Secretaria Municipal de Saúde realiza Mutirão contra a dengue, em Humildes. Confira notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Com o intuito de alertar e conscientizar a comunidade do distrito de Humildes sobre os fatores que levam ao desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (VIEP), vai realizar o Mutirão contra a Dengue na localidade, na próxima sexta-feira (02/03/2012), a partir das 8 horas.

No período da tarde, a equipe de Educação em Saúde da VIEP vai realizar palestra com a comunidade para incentivar a importância do descarte adequado de utensílios e materiais, que podem acumular água e servir de criadouro para o mosquito. Na oportunidade, será apresentado ainda o teatro de fantoches, para atrair a atenção principalmente das crianças.

Na quinta-feira (01/03/2012), véspera do mutirão, os técnicos da VIEP irão distribuir sacos de lixo que deverão ser recolhidos no dia da ação por agentes de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos. Para viabilizar o trabalho, uma caçamba será utilizada no dia do mutirão para recolher os sacos de lixo colocados na frente das residências pelos moradores.

A chefe da VIEP, Janice Estrela, observa que a ação além de ser uma estratégia de prevenção favorece a conscientização. “Dengue é um assunto que não pode deixar de ser abordado para não cair no esquecimento. Ações educativas conscientizam a população e podem trazer o resultado esperado a partir do momento que o munícipe passa a adotar cuidados para evitar que seu quintal se torne mais um criadouro”, salienta.

Ainda de acordo com Janice Estrela, o distrito vai receber a ação porque tem apresentado um crescente número de notificações. A expectativa, conforme a chefe da VIEP, é contar com o apoio dos moradores. “Só poderemos alcançar um bom resultado com a colaboração efetiva da comunidade local. Cada um deve fazer a sua parte nesse combate diário“, pontua.

O mutirão contará com a participação dos agentes comunitários de saúde e de endemias, além de enfermeiros que atuam no distrito, e terá como local de saída a Policlínica de Humildes.

Entrega da Praça 2 de Julho nesta sexta-feira

A obra da Praça 2 de Julho, localizada na rua Filinto Bastos (conhecida como Rua de Aurora), bairro Barroquinha, está em fase final. Após receber retoque nos canteiros, varrição, capinação e poda das árvores, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), realiza a pintura dos canteiros e recuperação do piso.

Estão sendo aperfeiçoadas, ainda, as condições do piso de pedra portuguesa e será inserido um paisagismo moderno com novos vegetais, além de eficientizada a iluminação e pintura. Segundo o diretor do Departamento de Áreas Verdes, Jurandir Borges, o novo paisagismo começou a ser colocado nesta semana.

“Estão sendo plantadas palmeiras, herbáceas, grama e plantas de pequeno porte. No domingo (26/02/2012) demos continuidade a poda de árvores em conjunto com a Coelba”, declara Borges, completando que “a previsão é concluir todos os trabalhos nesta quinta-feira (1º de março)”. A praça será reentregue à comunidade na sexta-feira (02/03/2012), às 17 horas.

Para o lavrador João Lopes, morador do distrito de Bonfim de Feira, a reforma está melhorando o aspecto visual do equipamento. “Aqui estava feio e precisava de alguma intervenção da Prefeitura. Quando tudo for concluído vai ficar bem melhor”, considera.

O aposentado Artur Bastos também ficou satisfeito com a iniciativa do Governo Municipal. “A gente sempre esperava por esta reforma porque a praça não podia mais continuar como estava. Agora sim podemos nos sentar aqui com mais conforto, conversar e esperar por um transporte”, disse.

Discutido controle social dos recursos públicos

Membros da sociedade civil, representantes dos conselhos de políticas públicas e do poder público municipal estão reunidos durante a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (CONSOCIAL), no Centro Comunitário Ederval Fernandes Falcão, bairro Baraúnas.

O encontro, promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ), tem como objetivo promover a transparência e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle social dos recursos públicos.

A programação desta terça-feira (28/02/2012) foi aberta com a palestra “Portal Transparência Cidadã”, proferida pelo secretário municipal da Fazenda e presidente da 1ª CONSOCIAL, Wagner Gonçalves. O palestrante apresentou o site onde são disponibilizadas informações sobre despesas e receitas, contas públicas e receitas governamentais da administração pública municipal.

