EBDA implanta Sistema Mandala de produção agroecológica em Taperoá

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A Gerência Regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) de Itabuna, vinculada à Secretaria da Agricultura, por meio do Escritório Local de Valença, começou a desenvolver um modelo de produção conhecido como Mandala, na comunidade de Maribum, município de Taperoá. O objetivo do sistema – de produção agroecológica – é proporcionar ao agricultor familiar, diversidade agrícola, estimulando o desenvolvimento de atividades que possam agregar valor econômico à sua produção e aumentar a renda familiar.

Com este objetivo, na última quarta-feira (15/03/2012), a médica veterinária da empresa, do Programa Pacto Federativa, Maiana Machado, ministrou, em Maribum, um curso sobre Criação e Manejo de Galinha Caipira, cultura que constitui uma das etapas do sistema, juntamente com a compostagem e a horticultura.

“Nesse sistema, desenvolvidos em pequenas áreas, nada se perde, tudo se aproveita. As sobras de hortaliças são utilizadas na alimentação das galinhas, e o esterco das aves serve de adubo para a horta, anexa e integrada ao sistema, tornando o ciclo de produção prático e lucrativo”, comentou Maiana Machado.

Instalações aviárias, aquisição de pintos, protocolo de vacinação, doenças, alimentação, manejo de ovos, estrutura de ninhos e camas, abate e comercialização, são temas abordados no curso de criação de galinha caipira.

No próximo mês de abril, a comunidade de Maribum ainda participará dos cursos de compostagem e horticultura, completando o ciclo do Sistema Mandala, que também será apresentado, nos próximos meses, a outros agricultores familiares dos municípios de Valença, Taperoá e Cairu.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120472 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.