Produção industrial registra queda em janeiro em relação ao mesmo mês de 2011, diz CNI

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A produção industrial voltou a cair em janeiro deste ano, registrando 45 pontos em uma escala que vai de 0 a 100, sendo que valores acima de 50 indicam aumento da atividade. Em janeiro de 2011, a evolução da produção havia ficado em 45,6 pontos. Em relação ao patamar de dezembro do ano passado (42,6 pontos), no entanto, houve aumento. Os dados são da Sondagem Industrial de janeiro, divulgada hoje (24/02/2012) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A pesquisa indica ainda que a utilização da capacidade da indústria ficou em 41,7 pontos, o menor patamar desde 2009. Na comparação com janeiro de 2011, houve queda de 3,3 pontos. Em dezembro do ano passado, esse índice estava em 43 pontos.

O número de empregados em janeiro aumentou pouco em relação a dezembro. O indicador sobre esse item passou de 46,8 em dezembro para 47,1 em janeiro. Na comparação com janeiro de 2011, houve queda de 2,2 pontos.

A CNI diz também que o índice de evolução de estoques atingiu 52,7 pontos em janeiro, ante 52,4 em dezembro, o que significa que as empresas estão com dificuldade para reduzir os seus estoques. Na comparação com o mesmo período de 2011, os estoques da indústria aumentaram 2,2 pontos

Apesar dos índices baixos, os empresários estão otimistas quanto aos próximos meses. Segundo a CNI, a boa expectativa é causada por um aumento da demanda por produtos industriais que sempre ocorre no primeiro semestre.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109820 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]