Soluções para a cafeicultura brasileira em debate no 12OAgrocafé, em Salvador

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Estoques mundiais em baixa, preços em alta, clima favorável, mas, agricultor brasileiro descapitalizado para aproveitar o bom momento da cafeicultura e fazer o que mais sabe: produzir os melhores cafés do mundo. Equacionar estas variáveis é um dos desafios que mobilizam cafeicultores de todo o Brasil, governos e players diversos a debater e pensar soluções no 13O Simpósio Nacional do Agronegócio Café – Agrocafé, que acontece de 12 e 13 de março de 2012, no Hotel Pestana, em Salvador.

O evento, um dos mais tradicionais do calendário brasileiro da cafeicultura, é promovido pela Associação de Produtores de Café da Bahia – Assocafé, e deve reunir em torno de mil participantes, durante todos os dias. Além dos painéis principais, que trarão temas como geração de renda, cooperativismo, exportação, elevação de consumo, qualidade e agregação de valor ao grão, o 13OAgrocafé também trará minicursos, como os concorridos de barista e de degustação de cafés, além de abordagens técnicas de produção e manejo da lavoura, certificação, dentre outros.

“O café faz parte da história do Brasil, tem presença forte na vida dos brasileiros e vive um momento histórico, com preços que não se viam há mais de 20 anos. Por outro lado, para colher uma safra estimada em 55 milhões de sacas, o produtor precisa de dinheiro, para não deixar o desespero derrubar os preços. O Brasil é o maior produtor de café do mundo e zelar pela saúde desta atividade também é papel do governo, o Agrocafé é um fórum de debates de questões importantes para este agronegócio que é altamente gerador de emprego e renda”, afirma o presidente da Assocafé, João Lopes Araujo.

O 13OAgrocafé é uma realização da Assocafé, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Centro de Comércio de Café da Bahia, Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar-BA.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108786 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]