Irecê Repórter | Barragem em crise faz governo cortar abastecimento de água para irrigantes

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A medida foi tomada na segunda-feira (27/05/2012), em Salvador, e anunciada em Mirorós, nesta terça-feira (28/02/2012).

A partir do dia 1º de março de 2012, o abastecimento de água para os irrigantes da região de Mirorós será reduzida em 50%. Caso o nível de água na Barragem Manoel Novaes (Barragem de Mirorós), continuar com o nível drástico de água, após 15 dias, a redução no fornecimento será de 25%. Se não chover até o final de março, o recurso hídrico para o perímetro irrigado de Mirorós será cortada em 100%.

A medida acima foi tomada na segunda-feira (27), em Salvador, durante reunião entre o governador Jaques Wagner, representantes da ANA (Agência Nacional das Águas), Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), e outros órgãos ambientais. Também participou da reunião o secretário estadual de Relações Públicas, Rui Costa.

A decisão foi anunciada na manhã desta terça-feira (28), em Mirorós. Cerca de 500 pessoas, entre lideranças políticas, empresários, ribeirinhos, representantes de órgãos ambientais, segmentos sociais, estudantes e professores, acompanharam a reunião. Diversas pessoas se manifestaram indignadas com a decisão de cortar a água para os irrigantes, justificando que essa medida prejudicará diretamente a economia local e regional, com perdas de produção e demissões de trabalhadores.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115163 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.