Desvio de verba pública leva ex-prefeito e ex-secretários de Ilhéus à Justiça

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Envolvidos num esquema de desvio de verba pública, que lesou os cofres do Município de Ilhéus em quase R$ 120 mil, o ex-prefeito Valderico Reis; os ex-secretários de Educação, Almir Pereira, e de Obras, Celso Luiz Assereuy; e os representantes da D.S.D.S.D.A. Construtora e Pavimentadora Ltda, Washington dos Santos e Deborah Sthepanie de Santana foram denunciados à Justiça pelo Ministério Público estadual. Eles são acusados pela promotora de Justiça Karina Cherubini de terem cometido crime de peculato e falsidade ideológica, após se associarem para desviar o dinheiro que seria destinado à reforma de uma escola pública.

Segundo a promotora de Justiça, entre junho e novembro de 2006, os denunciados articularam e executaram a ação criminosa. Sob o pretexto de pagamento de obras de ampliação e reforma da Escola Municipal do Basílio, eles desviaram o dinheiro. Um contrato chegou a ser firmado entre a Prefeitura e a empresa D.S.D.S.D.A. Construtora e todos os pagamentos foram efetuados, explica Karina Cherubini, ressaltando que, porém, as obras nunca foram realizadas.

De acordo com ela, a empresa foi contratada sem que houvesse qualquer tipo de licitação, mas, ainda assim, o então prefeito determinou o empenho e o pagamento das parcelas acordadas. Os ex-secretários Almir Pereira e Celso Luiz Assereuy chegaram a declarar que os materiais foram recebidos e que os serviços foram prestados, lembra a promotora, informando que Washington dos Santos recebeu os pagamentos em nome da empresa mantida por Deborah Sthepanie de Santana. Sem reforma, a escola não pôde mais funcionar e os seus quase 200 alunos tiveram que assistir aula em salas improvisada na igreja, na sede da Associação de Moradores Unidos do Fundão e no Terreiro de Odé, o que ocorreu, inclusive, por determinação do então secretário de Educação.

*Com informação : Ministério Público Federal na Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112593 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]