Em Feira de Santana, mercado de trabalho absorve mais de 440 trabalhadores. Confira notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Os investimentos em cursos de capacitação profissional têm refletido positivamente no desenvolvimento econômico e social de Feira de Santana. Em 2011 o Governo Municipal contribuiu para a inserção de mais 440 trabalhadores no mercado de trabalho. A intermediação de mão de obra foi realizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec), através da Casa do Trabalhador. Foram oferecidas 491 vagas distribuídas em 17 cursos, como informática, azulejista, assistente administrativo, vendedor, pedreiro, encanador, dentre outros.

Segundo o secretário Magno Felzemburgh (Setdec), 90% dos alunos que participaram dos cursos conseguiram ingressar no mercado de trabalho. “A Casa do Trabalhador tem exercido um papel fundamental na inserção do profissional qualificado no mercado de trabalho. A qualificação é indispensável para que o candidato consiga uma oportunidade de trabalhar. Portanto, continuaremos a investir e oferecer novos cursos profissionalizantes”, afirma.

Novos cursos estão sendo disponibilizados pela Setdec, através do Programa Brasil Sem Miséria (PRONATEC). Ao todo são 2.115 vagas para os cursos ministrados pelo Senai, Senac e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). As inscrições já começaram e prosseguem nesta quinta-feira (23/02/2012) com oferta de vagas para os cursos de Mecânico de Manutenção de Freios, Suspensão e Direção Automotiva e Mecânico de Manutenção em Máquinas Industriais. Serão oferecidas 80 vagas os dois cursos.

Para se inscrever o candidato deve ter idade entre 18 e 59 anos e apresentar o Número de Inscrição Social (NIS), RG e CPF, além de ter como escolaridade mínima o ensino fundamental incompleto. O público alvo são os beneficiários de programas sociais como Minha Casa, Minha Vida e Bolsa Família. A Casa do Trabalhador está situada na rua Castro Alves, 894, Centro. Mais informações através do telefone (75) 3603-2000.

Comércio retoma funcionamento

Rotina na cidade volta ao normal nesta Quarta-Feira de Cinzas

O centro comercial de Feira de Santana voltou a funcionar normalmente na manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (22/02/2012), após o recesso do Carnaval. As lojas começaram a reabrir suas portas às 8 horas e a expectativa é que o movimento cresça nas próximas horas, quando as pessoas voltam à rotina.

Nas primeiras horas do dia o fluxo de veículos é crescente e, aos poucos, os consumidores vão às lojas. A Feira do Livro, realizada no estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria, também está funcionando na manhã desta Quarta-Feira de Cinzas.

Já as repartições públicas que não estão sujeitas a regime de plantão e não prestam serviços essenciais à comunidade retomam o expediente a partir das 13 horas. O Centro de Abastecimento também reabre nesta quarta-feira, mas o fornecimento de almoços no Restaurante Popular volta nesta quinta-feira (23/02), às 11 horas.

O Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, localizado no conjunto Feira VII, e o Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira, situado na avenida José Falcão, também terão o funcionamento normalizado nesta quarta-feira, a partir das 12 horas.

Quem precisar dos serviços bancários também poderá utilizá-los a partir das 12 horas. As agências vão ficar abertas até as 16 horas. O Shopping Boulevard, por sua vez, terá todas as lojas reabertas às 10 horas.

Encontro vai reunir criadores de muares

Programação terá desfile pelas principais ruas da cidade e shows

No próximo domingo (26/02/2012), criadores muares estarão reunidos durante a terceira edição do Encontro de Muares de Selas de Feira de Santana. O evento, promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais com apoio da Prefeitura Municipal, será marcado por desfile pelas principais ruas da cidade e apresentações musicais de bandas de forró.

A solenidade de abertura está prevista para as 10 horas na Associação Brasileira de Odontologia (ABO), situada na rua Alto das Índias, 53, bairro Sim. Em seguida, os criadores seguem em desfile até o final da avenida Getúlio Vargas retornando ao clube da ABO. Os interessados em participar devem adquirir a camisa no local do evento por R$ 30, com direito a bebida e almoço.

