
O novo campus da UNEB em Camaçari terá suas obras iniciadas no segundo semestre deste ano. A previsão é de que as construções – que incluem salas de aula, laboratórios, biblioteca e auditório com capacidade para 70 pessoas – sejam entregues no fim de 2013.
A iniciativa faz arte do projeto Cidade Técnico-Universitária (CTU) da prefeitura local, que vai abrigar ainda outras instituições de ensino superior.
No ano passado, o prefeito Luiz Caetano doou à universidade um terreno de quase três mil metros quadrados, avaliado em R$ 1 milhão, local em que serão erguidas as novas instalações.
A CTU fica próxima ao Hospital Geral de Camaçari (HGC) e possui área de 500 mil metros quadrados. Seu objetivo é abrigar escolas de níveis técnico e superior no município. Uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) já funciona no local, que ganhará ainda sedes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Católica do Salvador (UCSAL).
Apesar de a universidade ganhar um novo campus na cidade, a sede atual continuará exercendo suas atividades normalmente.
Atualmente, o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XIX da UNEB atende a cerca de mil estudantes matriculados nas graduações em ciências contábeis e direito, nos nove cursos de pós-graduação lato sensu e no curso de licenciatura em pedagogia, oferecido por meio do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor).
Novos cursos e reformas no auditório e na biblioteca
O DCHT vai investir na sede atual R$ 259 mil em 2012. Estão previstas as reformas do auditório, da biblioteca, do colegiado de direito e da coordenação administrativa.
Entre as novidades anunciadas, está ainda a oferta de três novas graduações. Os cursos tecnológicos na área de logística e de engenharia de produção estão em fase de estudo. Uma comissão criada no último dia 27 de fevereiro pelo conselho departamental vem avaliando a possibilidade de implantação.
Já o projeto do curso de administração já foi encaminhado para análise da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). A expectativa é de que o Conselho Superior (CONSU) da universidade aprecie a pauta no segundo semestre.
Mais informações no site www.uneb.br.