Em Feira de Santana, CMPC prorroga ações da Semana de Saúde da Mulher, devido a grande demanda. Confira notícias PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Devido a grande demanda registrada durante os cinco dias da Semana de Saúde da Mulher, o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltêz (CMPC) vai estender as ações até o dia 30 de abril. As atividades do evento foram iniciadas na segunda-feira (19/03/2012) e seriam encerradas na sexta-feira (23/03).

A prorrogação das ações, conforme a coordenadora administrativa do CMPC, Liamara Oliveira, visa elevar ainda mais o número de atendimento e conscientizar uma parcela maior do público feminino. “A campanha superou nossas expectativas. As mulheres estão comparecendo para buscar orientações, assistir palestras e fazer exames, sendo que a procura maior é para o preventivo, ultrassonografia transvaginal e mamária. Estamos realizando uma média de 150 a 180 preventivos diariamente. Em dias normais, são realizados apenas 40”, salienta.

Ainda de acordo com Liamara Oliveira, para triplicar a oferta do exame preventivo, dez profissionais extras estão dando suporte. “Nós pedimos a colaboração das equipes que atuam em outras unidades de saúde da rede municipal. Graças a Deus muitos profissionais se prontificaram e estão nos ajudando no turno oposto ao qual trabalha na unidade”, explica a coordenadora do CMPC.

A programação da Semana de Saúde da Mulher inclui também apresentações de palestras, que abordam temas como câncer do colo de útero, importância do preventivo e doenças sexualmente transmissíveis. Para as mulheres que estão buscando atendimento no CMPC, a campanha está facilitando o acesso aos serviços.

“Estive aqui na quarta-feira para fazer o preventivo e hoje retornei para realizar a ultrassonografia transvaginal. O bom da campanha é que todas as mulheres são atendidas, independente de vagas e agendamento. A equipe está de parabéns por se dispor tanto, estendendo o atendimento até a noite”, ressalta a paciente Eliete Feitosa de Lima, 50 anos.

A mesma satisfação é compartilhada pela paciente Elenita Moreira, 55 anos. “Fui bem atendida por toda a equipe e aconselho a coordenação da unidade a promover a campanha por mais vezes. Antes eu fazia o preventivo uma vez por ano, mas agora passei a seguir as recomendações médicas e faço duas vezes, pois sei que somente com o exame podem ser detectadas anormalidades”, avalia.Animais de alta qualidade na ExpoPampa
Divulgada programação do Seminário da Guarda

Palestras sobre segurança pública e o trabalho na Copa de 2014

Em comemoração pela passagem dos 119 anos de criação da Guarda Civil Municipal (25 de março), será promovido o I Seminário de Segurança Pública da Região Metropolitana de Feira de Santana nesta quinta-feira (29/03/2012) e sexta-feira (30/03/2012). O encontro acontecerá no auditório da Igreja Batista Central, na avenida Getúlio Vargas, das 8h às 17 horas.

Destinado a pessoas e órgãos ligados à Segurança Pública, entidades de classe, guardas municipais e a comunidade em geral, o seminário possui como tema central “O Fortalecimento da Guarda Municipal e sua integração na Segurança Pública”.

Na quinta-feira (29), pela manhã, acontece a solenidade de abertura do evento com a presença de Claudio Frederico de Carvalho, Inspetor da Guarda Municipal de Curitiba (PR), ministrando palestra com o tema “O Policiamento preventivo e ostensivo realizado pelas Guardas Municipais, sob o olhar jurídico e o seu poder de polícia”. Além dele, estará presente também Nelson da Silva Querino, Presidente da Federação Baiana de Guardas Municipais – FEBAGUAM, falando sobre o trabalho social dos guardas municipais.

A programação da tarde conta com a presença do guarda municipal de Fortaleza, Carlos Jefferson Costa, e do Comandante de Carreira da Guarda Municipal de Jacobina (BA), Marcos Adriano Rocha Dos Santos, que abordará o tema: “O Fortalecimento das Guardas Municipais como integrante do comando de carreira e sua articulação política junto a sociedade”.

Na sexta-feira (30/03/2012) o evento será aberto às 8 horas com a palestra do especialista em segurança pública João Alexandre dos Santos, que falará sobre a integração do trabalho policial nas regiões metropolitanas. Haverá também uma discussão sobre a tecnologia não letal a favor da segurança pública conduzida por Alexandre José Fernandes Moreira.

