CONAB garante distribuição de alimentos para municípios afetados pela seca na Bahia

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A distribuição de 500 toneladas de arroz e mil toneladas de feijão, concedidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) à população dos 159 municípios baianos em situação de emergência, deve começar na próxima semana. A informação foi anunciada durante reunião do Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca nesta quinta-feira, 29, no auditório da Casa Civil do Estado. A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) buscará esses produtos, estocados em Sergipe e em Irecê.

A Conab também se disponibilizou a intermediar a doação de 16.600 cestas básicas aos atingidos, sendo 6.600 vindas do Ministério da Integração Nacional e 10.000 do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

O Governo do Estado vem realizando ações estruturantes para combater a estiagem. A CAR pontuou a execução de 10 mil cisternas, 10 barragens e nove sistemas simplificados de abastecimento de água entre os municípios em situação de emergência, obras que estão dentro do programa Água para Todos.

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) também realiza na Bahia obras essenciais – sete mil cisternas e 20 barragens estão em execução. O órgão também avalia novos locais para a perfuração de poços na região de Irecê.

Participaram os secretários da Casa Civil do Estado, Rui Costa, de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, de Desenvolvimento Social, Carlos Brasileiro, representantes das secretarias da Agricultura (Seagri), de Desenvolvimento Urbano (Sedur), do Meio Ambiente (Sema), de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasp), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Companhia de Engenharia Ambiental (Cerb), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Embasa e Bahia Pesca.

Reivindicações

O secretário Rui Costa participou nesta semana, em Brasília, de reuniões com a ministra da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, e com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, para cobrar agilidade na liberação de recursos e nas ações do governo federal no combate à seca.

O Governo do Estado já conseguiu a assinatura de três convênios que superam R$ 200 milhões, entre o governo da Bahia e o Ministério da Integração Nacional.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115055 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.