A animação segue com shows musicais. A grade de atrações, como informa a organizadora Iraci Fonseca, está sendo definida. Segundo ela, a expectativa é que o encontro reúna mais de 300 animais. “O Encontro de Muares de Feira de Santana chega a sua terceira edição como o maior da Bahia. No ano passado contamos com a presença de mais de 200 muares. A criação destes animais é muito forte em estados como Minas Gerais e vem ganhando dimensão em nosso Município”, destaca.

Repartições públicas funcionam nesta quarta-feira

Atendimento à comunidade será retomado a partir das 13 horas

Devido ao período de Carnaval o expediente nas repartições públicas, que não prestam serviços essenciais à população e não estão sujeitas a regime de plantão, sofreu alteração. Mas, o atendimento à comunidade será retomado nesta quarta-feira (22/02/2012), a partir das 13 horas.

Já os estabelecimentos comerciais voltam a funcionar mais cedo, às 8 horas. O Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, localizado no Feira VII, e o Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira, situado na avenida José Falcão, terão o funcionamento normalizado amanhã (22/02/2012) a partir do meio dia.

As agências bancárias também voltam a funcionar às 12h e mantêm o atendimento até às 16h. O fornecimento de almoços no Restaurante Popular do Centro de Abastecimento será retomado apenas na quinta-feira (23), às 11 horas.

544 atendimentos na Policlínica do Parque Ipê

Demanda registrada de 7h de sábado até as 7h desta terça

Mesmo com o longo feriado de Carnaval, a procura por atendimento médico e demais serviços de saúde oferecidos na Policlínica do Parque Ipê foi intenso. Foram 544 atendimentos entre as 7 horas de sábado (18/02/2012) até as 7 horas desta terça-feira (21/02). De acordo com a enfermeira da unidade Bárbara Santiago, as principais causas de atendimento foram suspeita de dengue e dores de garganta.

“Registramos demanda expressiva neste período. A Policlínica funciona todos os dias, sem interrupção, com dois médicos plantonistas, duas enfermeiras e três técnicos de enfermagem. O fato da unidade estar instalada nas proximidades da rodovia e mais próxima dos distritos também contribui para o número de atendimentos ser maior que nas outras policlínicas”, explica a enfermeira.

A gestante Amanda Souza buscou atendimento médico na unidade e elogiou o serviço. “Estava sentindo muita dor de cabeça e na garganta. Fui bem atendida e medicada. Agora vou para casa ficar de repouso seguindo as orientações do médico”, afirma.

Felipe Neri de Oliveira também parabenizou os profissionais pelo bom atendimento. “Sempre que precisamos de algum atendimento médico procuramos a policlínica. Aqui as pessoas nos tratam com respeito e a gente sente que a nossa saúde tem valor. Eu estava sentido dores na caixa do peito, mas graças a Deus e ao compromisso dos médicos, já estou me sentindo melhor”, relata.

Além da unidade instalada no bairro Parque Ipê, a comunidade pode buscar assistência nas demais policlínicas do Município, que funcionam todos os dias, 24 horas, nos bairros Rua Nova, Tomba, Feira X, George Américo e no distrito de Humildes.

Espaço para exercícios físicos na Fraga Maia

Feriado não comprometeu o movimento na avenida

Os moradores de Feira de Santana contam com espaços modernos e bem estruturados para a prática de atividades físicas. Na avenida Francisco Fraga Maia, o parque de ginástica, totalmente recuperado pelo Governo Municipal, recebe diariamente centenas de pessoas que buscam mais saúde e melhor qualidade de vida através da prática de exercícios.

E o feriado de Carnaval não comprometeu o movimento no espaço. Na manhã desta terça-feira (21/02/2012), por exemplo, o número de pessoas no equipamento foi grande. Jovens, adultos e idosos aproveitaram para fazer caminhadas e outras atividades.

