BAHIA: Impacto na construção do Porto Sul reúne deputados na Casa Civil

Deputados estaduais se reuniram na manhã desta quarta-feira (21/03/2012), no auditório da Casa Civil, em Salvador, para obterem mais informações sobre o andamento do projeto de implantação do Porto Sul – empreendimento do Governo do Estado que servirá para o escoamento da produção mineral e agrícola, através da nova estrutura logística formada pela ferrovia Oeste-Leste. Na reunião, o coordenador de Infraestrutura da Casa Civil, Eracy Lafuentes, deu maiores explicações.  “Debatemos sobre as questões sociais e os impactos ambientais do projeto.

Dentre elas, sobre a previsão de investimentos, geração de empregos, a desapropriação de famílias, assim como as implicações com a fauna e impactos nas atividades pesqueiras”, disse o parlamentar petista Marcelino Galo. O deputado também ressaltou a importância de dar mais informações sobre o projeto à população dos 77 municípios envolvidos. “Precisamos esclarecer as dúvidas da sociedade, principalmente da comunidade pesqueira, melhorando a comunicação e mostrando a importância desta que é uma das maiores obras já planejadas na Bahia”, completa.  A Casa Civil entregará um novo estudo de campo com modificações relevantes que envolvem a diminuição do quebra-mar, dragagem e o impacto da linha da costa, entre outros.

O estudo será entregue ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no início de abril, com o objetivo de superar os entraves referentes às licenças ambientais.  Mais informações Com um investimento de R$ 2,6 bilhões e a geração de 2,5 mil empregos diretos e indiretos, o Porto Sul será construído em Ilhéus, no litoral sul baiano. Ele servirá para escoar a produção estimada de 19,5 milhões de toneladas de ferro/ano extraído em Caetité. O Porto Sul será o ponto final da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), obra do Governo Federal que ligará a cidade de Figueirópolis, no Tocantins, a Ilhéus, na Bahia. Incluída entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a FIOL terá 1.527 km de extensão, investimento estimado em R$ 7,43 bilhões, e passará por 32 municípios baianos.

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