Brasil avança duas posições no ranking de governo eletrônico

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Pesquisa sobre Governo Eletrônico das Nações Unidas deu ainda destaque para dois portais nacionais brasileiros.

Uma pesquisa das Nações Unidas sobre governo eletrônico colocou o Brasil na 59ª posição do ranking global com mais de 180 países. Segundo a edição de 2012 do estudo, o Brasil subiu dois degraus se comparado ao resultado de 2010.

Os destaques foram dois portais públicos, o brasil.br e o portal do Ministério do Meio Ambiente.

Serviços

No topo da lista de países com melhores governos eletrônicos estão a Coreia do Sul, a Holanda e a Grã-Bretanha.

Por governo eletrônico, entende-se o acesso do cidadão a informações na Internet, e os serviços disponíveis online que facilitam a comunicação dos governos com a população.

A colocação dos países no ranking de governo eletrônico é determinada pelo índice de desenvolvimento, um indicador que avalia a disposição e capacidade dos governos de usar informação e tecnologias para fornecer serviços públicos.

Transparência

A Pesquisa sobre Governo Eletrônico das Nações Unidas é produzida pela Divisão para Administração Pública e Gestão do Desenvolvimento, que faz parte do Departamento para Assuntos Econômicos e Sociais da ONU.

De acordo com o subsecretário-geral das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais, Sha Zukang, “o crescente papel do governo eletrônico na promoção do desenvolvimento inclusivo e participatório está de mãos dadas com a crescente procura por transparência e responsabilidade em todo o mundo”.

A publicação recomenda que os governos coloquem mais ênfase no governo eletrônico, além de integrar a administração e prestação de serviços.

O objetivo é tornar a gestão pública eficaz e legítima, para que ela tenha um crescimento inclusivo e equitativo para todos.

*Com informação : Rádio Onu

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109818 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]