Assinado acordo internacional relacionado com gestão de lixo eletrónico

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Nações Unidas e Convenção de Basileia assinam acordo de cooperação para fortalecer controlo sobre a gestão do chamado lixo eletrónico; especialistas apontam para crescimento exponencial deste tipo de lixo nos próximos anos, em especial nos países em desenvolvimento.

Um novo acordo impulsionado pelas Nações Unidas centra-se na redução da poluição causada pelo lixo eletrónico. A ideia é melhor gerir a forma como esse material é recolhido e reciclado, assim como melhorar a forma como a gestão do equipamento é feita.

De acordo com a União Internacional das Telecomunicações das Nações Unidas, UIT, o lixo eletrónico vai aumentar de forma exponencial nos próximos anos, em especial nos países em desenvolvimento. Nessas nações, apenas 13 por cento desse tipo de lixo é reciclado.
Ainda de acordo com as Nações Unidas, em muitas ocasiões quem manobra esse material fá-lo sem qualquer nível de segurança.

Acordo Global

O acordo, assinado entre a União Internacional das Telecomunicações e o Secretariado da Convenção da Basileia, entidade que gestiona, a nível global, os conflitos e a gestão de resíduos, pretende fortalecer a colaboração entre a tecnologia de informação e comunicação e os decisores políticos do meio ambiental.

O lixo eletrónico, que contém material tóxico utilizado durante o proceso de produção, é responsável pela poluição parcial do meio ambiente e é prejudicial à saúde.

Através deste acordo, assinado na segunda-feira, as duas entidades vão poder trocar informação e práticas e trabalhar em conjunto em projetos e programas que respeitem os níveis de exigência estabelecidos pelas Nações Unidas no que toca à gestão do lixo eletrónico.

*Com informação : Rádio Onu

 

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110062 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]