Com patrocínio da Petrobras, estreia nesta sexta o filme Raul – o início, o fim e o meio

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O documentário “Raul – o início, o fim e o meio”, do diretor Walter Carvalho, estreia nesta sexta-feira (23/03/2012) em circuito nacional. Selecionado pelo Petrobras Cultural, o filme conta a trajetória do cantor Raul Seixas, por meio de imagens inéditas de arquivo e de entrevistas realizadas em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Suíça e Estados Unidos.

Mais de 50 depoimentos, incluindo o irmão Plínio Seixas, o amigo de adolescência Waldir Serrão, o cantor Caetano Veloso e o jornalista Pedro Bial; além dos parceiros Paulo Coelho e Marcelo Nova, este responsável pela realização de 50 shows pelo país nos últimos anos de vida de Raul, ajudam a contar a trajetória do cantor. A vida pessoal de Raul Seixas é lembrada através de depoimentos de suas ex-esposas, de suas três filhas e de um neto.

O músico, que morreu em 1989, aos 44 anos, deixou uma legião de fãs de várias gerações. A data de sua morte, 21 de agosto, é celebrada, anualmente, com uma passeata em São Paulo.

Petrobras Cultural

Criado em 2003, o Petrobras Cultural aborda a cultura brasileira em suas mais diversas manifestações. Articulado com as políticas públicas para o setor e focado na afirmação da identidade brasileira, o Programa contribui para a ampliação das oportunidades de criação, circulação e fruição dos bens culturais e para a permanente construção da memória cultural brasileira.

Maior incentivadora do cinema nacional, a Petrobras foi uma das principais responsáveis pela retomada do cinema nacional na década de 90. O incentivo a Festivais de cinema, Festivais de música e Difusão de longa-metragem em salas de cinema tem como objetivo formar novas plateias e privilegiar espaços de fomento e circulação da produção nacional. Em oito edições, a Seleção Pública do Petrobras Cultural já destinou R$ 42 milhões para estas três áreas e contemplou 250 projetos.

A Companhia patrocina dezenas de festivais de cinema por ano em todas as regiões do país, contribuindo para a formação de novas plateias, além de estimular a reflexão acerca do cinema nacional.

 

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9976 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).