Estrelas do vôlei voltam a brilhar nesta sexta-feira nas areias de Salvador

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

As estrelas do vôlei de praia brasileiro estão prontas para voltar à atividade no ano olímpico, e o palco do retorno será Salvador (BA), cidade que recebe entre sexta-feira (03/02/2012) e domingo (05/02/2012) a etapa de abertura do Circuito Banco do Brasil 2012. A primeira de dez etapas da temporada será realizada na arena montada na Avenida Otávio Mangabeira, próximo ao Shopping Aeroclube, e terá entrada gratuita nos três dias de competição.

Todos os jogos realizados na quadra central serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol – http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp. Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link: http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

Temporada começa com novidades

A etapa baiana será a primeira no novo formato adotado pela CBV para 2012. Nesta temporada, as etapas serão disputadas por 16 duplas masculinas e 12 parcerias femininas. Outra alteração foi o sistema de acesso à competição, que antes era realizado pelo qualifying e agora acontece através das etapas do Circuito Estadual que são realizadas na semana anterior.

As 16 duplas masculinas que disputarão a competição já estão definidas: Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ), Billy/Bruno Schmidt (ES/DF), Alison/Emanuel (ES/PR), Márcio/Pedro Solberg (CE/RJ), Beto Pitta/Lipe (RJ/CE), Evandro/Harley (RJ/DF), Benjamin/Juca (MS/BA), Thiago/Ferramenta (SC/RJ), Renatão/Jorge (PB), Fábio Luiz/Álvaro Filho (ES/PB), Oscar/Edson Filipe (RJ/ES), Tiago/Jefferson (BA/RJ), Fernandão/Rodrigo Saunders (ES/CE), Moisés/Vitor Felipe (BA/PB), Gilmário/Luciano (PB/ES) e Bruno/Hevaldo (AM/CE).

No feminino, a disputa pelo título será entre Juliana/Larissa (CE/PA), Talita/Maria Elisa (AL/PE), Val/Shaylyn (RJ/CE), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Ângela/Lili (DF/ES), Taiana/Vivian (CE/PA), Karin/Raquel (SUE/SP), Maria Clara/Raquel (RJ), Renata/Elize Maia (RJ/ES), Neide/Rebecca (AL/CE), Thati/Érica Freitas (PB/MG) e Izabel/Pri Lima (PA/RJ).

As 16 duplas masculinas e as 12 parcerias femininas formarão quatro chaves, de onde sairão os dois melhores para a rodada das quartas-de-final, que acontecerão no SÁBADO (04.02), assim como as semifinais. As finais e disputas de terceiro lugar serão realizadas no domingo.

Temporada 2012 pode ter quebra de recordes

Na temporada 2012, a etapa baiana pode ter novos recordistas de conquistas. Atual campeão ao lado de Pedro Cunha (RJ), o baiano Ricardo busca o tetracampeonato, já que venceu também ao lado do ex-parceiro Emanuel (PR) nas temporadas 2003 e 2006. Caso volte a vencer, o campeão olímpico garantirá o quarto título, deixando para trás os cearenses Franco e Roberto Lopes, campeões em 1992, 1998 e 1999.

No feminino, a disputa pelo recorde de títulos é entre Larissa (PA) e Talita (AL), que vêm se revezando no lugar mais alto do pódio na Bahia desde 2006, quando a alagoana conquistou seu primeiro título ao lado de Renata (RJ). Talita venceu novamente em 2009 e 2011, jogando com Maria Elisa (PE).

Larissa, por outro lado, foi campeã em 2007 e 2010, com a parceira Juliana (CE). Em 2008, quando a cearense estava contundida, a melhor jogadora das duas últimas temporadas subiu ao lugar mais alto do pódio com a conterrânea Vivian (PA).

Atualmente, três medalhistas olímpicas dividem com Larissa e Talita as honras de recordistas de conquistas na Bahia. Adriana Behar e Shelda (RJ/CE), campeãs em 2001, 2002 e 2003, e Sandra Pires (RJ), que venceu em 1995, com Jacqueline (RJ), e em 1998 e 1999, formando dupla com Adriana Samuel (RJ), podem ser ultrapassadas pelas concorrentes.

TODOS OS CAMPEÕES DA ETAPA BAIANA

1992 – Salvador – Isabel/Jacqueline (RJ) e Franco/Roberto Lopes (CE)
1993 – Salvador – Rejane/Cristina (BA/RJ) e Moreira/Garrido (PE)
1994 – Salvador – Isabel/Roseli (RJ) e Paulão/Paulo Emílio (BA)
1995 – Salvador – Jacqueline/Sandra (RJ) e Lula/Adriano (PE)
1998 – Salvador – Adriana/Sandra (RJ) e Franco/Roberto Lopes (CE)
1999 – Salvador – Adriana/Sandra (RJ) e Franco/Roberto Lopes (CE)
2001 – Salvador – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Murilo/Klepper (PE/PA)
2002 – Feira de Santana – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Márcio/Benjamin (CE/MS)
2003 – Feira de Santana – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2006 – Salvador – Renata/Talita (RJ/AL) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2007 – Salvador – Juliana/Larissa (CE/PA) e Pedro Solberg/Harley (RJ/DF)
2008 – Camaçari – Vivian/Larissa (PA) e Márcio/Fábio Luiz (CE/ES)
2009 – Salvador – Talita/Maria Elisa (AL/PE) e Alison/Harley (ES/DF)
2010 – Salvador – Juliana/Larissa (CE/PA) e Thiago/Pedro Cunha (SC/RJ)
2011 – Salvador – Talita/Maria Elisa (AL/PE) e Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ)

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113732 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]