A aposentada Rosalina Coelho da Silva, de 74 anos, utiliza o espaço todas as manhãs obedecendo a recomendações médicas. “Os últimos exames que fiz acusaram colesterol alto, pressão alta e osteoporose. Além dos remédios e mudanças na alimentação, o médico recomendou que eu fizesse caminhadas matinais para melhorar a saúde e ter mais alguns anos de vida”, afirma.

O funcionário público Marcelo Almeida elogiou a estrutura do espaço de ginástica. “Este é um local muito bom, que atrai cada vez mais pessoas. Estou retomando o hábito de fazer atividade física, que é, com certeza, uma das melhores formas de termos mais qualidade de vida”, destaca.

Reginaldo Gomes Silva ressalta que é possível fazer novas amizades durante a realização de exercícios. “Estou aqui todos os dias pela manhã. Já fiz muitas amizades com pessoas que frequentam o parque para fazer caminhada, corrida e ginástica. O espaço ficou bem arrumado e os usuários ajudam a manter as boas condições”, avalia.

No espaço são disponibilizados equipamentos como: barra para salto, cama, barra polimétrica, barra fixa, espaldar sueco, pantorrilhas, estacar, barras paralelas, pranchas e pista de cooper. O equipamento também possui sistema de iluminação eficientizado e moderno projeto de paisagismo.

Palestras na programação da Consocial

Conferência sobre Transparência Social nos dias 27 e 28

Incentivar a sociedade a participar ativamente no acompanhamento e controle da gestão pública e de fortalecimento da interação entre sociedade e governo. Este é o principal objetivo da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social, que será realizada nos dias 27 e 28 de fevereiro no Centro Comunitário Ederval Fernandes Falcão, no bairro Baraúnas.

O evento será aberto na segunda-feira (27/02/2012), às 19h30, com saudação do presidente da Consocial, secretário municipal da Fazenda Wagner Gonçalves; prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, e demais autoridades presentes. Em seguida o ex-ministro Chefe de Estado da Controladoria Geral da União, Waldir Pires, profere a palestra magna com o tema “Transparência e Controle Social no Brasil – uma necessidade urgente”.

O primeiro dia do encontro será encerrado após leitura, discussão e aprovação do Regimento Interno elaborado pela Comissão Organizadora Municipal. Na terça-feira (28/02), a programação será aberta com a palestra “Portal Transparência Cidadã”, que será ministrada pelo presidente da 1ª Consocial, Wagner Gonçalves (Sefaz).

Os trabalhos seguem com as palestras “Objetivos da Consocial e realce dos seus eixos temáticos”, com Romualdo Anselmo dos Santos – analista de Controle Externo da CGU – Regional Bahia; “Diretrizes e Expectativas para a 1ª Consocial Estadual” com Isis Cristina de Souza – analista técnica da Auditoria Geral do Estado.

Às 10h30 serão abertos os Grupos de Trabalho com leitura e discussão do texto base específico de cada eixo temático. Durante o encontro, as propostas elaboradas serão avaliadas e encaminhadas à Conferência Estadual. A partir das 15 horas haverá eleição dos delegados, discussão e aprovação das propostas prioritárias em plenário e apresentação dos delegados eleitos.

Movimento no Centro de Abastecimento

Opção de compra na segunda-feira de Carnaval

Muitos consumidores aproveitaram a segunda-feira de Carnaval para realizar compras no Centro de Abastecimento. O entreposto comercial tem registrado um grande movimento desde as primeiras horas da manhã de hoje (20/02/2012). O local funciona normalmente durante todo o dia, mas estará fechado no feriado desta terça-feira (21/02).

A comerciária Suzana Conceição aproveitou o dia de folga para comprar frutas na promoção. “A gente encontra tudo aqui com um preço melhor do que em outros lugares da cidade e sempre que dá, o Centro é a minha primeira opção de compras. Hoje encontrei mangas a um preço muito bom”, relata.

