Prefeitura Municipal autoriza que FGTS da década de 80 sejam repassados para funcionários. Confira notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal da Administração, solicitou à Caixa Econômica Federal (CEF) a individualização das contas dos servidores das extintas autarquias municipais Centro Industrial do Subaé (CIS), Surfeira e Projeto Cabana (Centro de Abastecimento) para recebimento do saldo do FGTS devido desde a década de 1980.

O valor total a ser pago é de R$ 2 milhões. Terão direito ao benefício os servidores que comprovarem, mediante apresentação da carteira profissional assinada e comprovante de inscrição no PIS/PASEP, o vínculo com o CIS entre agosto de 1972 a junho de 1976; com a Surfeira de janeiro de 1976 a maio de 1989; e com o Centro de Abastecimento de setembro de 1986 a agosto de 1989.

De acordo com o secretário Jairo Carneiro Filho, a Caixa Econômica já depositou o valor devido. Mas, segundo ele, muitos servidores ainda não realizaram o cadastro para recebimento do benefício. “Já houve o encontro de contas e o depósito já está disponível. Para agilizar o pagamento aos servidores que já fizeram a atualização de dados solicitamos à Caixa a individualização das contas para que cada um receba o valor devido”, explica.

A atualização de dados está sendo realizada na Secretaria Municipal da Administração, na avenida Sampaio. O secretário Jairo Filho ressalta que a maior dificuldade enfrentada pelos servidores é com relação a apresentação da Carteira de Trabalho. “A apresentação da Carteira de Trabalho é indispensável para o cálculo do valor que cada servidor terá direito”, destaca.

Alunos voltam às aulas nesta quinta-feira

O clima de reencontro, grande expectativa e emoção marca o reinício das aulas nesta quinta-feira (23/02/2012), nas 207 escolas da Rede Municipal de Ensino. Hoje, gestores e funcionários das escolas públicas ultimavam preparativos para receber aproximadamente 41 mil estudantes para o ano letivo 2012.

A Secretaria Municipal de Educação preparou um esquema especial para garantir a partir desta quinta-feira, pela primeira vez, a entrega dos kits de material escolar e também do fardamento a todos os alunos, seguindo orientação do prefeito Tarcízio Pimenta.

“Os estudantes que buscam a escola pública municipal vão contar a partir deste ano com a disponibilidade de material didático de qualidade para suas atividades, de acordo com a série em que estão matriculados. Nosso objetivo é garantir a todas as crianças uma escola pública que ofereça todas as condições necessárias para sua aprendizagem”, defende o prefeito.

A administração municipal investiu na aquisição de três kits de material escolar, contemplando todos os níveis da educação básica – educação infantil, ensino fundamental para séries iniciais e ensino fundamental para séries finais. Já o fardamento deverá ser entregue a partir da próxima semana, já que a Secretaria Municipal de Educação depende de levantamento a respeito do número de sapato de cada aluno.

“Uma vez que os kits são compostos pelo tênis, cada diretor de escola apresentará um levantamento a partir da quantidade de alunos por turmas e sua característica pessoal. O mais importante, neste caso, é entregar um tênis adequado para a criança ou adolescente”, explica José Raimundo. Os kits são compostos de duas camisetas com mangas, uma bermuda, um par de tênis, dois pares de meia e ainda uma mochila.

Mutirão chega ao bairro Baraúnas

Varrição, capinação, iluminação e revitalização de praças são alguns dos serviços executados durante o Mutirão de Limpeza Pública, iniciado na manhã desta quarta-feira (22/02/2012), no bairro Baraúnas. A partir da próxima terça-feira (28/02/2012) serão contemplados com serviços especiais os bairros Jardim Acácia e Chácara São Cosme.

O mutirão já contemplou o conjunto Feira IX, rua Cristóvão Barreto (Pilão) e demais ruas na Brasília, além dos bairros Kalilândia, São João, conjunto Wilson Falcão, Jomafa, Aviário e Cidade Nova. Conforme o secretário de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, há dois meses a cidade tem ganhado um novo aspecto visual através do Mutirão de Limpeza.

