EBDA oferece curso de silagem em Iraquara

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Os agricultores familiares do município de Iraquara terão mais uma oportunidade de participar do curso de silagem, oferecido pelo Escritório Local da EBDA, em Iraquara. Os próximos cursos serão realizados no povoado de Cajazeira, no dia 19 e 20 deste mês, e na comunidade da Pratinha, na propriedade de Raimundo Solon, no dia 16 e 17 de abril.

A capacitação, que tem o objetivo de conscientizar as unidades familiares do município, quanto à importância do armazenamento de alimentos para os animais, já foi oferecida no dia 05 de fevereiro, na comunidade Lagoa de Tonhá, em Iraquara, a 465 quilômetros de Salvador. Por este motivo, agricultores familiares de outras comunidades procuraram a EBDA para também serem capacitados.

Segundo o biólogo e instrutor voluntário do curso, Jorge Paulo de Miranda, a silagem é um processo planejado para se conservar alimentos, para serem usados durante o período de estiagem, quando existe escassez de pastagens. “As reservas alimentares estratégicas podem ser feitas através do armazenamento e conservação de alimentos, com técnicas apropriadas”, explicou Miranda.

O engenheiro agrônomo da EBDA Jessé Moreira, que organizou os cursos, disse que, desde maio de 2011, a empresa promove este tipo de curso para os agricultores da região, visando melhorar as condições de criação de animais na região.

O armazenamento de forragens é importante, principalmente nas regiões onde a seca é comum na maior parte do ano, pois é nesta época que os animais sofrem estresse alimentar e começam a perder peso corporal e diminuir a produção de leite e carne. “Tem chovido muito pouco nos últimos meses. Nós ficamos preocupados e pedimos esse curso para a EBDA, pois a gente precisava guardar alimento para nossos animais, na época da seca”, disse o agricultor familiar, Jadson Neves, do povoado Cajazeiras.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113542 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]