Técnicos da EBDA implantam campos de palma adensada em propriedades rurais

Para evitar a escassez de alimentos aos animais nos períodos de seca no semiárido, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) está realizando a implantação de campos de palma adensada, em propriedades de agricultores familiares da comunidade de Belo Jardim, distrito de Curaçá. O plantio diminui o espaçamento entre as mudas e utiliza um sistema de irrigação localizada, no qual a água é fornecida por gotejamento, através de emissores, próximo ao caule da planta.

“Nossa região é muito fraca de chuva e sem água não tem capim nem folhas nas árvores para os bichos comerem. Desse jeito eles emagrecem demais. Agora, com esse sistema de produção de palma a situação vai ser diferente”, disse o agricultor e criador de caprinos e ovinos, Gregório de Araújo Neto.

O técnico da EBDA, Enivaldo Coelho, afirma que o sistema de palma adensada implantado na região é de baixo custo, inclusive com grande economia de água, o que dá ao pequeno produtor familiar a oportunidade de produzir alimentos para o seu rebanho durante períodos de estiagem ou com pequeno volume de chuva.

“A cactácea é rica em nutrientes necessários para alimentação dos animais, o que faltava era palma suficiente para os períodos mais críticos”, comentou Coelho. O agricultor interessado em implantar em sua propriedade um campo de palma adensada, deve procurar o escritório da empresa no município e solicitar uma visita técnica.

“Somos uma empresa de assistência técnica e extensão rural (ATER) voltada ao agricultor familiar e além da palma também disponibilizamos: inseminações artificiais visando o melhoramento genético do rebanho de caprinos e ovinos, sistemas de irrigações, produção de mudas de árvores nativas da região e construção de barragens subterrâneas para armazenamento de água. Todas as nossas atividades são realizadas sem nenhum ônus para o produtor” afirmou a chefe de escritório de Curaçá, Terezinha Costa.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]

Be the first to comment on "Técnicos da EBDA implantam campos de palma adensada em propriedades rurais"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*