Governador Jaques Wagner agenda inauguração do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos; Unidade de ensino situada no Bairro da Paz, em Salvador

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, situado no Bairro da Paz, em Salvador.
Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, situado no Bairro da Paz, em Salvador.

Atendendo a uma reivindicação histórica da comunidade, o Governo da Bahia entrega à população do Bairro da Paz, em Salvador, a nova sede do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos. A unidade, que contou com um investimento de quase R$ 6,5 milhões, será inaugurada pelo governador Jaques Wagner e pelo secretário da Educação Osvaldo Barreto, nesta segunda-feira (27/02/2012), às 8h30.

Depois de cinco anos funcionando em uma estrutura improvisada, o novo prédio, composto de dois pavimentos, conta com 12 salas de aula, biblioteca, refeitório, laboratório de ciências e de informática, sala do grêmio, de educação física, área administrativa, quadra poliesportiva e três jardins. No ano passado, a escola atendeu a 1.555 alunos da comunidade, que possui uma população de, aproximadamente, 85 mil pessoas.

“Nossa escola está linda, parece uma universidade. Agora, todo mundo quer vir estudar aqui”, conta a diretora da unidade, Elísia Mélia Silva Santos. O colégio oferece os ensinos fundamental, médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Integral, através do programa Mais Educação, e, também, o programa Escola Aberta, que abre a escola para a comunidade, durante o final de semana. O novo prédio está localizado no próprio bairro, com acesso principal pela Avenida Orlando Gomes, nº 6737.

Estudante do 2º ano, George Santos Silva, 16 anos, está na unidade desde a 5ª série e conheceu de perto as limitações da sede improvisada. “Antes, na hora do intervalo, a gente ia pegar a merenda e voltava para a sala porque não tínhamos espaço para circular. Agora, a gente conta com um pátio com jardim, quadra para jogar futebol e as salas são grandes e bem iluminadas. O prédio está uma beleza, os estudantes estão todos empolgados”, relata George.

Representante dos pais no Colegiado Escolar, José Raimundo de Souza, que tem dois filhos estudando na unidade, diz que o novo prédio vem suprir uma carência da comunidade. “Foi uma grande evolução. A escola mudou da água para o vinho. É uma bênção de Deus para os alunos. Adorei o novo prédio. Agora, resta a nós, moradores, cuidarmos e zelarmos pelo que é nosso”, diz ele, que vive no bairro há 25 anos.

Uma das lideranças comunitárias do Bairro da Paz, André Neves diz que, após uma luta muito grande, a comunidade saiu vencedora. “Outros governos anteriores não tiveram essa preocupação de abrir as portas para nós. É uma estrutura muito boa, de primeiro mundo. Comparado ao que era, é um avanço muito grande. Temos salas de aulas amplas e ventiladas e área de lazer para os estudantes. Tudo isso estimula eles a irem à escola”, diz Neves, que é ex-aluno do colégio e integra o conselho consultivo da ONG Apompaz, que atua na comunidade com ações voltadas para a educação.

Exemplo 

Mesmo funcionando em um espaço improvisado, o Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos obteve, em 2009, a média 3,6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente ao ensino fundamental da 5ª a 8ª série, enquanto que, em 2007, esse número foi 2,8. Com esse resultado positivo – que só estava com projeção para ser alcançado pela escola em 2013 –, a unidade educacional superou a média estadual ao registrar o desempenho de 3,1 (ultrapassando a meta prevista de 3,0 para a Bahia). A unidade também contabilizou crescimento na taxa de aprovação, passando de 0,67 para 0,81.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113723 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]