Audiência pública segue com a avaliação de postos de saúde em Valença, ocorre nesta quarta-feira (07)

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A atividade, realizada pelo Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual, dá seguimento ao trabalho conduzido para identificar problemas e promover melhorias no atendimento à saúde no local.

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) e o Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA) realizarão audiência pública na próxima quarta-feira, sete de março, para dar seguimento à avaliação das condições dos postos de saúde de Valença, município localizado a 255km da capital baiana. A atividade ocorre a partir das 8h, na sede do MP/BA na cidade, e será conduzida pelo procurador da República Eduardo El Hage e pelo promotor de Justiça Tiago de Almeida Quadros.

A audiência vai dar continuidade ao trabalho realizado pelos órgãos em prol da avaliação e melhoria dos postos de saúde de Valença. Em outubro do ano passado, o procurador e o promotor visitaram algumas unidades e identificaram diversos problemas, como paredes mofadas, goteiras, instalações inadequadas para atender aos pacientes e ausência de médicos durante o período de inspeção. Para melhor avaliar as condições dos Postos de Saúde da Família, foram formadas comissões que visitaram as 35 unidades do município.

O relatório elaborado com base no trabalho das comissões aponta problemas funcionais e estruturais que vêm impedindo o bom funcionamento das unidades. Entre as questões verificadas estão umidade, banheiros insuficientes para atender a demanda, arquivamento inadequado de documentos e fichas dos pacientes, carência quanto à esterilização de pequenos equipamentos, falta de ambientes adequados para guardar materiais de curativo e falta de regularidade nas fiscalizações da vigilância sanitária.

Foram convidados para a audiência o prefeito do município, o secretário de saúde, o presidente da câmara dos vereadores, os presidentes do Conselho Tutelar e do Conselho de Saúde, a coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), o Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Codema), o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, a Santa Casa de Misericórdia, a Ordem dos Advogados do Brasil, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul (Ides), a Associação de Transporte Marítimo (Astram) e a mídia local. Os cidadãos do município estão convidados a comparecer e contribuir com a atividade.

Confira aqui o relatório elaborado pelas comissões que visitaram os postos de saúde de Valença.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109707 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]