Sob acusação de abuso de poder, Christian Wulff renuncia presidência da Alemanha

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Christian Wilhelm Walter Wulff, advogado e político alemão, filiado ao partido conservador União Democrata-Cristã.
Christian Wilhelm Walter Wulff, advogado e político alemão, filiado ao partido conservador União Democrata-Cristã.

O presidente da Alemanha, Christian Wulff, de 52 anos, renunciou hoje (17/02/2012) ao cargo. A decisão ocorre em meio a três meses de escândalos envolvendo denúncias de abuso de poder. As investigações são conduzidas pelo Ministério Público alemão. Wulff se disse “magoado” com as informações sobre ele e destacou que “tem certeza” de que a conclusão do inquérito mostrará sua “integridade”.

O Ministério Público investiga denúncias de que Wulff tenha feito favores a amigos ricos em troca de benefícios, como férias em hotéis de luxo e empréstimos sem juros.

A legislação alemã determina que as autoridades que recebam presentes acima de US$ 50 devem comunicar aos setores específicos. A expectativa é que ainda hoje a chanceler Angela Merkel se manifeste sobre a renúncia de Wulff.

A Alemanha é uma república parlamentarista que reúne 16 estados. O presidente da República tem funções administrativas, enquanto as decisões políticas e econômicas são definidas pelo chanceler. No caso, a chanceler alemã, Angela Merkel – considerada uma das líderes políticas mais influentes do mundo.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112949 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]