Edmundo Filho entrevista governador Jaques Wagner sobre convênios, obras estruturantes e aniversários

Deputado Acelino Popó e Jaques Wagner, governador da Bahia, participam de reunião no gabiente e debateram estímulo à prática de esporte.
Deputado Acelino Popó e Jaques Wagner, governador da Bahia, participam de reunião no gabiente e debateram estímulo à prática de esporte.

Em entrevista para o jornalista Edmundo Filho hoje (27/03/2012), o governador Jaques Wagner aborda temas como: Medidas emergenciais do Estado para o enfrentamento aos efeitos da seca no interior da Bahia, parabeniza a cidade de Salvador pelo aniversário dos 463 anos de fundação na próxima quinta-feira e fala da edição de número 200 do programa conversa com o governador.

Edmundo – Governador Jaques Wagner, é com uma satisfação ainda maior que retomamos esse contato semanal, agora, na edição de número 200 de nosso programa de rádio. Tudo bem, governador?

Jaques Wagner – Tudo bem, Edmundo. Eu quero mais uma vez cumprimentar a você e a todos que nos acompanham pelo Conversa com o Governador, e dizer da minha alegria e satisfação. Essa é a edição de número 200, eu ainda me lembro do primeiro Conversa com o Governador, gravado em outubro de 2007, gravamos lá na sede do Irdeb, e agora a gente já faz essa gravação diretamente aqui, no gabinete do governador, e dizer que eu tenho certeza de que nós em 200 edições passamos boas informações.

O programa é ouvido por muita gente, e quero aproveitar para agradecer a todas as emissoras que retransmitem o Conversa com o Governador, e convidar outras para que façam o mesmo, porque é um instrumento de informação de vocês, e da minha parte, é um momento importante para divulgar aquilo que a gente vem fazendo pela Bahia, e também para divulgar em alguns momentos, a opinião do governador, sobre o tema de um interesse baiano ou nacional. Então, parabéns a nós todos por essa edição do Conversa com o Governador número 200, que a gente inclusive vai comemorar com mais de 200 jornalistas, mais especificamente da área de rádio, para que eu possa pessoalmente agradecer a todos eles essa companhia de 200 edições, e convidá-los para que a gente mantenha essa rede do Conversa com o Governador levando como eu lhe disse Edmundo, boa informação para a nossa gente.

Edmundo – Toda semana, tratamos de assuntos de interesse da população. O senhor tem acompanhado os efeitos da seca em nosso estado, governador?

Jaques Wagner – Olha, na verdade, é preciso esclarecer inclusive a população que a seca não é só esse ano, a seca, que realmente vem se configurando como a mais dura dos últimos 40 anos, é uma seca que já se prorroga por três anos consecutivos, um pouco mais dura esse ano do que no ano passado, com casos muito graves, como é o caso de Mirorós lá na região de Irecê, e a gente é claro que já vem tomando medidas até antes dessa de 2012, como é a Adutora do Algodão, para Guanambi, a Adutora do São Francisco, que a gente está acelerando agora, saindo de Xique-Xique para Irecê.

Estamos tratando a adutora de Pedras Altas, de Ponto Novo, para ampliar o abastecimento mais seguro de diversos municípios, de diversas regiões. O ministro da Integração esteve aqui conosco, assinou convênios da ordem de R$ 210… 220 milhões, mas temos muita gente da agricultura familiar perdendo a própria plantação – graças a Deus a gente conseguiu sair de 4 mil, como eu recebi o estado, para 150 mil famílias da agricultura familiar dentro do Garantia Safra. Nós já estamos com 40 milhões sendo pagos há 67 mil famílias que tiveram a produção frustrada ainda nas duas safras anteriores, a safra de inverno e a safra de verão. Então eu quero dizer que a gente vai continuar trabalhando, ajudando a cada um de vocês à terem a tranquilidade com o abastecimento de água com mais sustentabilidade.

Edmundo – O governo tem feito ações emergenciais como carro-pipa, cesta básica e limpeza de aguadas, e as ações estruturantes, governador?

Jaques Wagner – Não estamos descuidando daquilo que eu considero fundamental e principal que são as obras estruturantes: as grandes adutoras. Hoje também tivemos uma boa notícia: que o ministro garantiu que já está empenhado o dinheiro para o projeto da Barragem do Rio Pardo, que é a barragem que é a barragem que vai perenizar e tranqüilizar o abastecimento de água de Vitória da Conquista, e eu dizia e ele, que precisamos acelerar o chamado ‘integração de bacias’, ou e preferir, a transposição do Rio São Francisco, o eixo-sul, que vai descer aqui para a Bahia, para perenizar o Itapicuru e o Vaza Barris também, colocando água do São Francisco para tranqüilizar a nossa gente.

Estou fazendo um esforço muito grande com a Cerb e com o Fundo de Combate a Pobreza para acelerar a instalação de poços já perfurados que possam dar água principalmente para uso humano, lembrando que nós não estamos nos preocupando com a questão da água só pra ser justo, apenas neste momento. O Programa Água para todos, é um programa que já existe, e para o meu orgulho, a Presidenta Dilma, lançou um programa nacional com o mesmo nome, exatamente inspirado no nosso programa, e nós já levamos água de qualidade para mais de dois milhões e meio de baianos. O povo está até sofrendo até um pouco menos do que sofreria, se nós não tivéssemos feito todas essas ações.

Edmundo – Governador, mais uma vez, obrigado por sua atenção, em uma semana que Salvador completa 463 anos de fundação. Um abraço, e até o nosso próximo encontro.

Jaques Wagner –  Olha, eu quero me despedir de todos, deixando meus parabéns verdadeiros para a cidade de Salvador, nossa querida capital, a primeira capital do Brasil, a terceira maior capital hoje, com quase três milhões de habitantes, que passa por muitos problemas, mas eu quero dizer que ao longo de cinco anos, não necessariamente no dia do aniversário, a gente já deu alguns presentes para Salvador, que merece muito mais, e que eu estou trabalhando para dar mais presentes.

Demos de presente o Hospital do Subúrbio, a saída do Aeroporto, a Rótula do Abacaxi, o Estádio de Pituaçu, o Estádio da Fonte Nova que agora está em construção, a reforma da Tisyla Balbino, do João Batista Caribé, a duplicação do nosso Hospital de Cajazeiras, o nosso ginásio em Cajazeiras que já está em construção, e por ai vai. É claro que a gente é sempre devedor, mas agora, nos 463 anos de Salvador, o meu abraço, o meu carinho a cada um de vocês que habita aqui a nossa capital, e podem estar certos que além de tudo isso que eu citei, a gente está preparando mais presentes para essa bela capital que foi a primeira do Brasil, que é a nossa querida cidade do Salvador. Obrigado Edmundo, até o Conversa com o Governador número 201, e a todos vocês, muito obrigado por estarem nos acompanhando.

Deputado Acelino Popó e Jaques Wagner, governador da Bahia, participam de reunião no gabiente e debateram estímulo à prática de esporte.
Deputado Acelino Popó e Jaques Wagner, governador da Bahia, participam de reunião no gabiente e debateram estímulo à prática de esporte.
Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106708 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]