Cooperativas são cruciais para o progresso, diz FAO e IFAD

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola publicam 35 casos de instituições inovadoras que apoiaram pequenos produtores e contribuiram para a segurança alimentar em diferentes regiões do mundo.

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação, FAO, e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, IFAD, publicaram uma série de estudos que mostram como fortes instituições rurais, como cooperativas e grupos de produtores, são cruciais para a redução da fome e da pobreza.

São 35 casos de instituições inovadoras que apoiaram pequenos produtores e contribuiram para a segurança alimentar em diferentes regiões do mundo. O relatório “Boas Práticas na Construção de Instituições Rurais Inovadoras para Aumentar a Segurança Alimentar” foi lançado na quinta-feira durante o Ano Internacional das Cooperativas.

Jovens e Mulheres

O diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, e o presidente do IFAD, Kanayo Nwanze, dizem que pequenos agricultores, pescadores, criadores de gado e usuários de florestas de países em desenvolvimento precisam de auxílio para se tornarem produtivos.

Os estudos descrevem alguns exemplos de serviços que instituições inovadoras e parcerias público-privadas oferecem a pequenos produtores. Entre eles o acesso e gestão de recursos naturais, fornecimento de sementes e equipamentos, acesso a mercados, comunicação, e voz em processos de decisão.

Alguns dos estudos também mostram a importância da inclusão de jovens e mulheres na organizações de pequenos produtores e nos processos de decisão. Para Graziano da Silva e Nwanze, estas boas práticas podem permitir que profissionais de desenvolvimento aprendam com iniciativas bem-sucedidas em vários países.

*Com informação : Rádio ONU

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108645 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]