O secretário destacou a importância da participação ativa da sociedade no controle social. “É importante que os cidadãos tomem conhecimento das ferramentas disponíveis para acompanhamento dos gastos públicos. Essa ferramenta é assegurada por lei e no site Transparência Cidadã o público tem acesso a informações detalhadas de todas as execuções orçamentárias e financeiras do Município”, afirma.

A estudante de serviço social Maria Júlia Souza parabenizou o Município pela realização da Conferência. “Eventos como este enriquecem a sociedade com conhecimentos que são fundamentais para nós cidadãos termos conhecimentos sobre o uso do dinheiro público”, ressaltou.

Durante a manhã, também foram realizadas as palestras “Objetivos da CONSOCIAL e realce dos seus eixos temáticos” com Romualdo Anselmo dos Santos, analista de Controle Externo CGU – Regional Bahia; “Diretrizes e Expectativas para a 1ª CONSOCIAL Estadual” proferida por Isis Cristina de Souza, analista técnica da Auditoria Geral do Estado.

Após palestras, acontecem os grupos de trabalho para discussão e elaboração de propostas. A partir das 15 horas, haverá escolha dos delegados para representação em conferências a nível estadual. Além da eleição de delegados, a Conferência deverá apresentar 20 propostas para a etapa estadual, que acontecerá nos dias 29 e 30 de março em Salvador.

A etapa nacional, no período de 18 a 20 de maio, em Brasília, terá como resultado um documento final com 80 diretrizes que servirá de base para elaboração do Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social.

14º salário para agentes de saúde

O pagamento do Incentivo Adicional aos agentes comunitários de saúde do município, parcela também conhecida como 14º salário, foi uma das pautas de reivindicações da categoria durante a audiência realizada com o prefeito Tarcízio Pimenta, na tarde desta segunda-feira (27/02/2012). A reunião foi realizada no Paço Municipal Maria Quitéria com a participação de representantes do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Federação Baiana dos Agentes de Saúde.

De acordo com a Portaria Nº 1.599, de 9 de julho de 2011 do Ministério da Saúde, cada agente tem direito a receber o valor de R$ 750,00 referente ao Incentivo Adicional. A pauta foi encaminhada pelo prefeito Tarcízio Pimenta ao secretário municipal da Fazenda, Wagner Gonçalves. Uma audiência na SEFAZ foi agendada para a manhã da próxima quinta-feira (08/03/2012).

Na oportunidade o prefeito também garantiu a continuidade da distribuição de protetor solar, fardamento e balanças. “Estamos sempre abertos ao diálogo com a categoria, fazendo os encaminhamentos necessários, e trabalhando para garantir todas as condições para que os agentes possam executar suas missões”, salientou Tarcízio.

O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Antônio Oliveira, avaliou positivamente o encontro. “Todas as pautas foram apresentadas e agora vamos conversar com os secretários a fim de avançar nas nossas reivindicações”, destacou. Atualmente existem 1.008 agentes comunitários lotados no Município e 998 atuando.

A presidente da Federação Baiana dos Agentes de Saúde, Lúcia Gutemberg, entregou ao prefeito o convite para a Assembleia Estadual da Federação Baiana dos Agentes Comunitários de Saúde. O evento será no dia 10 de março, no Ginásio Municipal de Esportes.

Mutirão em novos bairros no próximo dia 6

O mutirão de limpeza que seria executado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos nos bairros Jardim Acácia e Chácara São Cosme, a partir desta terça-feira (27/02/2012), foi adiado para o próximo dia 6 de março. A medida foi tomada com o intuito de concluir os serviços nas áreas que já estão sendo contempladas com a ação.

Agentes de limpeza da SESP têm atuado no Aviário, Cidade Nova, Centro e Jomafa. Nesses bairros os serviços serão intensificados como ressalta o secretário municipal de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro:

“Houve um atraso nas atividades em decorrência do feriado de Carnaval. Portanto, vamos agilizar a finalização dos serviços nos últimos bairros contemplados com o mutirão para, a partir daí, concentrar os serviços em outras áreas da cidade”.

Nos bairros Brasília e Kalilândia, os serviços de varrição, coleta, capinação, dentre outros, já foram concluídos. Os trabalhos especiais do I Mutirão de Limpeza Pública serão executados ainda no Caseb, Queimadinha, Rocinha, Centenário/ Milton Gomes, Morada das Árvores, Feira V, Campo Limpo, Feira X, Gabriela, Feira IV, Viveiros, Jardim Cruzeiro, Sobradinho, dentre outros.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109848 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]