Agricultoras familiares de Canavieiras participam de seminário sobre saúde da mulher, previdência social e cidadania

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

As agricultoras familiares da Associação dos Pequenos Produtores do Povoado de Puxim Sarampo, situado no município de Canavieiras, no Sul da Bahia, tiveram a oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre saúde da mulher, previdência social e cidadania, nesta terça-feira (27/03/2012). Os assuntos foram apresentados por profissionais das áreas, em um evento organizado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), por meio do Escritório Local de Canavieiras, na Igreja Batista do povoado.

O seminário foi aberto pelo chefe do Escritório Local da EBDA de Canavieiras, Rosalvo Sertório Filho, que juntamente com a assistente social da empresa, Rosângela Cabral, programou o evento realizado em comemoração ao mês da mulher. “A mulher rural se envolve com o trabalho diário e muitas vezes esquece de cuidar de si mesma. O objetivo é despertar esses assuntos que ficam esquecidos”, disse Cabral.

A médica ginecologista Cíntia Maria Silva conversou com as agricultoras sobre Câncer de Mama e o do Colo do Útero, chamando a atenção para a importância de realização do auto-exame mamário e de exames preventivos. Os assuntos envolveram as mulheres que aproveitaram para esclarecer as dúvidas e compartilhar experiências.

Já a questão da “Mulher Rural na Previdência Social” foi discutida pela gerente da previdência social de Canavieiras, Denise dos Santos Reis Carvalho. Na palestra, foram abordados os seguintes benefícios: aposentadoria por idade e por invalidez, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio doença.

As mulheres discutiram ainda sobre Cidadania, a partir de uma explanação feita pela assistente social da EBDA, Rosângela Cabral, a qual falou sobre direitos e deveres dos cidadãos. Durante a palestra, Cabral chamou a atenção das agricultoras para a importância de participar das reuniões da associação e ocupar cargos de liderança. “A mulher precisa participar da tomada das decisões de sua comunidade”, comentou Cabral.

A agente comunitária de saúde do distrito de Puxim Sarampo, Uilma Oliveira Lima Andrade, participou do evento e elogiou a iniciativa da EBDA. “A informação muitas vezes não chega para esse grupo de mulheres que vive afastado dos grandes centros e quando chega é apenas através da televisão. Essa oportunidade de ouvirmos diretamente de profissionais, é bastante válida”, ressaltou Uilma.

A mesma ação está sendo desenvolvida, nesta quarta-feira (28/03/2012), na comunidade Hera Nova, também em Canavieiras.

 

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109848 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]