Encerrando o seminário, a última palestra será sobre o vídeomonitoramento em auxílio da segurança pública, seguida de uma apresentação da Banda de Música da Guarda Municipal de Salvador homenageando a Guarda Municipal feirense.

As inscrições para participar do Seminário são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Prefeitura de Feira de Santana, através do endereço eletrônico www.feiradesantana.ba.gov.br. Os interessados devem baixar o formulário de inscrição, preenchê-lo com as informações necessárias e encaminhar o documento para o e-mail: [email protected]

Julgamento da raça foi realizado neste sábado

Comodidade, estilo, regularidade e desenvolvimento. Quesitos bastante comuns em cavalos da raça pampa estão sendo avaliados nos julgamentos da 3ª ExpoPampa Especializada da Bahia, que está sendo realizada no Parque de Exposição João Martins da Silva, até este domingo (25/03/2012). Neste sábado (24), os julgamentos foram iniciados às 8h e devem prosseguir durante todo o dia.

O evento conta com cerca de 200 animais de Feira de Santana, outros municípios baianos, e cidades dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Além de julgamentos da raça, estão sendo realizadas exposição, leilão, além do 1º Campeonato Brasileiro de Marcha Picada, realizado na sexta-feira (23/03/2012), primeiro dia do evento.

Durante os julgamentos, os animais são distribuídos em cinco classes de acordo com o andamento: Marcha Picada, Marcha Intermediária, Marcha Batida, Marcha Trotada, Trote. “Cada classe tem varias categorias de julgamento, de acordo com a faixa etária. O julgamento de morfologia é independente do julgamento de andamento”, explica o árbitro André Luiz Ferreira Silva.

Disponibilizados gabaritos do concurso

Resultado do concurso será divulgado em 15 dias

Os 16.170 candidatos que realizaram as provas do concurso público da Prefeitura de Feira de Santana já podem conferir os gabaritos no site da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do endereço eletrônico www.uefs.br ou no site www.feiradesantana.ba.gov.br

As provas foram aplicadas no domingo (25/03/2012) em 35 locais, entre escolas municipais, estaduais e Uefs. Foram 19.867 candidatos inscritos. A abstenção foi de 18,6%, o que corresponde a 3.697 candidatos ausentes.

O resultado do concurso será divulgado dentro de 15 dias. Ao todo, são 213 vagas distribuídas em 22 setores diferentes da Administração Pública Municipal. Os aprovados vão dispor de diversos direitos trabalhistas como Previdência Municipal, férias, décimo terceiro, licença prêmio e aposentadoria garantida. Confira os gabaritos:

Índice de abstenção dentro da normalidade

3.697 candidatos deixaram de fazer as provas do concurso

O concurso público da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, realizado na manhã deste domingo (25/03/2012), teve um índice de abstenção de 18,5%. Do total de 19.867 candidatos inscritos, 3.697 não compareceram aos locais de prova. O percentual é considerado dentro da normalidade, conforme o membro da coordenação de Admissão e Seleção, Rubens Alves Pereira.

“Pelo que temos conhecimento e em comparação a concursos públicos realizados em todo o país, esse índice de abstenção é normal. E a abstenção faz parte de qualquer concurso ou processo seletivo. Observamos, inclusive, que este índice está abaixo do vestibular da Uefs”, comparou Rubens.

As provas são aplicadas em 35 locais diferentes, dentre escolas municipais, estaduais e na Universidade Estadual de Feira de Santana. A maior concentração de candidatos está na Uefs, onde cerca de 5 mil inscritos realizam a prova. A avaliação terá duração de quatro horas (para cargos sem prova de redação) e cinco horas (para cargos com a prova escrita).

De acordo com a coordenadora de Seleção e Admissão, Lílian Carla Lopes Wanderley, os candidatos a alguns cargos específicos terão que encarar outras etapas. “Existem candidatos que farão apenas a prova objetiva, outros terão que fazer também a prova de títulos e existe ainda cargos que exigem o psicoteste e a prova prática”, explica.

