Santana vai ganhar mais um ponto para visitação turística. Um onumento maçônico será construído no cruzamento entre a avenida Getúlio Vargas e a rua Castro Alves. A construção do equipamento contará com apoio da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp).

Nesta quarta-feira (21/03/2012), veneráveis de Lojas Maçônicas de Feira de Santana foram recebidos pelo prefeito Tarcízio Pimenta para discutir detalhes da execução das obras. O projeto previa a construção do monumento na avenida Olimpio Vital, mas, como destaca o prefeito Tarcízio Pimenta, houve a necessidade de relocação tendo em vista questões ambientais.

“Para construirmos esse monumento na Olímpio Vital seria preciso realizar a retirada de árvores da área. Então, para evitar desgastes ao meio ambiente, pensamos em executar o projeto em outra área, que ofereça maior visibilidade”, explica.

De acordo com o secretário municipal Alexandre Monteiro, a Sesp ficará responsável pela parte estrutural do projeto de construção do monumento. “Vamos começar nos próximos dias o trabalho, com isolamento da área e parte estrutural para execução da obra. A área será contemplada com um bosque de Acácias, que, para a Maçonaria tem um significado muito importante, representa resistência”, afirma.

O coordenador do Conselho de Veneráveis de Feira de Santana e venerável da Loja Maçônica 16 de Junho, Marcos Antonio de São Pedro, aprovou a escolha da nova área e agradeceu o apoio. “A construção do monumento maçônico é um sonho de mais de 20 anos. Estamos muito satisfeitos e felizes. O monumento será mais um ponto de visitação para os feirenses e turistas”, destaca.

A reunião contou com as presenças dos secretários municipais Jairo Carneiro Filho (Administração), José Marcone de Souza (Planejamento) e vereadores Ailton Araújo e Alcione Cedraz.

Mais uma Micareta para o povo

Novidades da festa momesca divulgadas em lançamento oficial

A campanha publicitária da Micareta 2012 e as novidades da festa momesca, que vai alegrar o folião de 19 a 22 de abril, foram divulgadas na noite desta terça-feira (20/03/2012), no Teatro Municipal Margarida Ribeiro. Artistas feirenses, autoridades municipais, comunidade em geral, além de representantes da imprensa e dos mais diversos segmentos da sociedade compareceram ao local para prestigiar o lançamento da festa, que este ano completa 75 anos.

A Micareta este ano vai homenagear Oscar Marques, um dos criadores da festa. As presenças dos cantores Ninha (da Trem de Pouso), Buck Jones (ex- Banda Mel), Dionorina, Maryzélia, entre outros artistas da cidade, deram um astral ainda mais positivo ao evento, que contou com a animação do grupo Charanga da Folia.

As atrações contratadas pela Prefeitura foram destacadas pelo secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Artur Andrade, que relembrou os passos dados pelo Governo Municipal para inovar e resgatar a Micareta para o povo.

“Sabíamos que era preciso buscar esse resgate, trazer a festa para o folião pipoca e trabalhamos neste sentido nos últimos três anos, contratando grandes atrações. Para aprimorar e fortalecer a Micareta deste ano começamos a discuti-la logo após o término da edição anterior e anunciamos as atrações com maior antecedência”, afirma.

Euclides Artur destacou a presença de grandes artistas na Micareta 2012. “Teremos Chiclete com Banana, Ivete Sangalo, Netinho, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Negra Cor, Magary Lord, dentre outros. Tudo está sendo feito para realizarmos uma festa ainda mais brilhante”, ressaltou.

O prefeito Tarcízio Pimenta reafirmou o compromisso de que 70% dos artistas contratados pelo Governo Municipal serão de Feira de Santana e considerou que o êxito da festa depende de um conjunto de ações.

“Quando levamos as famílias para o circuito pensamos em oferecer toda a estrutura necessária, com segurança e serviços de saúde, por exemplo. O sucesso não depende apenas de grandes atrações, mas sim das ações que são tomadas coletivamente. Acredito que essa será uma grande Micareta, vamos manter o brilho da festa e garantir que o folião brinque sem cordas”, afirmou.

Para o cantor Ninha, que completa 20 anos de Micareta este ano, a festa está tomando novos rumos e sendo cada vez mais valorizada. “São duas décadas me apresentando na Micareta de Feira de Santana. Fico feliz em perceber que a festa tem passado por inovações, ganhando um novo direcionamento, agora mais voltado ao folião pipoca. Parabenizo o prefeito Tarcízio Pimenta pela iniciativa e já estou quase me considerando um cidadão feirense. O coração está dividido, sou metade feirense, metade soteropolitano”, descontraiu.

Coleta e tratamento de lixo hospitalar

Prefeitura paga menos pelo serviço do que em 2009

O valor pago pela Prefeitura de Feira de Santana para coletar, transportar e tratar o lixo hospitalar sofreu uma redução de 12.1% com relação ao ano de 2009. Há três anos o Governo Municipal mantinha uma despesa de R$ 12,55 para realizar o serviço por cada quilo de lixo, enquanto hoje paga apenas R$ 11,20.

A empresa americana Sterecycle é a responsável pelo tratamento autoclavado (desinfectado) do lixo hospitalar. Com o funcionamento regular do Aterro Sanitário do Município, o lixo hospitalar recebe novo tratamento desde o início do mês de fevereiro. A destinação final dos resíduos sólidos obedece aos critérios de cobertura, compactação e impermeabilização do lixo.

Segundo o presidente da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos Municipais Concedidos (Arsepuc), Alexandre Monteiro, o lixo hospitalar está sendo armazenado da forma correta seguindo as normas de triagem, incineração, acondicionamento e transporte.

“Com a contratação da empresa reduzimos os custos pelos serviços prestados. O lixo hospitalar requer cuidados indispensáveis no seu tratamento, por isso não pode ser armazenado junto com o lixo domiciliar. A coleta do lixo nos hospitais públicos é realizada regulamente para que não venha causar nenhum dano a saúde da população”, explica.

A coleta de lixo hospitalar nos hospitais públicos, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Postos de Saúde da Família (PSF) às segundas, quartas e sextas, a partir das 8 horas.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113791 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]