“Estamos trabalhando em diversas áreas simultaneamente para oferecer melhores condições de vida para a comunidade. O Mutirão já tem feito uma grande diferença, e a comunidade demonstra satisfação pela intervenção do Governo Municipal nos bairros”, ressalta.

Equipes da Secretaria de Serviços Públicos estão atuando paralelamente ao Mutirão na Avenida Transnordestina, João Durval, e concluindo os serviços nos bairros Brasília, Kalilândia, Aviário, Jomafa, Cidade Nova e centro da cidade. Moradores do bairro comemoram as intervenções na área de limpeza pública.

Para o morador George Souza, há muito tempo o bairro estava precisando de melhorias. “A ação está ótima. Espero que o nosso bairro fique mais bonito e iluminado”, afirma. A comerciante Gildete Pessoa, moradora do bairro há 22 anos, conta que o bairro encontrava-se sujo e cheio de matos nas calçadas.

“Estou muito contente com a chegada do mutirão aqui no bairro. Tenho certeza que o nosso bairro vai ganhar outra aparência. Por onde o mutirão passa deixa só alegria”, comemora.

Os serviços especiais ainda serão executados no Caseb, Queimadinha, Rocinha, Centenário/ Milton Gomes, Morada das Árvores, Feira V, Campo Limpo, Feira X, Gabriela, Feira IV, Viveiros, Jardim Cruzeiro, Sobradinho, dentre outros.

Defesa Civil e GM prestam assistência em incêndio

A Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), através da Defesa Civil, está acompanhando todo o trabalho do 2º Grupamento de Bombeiros no incêndio ocorrido na terça-feira (21/02/2012), na rua Sales Barbosa. Como ainda há grande iminência de incêndio e a fachada da loja atingida pelas chamas pode cair, a área foi isolada pela Defesa Civil.

Segundo o coordenador do órgão, Luiz Américo Soares, técnicos e engenheiros estruturistas vão emitir um relatório técnico para que o Corpo de Bombeiros realize a demolição da placa. “O 2º GBM passou a noite no local para evitar o ressurgimento das chamas e nós estamos aqui para resguardar vidas humanas”, disse o coordenador.

A Guarda Civil Municipal e prepostos da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec) também se encontram na área. O secretário da Setdec, Magno Felzemburgh, esteve no local. O incêndio atingiu uma loja e mais três entrepostos comerciais foram prejudicados porque precisaram ser destelhadas.

No momento do acidente, a Defesa Civil entrou em contanto com o 35º Batalhão de Infantaria (BI), que disponibilizou caminhão pipa para dar suporte logístico ao caminhão do Corpo de Bombeiros. O hidrante local não possuía vazão suficiente para atender a demanda.

“A Guarda Municipal também esteve aqui, isolou o local e evitou o saqueamento das lojas existentes”, afirma Soares. Além disso, a equipe acionou o Corpo de Bombeiros.

Poluição sonora lidera queixas na Central 156

Poluição sonora em veículos, bares e residências foi a principal queixa registrada na Central Disque Denúncia (CDD) 156 entre a última sexta-feira (17/02/20121) e esta Quarta-Feira de Cinzas (22/02/2012). Ao todo, foram 125 denúncias referentes ao problema e encaminhadas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam).

No mesmo período a Central recebeu solicitações referentes a acidente de trânsito sem vítimas (26), trocas e colocações de lâmpadas (13), terreno baldio (12), lixo (10), carros estacionados indevidamente (9), entulho (8), animais mortos (6) e limpeza de ruas e praças (5), dentre outras.

Segundo a coordenadora da Central, Eliane Araújo, o equipamento registrou um total de 232 solicitações. “Trabalhamos 24 horas todos os dias, independente do feriado do Carnaval. Foram três funcionários por turno para atender as reclamações da comunidade”, disse.

A Central 156, instalada na Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), funciona de forma ininterrupta todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriados. As solicitações, queixas e denúncias recebidas são direcionadas aos órgãos e instituições responsáveis pela prestação do serviço solicitado.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116651 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.