Arquitetura, espaço público e patrimônio cultural são debatidos em Salvador

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Evento que acontece na FAU/UFBA reúne arquitetos da Colômbia, Argentina e estados brasileiros como Rio Grande do Sul e Ceará.

Nesta segunda (12/03/2012) e terça-feira (13), a partir das 18h30, acontece na Faculdade de Arquitetura (FAU) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) o ciclo de palestras – com participação gratuita – sob o tema ‘Arquitetura, Espaço Público e Patrimônio Cultural’, no auditório da faculdade, localizada na Rua Caetano Moura, nº121, bairro da Federação, em Salvador.

Voltada para estudantes, professores, pesquisadores, arquitetos, museólogos, sociólogos, historiadores e outros especialistas da área artístico-cultural, as palestras integram iniciativa do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia da Secretaria de Cultura (SECULT), em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil – seção Bahia (IAB) a apoio da FAU/UFBA.

“Parte dos palestrantes integrarão a comissão que julgará os 36 projetos apresentados no Concurso Nacional de Idéias para a Requalificação de Largos no Pelourinho, cuja premiação acontecerá em 29 de março, em comemoração à passagem dos 453 anos de fundação de Salvador”, explica o diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça. O concurso convocou arquitetos de todo o Brasil para criar projetos que beneficiarão os largos Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D’Água na área do Pelourinho, Centro Histórico de Salvador.

Os palestrantes são profissionais reconhecidos nos seus países e até internacionalmente, como Daniel Bonilla, Jorge Moscato, Antonio Carlos Campelo Costa e Flávio Kiefer. Colombiano graduado pela Universidad de Los Andes de Bogotá (1981-86), com Master in Urban Design pela Oxford Brookes University, Daniel Bonila, realizou estudos no College of Technology em Dublin, Irlanda e no Politécnico de Milão, Itália. Trabalhou ainda naAlcaldía de Bogotá em projetos de espaços públicos.

Já Jorge Moscato nasceu na Argentina é titular do Estúdio Moscato – Schere em Buenos Aires, Argentina, desde 1969, juntamente com Rolando Schere. Professor titular de Arquitetura I a V na Faculdad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo de la Universidade de Buenos Aires, é professor convidado em diversas universidades latino-americanas.

Antonio Carlos Campelo Costa é cearense, dirigiu diversas instituições municipais e federais, incluindo a secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Sobral (CE), entre outras, e presidiu o IAB Nacional. Dentre suas obras, destacam-se projetos de restauro, adaptação e requalificação urbana para sítios históricos tombados no âmbito federal, em diversas cidades.

Arquiteto gaúcho, Flávio Kiefer concluiu mestrado sobre Arquitetura de Museus, no PROPAR/UFRGS, em 1998. Organizou livros para a conceituada Fundação Iberê Camargo – Álvaro Siza (2008), Guia de Arquitetura Contemporânea de Porto Alegre (2007) com Cláudia Costa Cabral e Crítica na Arquitetura (2001) com Raquel Rodrigues Lima e Viviane Maglia.

Serviço:

O quê: Ciclo de palestras “Arquitetura, Espaço Público e Patrimônio Cultural”

Onde: Auditório Mastaba da FAU/UFBA – Rua Caetano Moura, 121, Federação, Salvador – Bahia

Quando: 12 (segunda) e 13 (terça-feira) de março de 2012, às 18h30

GRATUITO

PROGRAMAÇÃO:

Mesa-redonda 1: Arquitetura e Espaço Público

12 de março de 2012 (segunda-feira)

Horário: às 18h30

Coordenador: Arq. Paulo Ormindo de Azevedo (Diretor e ex-Presidente do IAB-BA)

Palestrantes: Arq. Daniel Bonilla (Bogotá, Colômbia), Arq. Jorge Moscato (Buenos Aires, Argentina)

Mesa-redonda 2 – Arquitetura e Patrimônio Cultural

13 de março de 2012 (terça-feira)

Horário: às 18h30

Coordenador: Arq. Frederico Mendonça (Diretor-Geral do IPAC)

Palestrantes: Arq. Antonio Carlos Campelo Costa (CE), Arq. Flávio Kiefer (RS)

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108637 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]