Os portões abriram às 7h15 e fecharam às 7h50. São reservados 20% das vagas para os candidatos afrodescendentes ou indígenas e 30% para os oriundos de escola pública ou bolsista de escola particular, conforme estabelece a Lei Municipal n° 3.286 de 10 de novembro de 2011. Os salários variam entre R$ 545,00 a 2.260,45, podendo chegar a R$ 5.507,65.

As vagas são distribuídas nas funções de professor (50), secretário escolar (20), técnico de enfermagem (20), especialista em educação (20), agente de trânsito (15), auditor fiscal (15), médico (10), enfermeiro (10), motorista (10), engenheiro civil (8), operador de máquinas pesadas (7), assistente social (6), arquiteto (5), fiscal de serviços públicos (5), contador (3), intérprete de libras (3), engenheiro agrônomo (1), engenheiro ambiental (1) e engenheiro químico (1), além de biólogo (1), geólogo (1) e mecânico de máquinas e veículos (1).

Candidatos encaram quatro horas de prova

Tranquilidade marca início das avaliações do concurso público

Os candidatos que disputam as 213 vagas do Concurso Público da Prefeitura de Feira de Santana iniciaram as provas por volta das 8h deste domingo (25/03/2012). As avaliações estão sendo aplicadas em 35 locais diferentes, dentre escolas municipais, estaduais e a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). 19.867 candidatos foram inscritos para o concurso.

De acordo com a coordenadora de Seleção e Admissão, Lílian Carla Lopes Wanderley, os candidatos vão encarar entre quatro e cinco horas de avaliação na prova objetiva. “Temos três grupos de candidatos. O primeiro que fará somente a prova objetiva, um segundo grupo que terá também a avaliação de títulos, e o último grupo que passará por psicoteste e prova prática”, explica.

O concurso está sendo realizado pela Uefs. Os portões abriram às 7h15 e fecharam às 7h50. São reservados 20% das vagas para os candidatos afrodescendentes ou indígenas e 30% para os oriundos de escola pública ou bolsista de escola particular, conforme estabelece a Lei Municipal n° 3.286 de 10 de novembro de 2011. Os salários variam entre R$ 545,00 a 2.260,45, podendo chegar a R$ 5.507,65.

As vagas são distribuídas nas funções de professor (50), secretário escolar (20), técnico de enfermagem (20), especialista em educação (20), agente de trânsito (15), auditor fiscal (15), médico (10), enfermeiro (10), motorista (10), engenheiro civil (8), operador de máquinas pesadas (7), assistente social (6), arquiteto (5), fiscal de serviços públicos (5), contador (3), intérprete de libras (3), engenheiro agrônomo (1), engenheiro ambiental (1) e engenheiro químico (1), além de biólogo (1), geólogo (1) e mecânico de máquinas e veículos (1).

Arrocha e samba animaram o sábado

“O Centro tem cultura” atraiu um bom público

A diversidade de estilos musicais marcou mais uma edição do projeto “O Centro tem cultura”, realizado na manhã deste sábado (24/03/2012), na arena do Galpão de Artesanato do Centro de Abastecimento. A cantora Maryzelia recebeu como convidado o cantor Márcio Alves, que contagiou o público ao som do arrocha.

A manhã festiva foi aberta com o “arrochanejo”, mistura do ritmo baiano do arrocha com o sertanejo. A fusão de estilos, na voz do cantor feirense Máricio Alves, agradou bastante o público presente. “Dá para ficar dançando até amanhã de manhã”, declarou vendedora ambulante Josélia de Jesus.

A partir do meio dia, predominou o pagode e o samba. A cantora Maryzelia, acompanhada da banda Os Coisinho, deu mais um show de simpatia, irreverência e interação com o público. Cantando clássicos do samba de raiz e do autêntico samba de roda baiano, a cantora feirense não deixou ninguém parado.

“Esse samba é muito bom. É uma maravilha. E esses shows no Centro de Abastecimento tem dado uma outra vida ao local. Para nós que trabalhamos aqui não há nada melhor que ter uma festa dessa toda sábado”, declarou a comerciante Amélia Carneiro. A iniciativa é da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

O secretário Magno Felzemburgh observa que o público vem crescendo a cada sábado. “Mudamos o horário dos shows do período da tarde para o período da manhã a pedido dos comerciantes e hoje já tivemos um público melhor. E acreditamos que a cada sábado teremos mais pessoas prestigiando essa iniciativa”, salientou.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111083 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]