O comerciante Claudio Sena diz que os preços também estão atrativos no setor de atacado. “Eu sou proprietário de mercadinho, e para conseguir ter uma margem de lucro, mantendo um preço bom para o meu consumidor, temos que saber onde comprar. E aqui encontramos além de um preço atrativo, muitos produtos de qualidade. É só saber comprar”, explica.

Além de ser uma excelente opção de compras, o Centro de Abastecimento também serve como ponto de encontro ou alternativa de lazer para muitas pessoas. O aposentado Isidoro Filho aproveitou o recesso de Carnaval para encontrar amigos no entreposto comercial. “Não tem nada melhor do que uma cervejinha gelada e um mocofato caprichado no Centro de Abastecimento”, considera.

Nesta segunda-feira o entreposto comercial funciona até às 18h. Na quarta-feira (22) reabre em horário normal.

Rebaixamento de árvores na Praça 2 de Julho

Melhorar o aspecto visual do equipamento público

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos, através do Departamento de Áreas Verdes, está realizando o rebaixamento de árvores na Praça 2 de Julho, nesta segunda-feira (20/02/2012). As ações fazem parte da revitalização do equipamento público, que será totalmente recuperado pelo Governo Municipal.

A Praça 2 de Julho fica localizada na Rua Filinto Bastos, antiga Rua de Aurora, no bairro Barroquinha. O coordenador da ação, Lucas Carneiro, observa que a manutenção irá melhorar o aspecto visual do equipamento público. “No domingo a Coelba executou o serviço em galhos que já estavam sobre a rede de energia e hoje estamos finalizando o rebaixamento”, pontua.

O equipamento também contará com um projeto de paisagismo moderno, iluminação eficientizada e pintura. Funcionários da Sesp também estão trabalhando na recuperação dos canteiros e colocação de pedras portuguesas. A previsão é que os serviços de recuperação da praça sejam concluídos em 15 dias.

Para quem trabalha ou passa pelo local diariamente, a revitalização do equipamento é um desejo antigo. “Este é um espaço muito bom, bastante arborizado, mas que estava realmente precisando dessas melhorias. Acredito que ficará muito bom depois que for concluído”, avalia o mototaxista, Elcimar Carvalho.

O vendedor ambulante Roque de Jesus também não esconde a expectativa em relação a obra. “Vai ser muito bom termos uma praça nova, moderna, e que venha a ser uma opção de lazer para todos nós”, destaca.

Variedade de produtos no Centro de Abastecimento

Consumidores são atraídos pela qualidade e preços acessíveis

Consumidores de Feira de Santana e região encontram no Centro de Abastecimento uma grande variedade de produtos agropecuários e da agricultura familiar. Com 35 anos de existência, o entreposto comercial não é apenas um atrativo para o consumidor que deseja economizar, mas também para comerciantes locais e regionais venderem seus produtos: verduras, frutas, hortaliças, carnes, laticínios, farináceos, produtos artesanais, dentre outros.

Para Valdemar dos Santos, conhecido como seu Vavá, as vendas no local são satisfatórias, principalmente no começo da semana. “Segunda-feira é um dia muito movimentado por causa da presença dos consumidores da zona rural. Coloquei meus três filhos na faculdade com o suor do meu trabalho. Posso afirmar que faço parte da história do Centro de Abastecimento”, orgulha-se.

A farinha, item indispensável na mesa do baiano, é comercializada por Egídio Franco. Ele, que faz parte da história de fundação do entreposto comercial, revela a satisfação em trabalhar no local. “Comercializo no Centro de Abastecimento há 35 anos e tenho orgulho em dizer isto. Este é um local que o consumidor encontra de tudo”, afirma.

Os principais fornecedores de farinha no equipamento são dos municípios de Irará, São Gonçalo dos Campos, Santo Antônio de Jesus, Coração de Maria e alguns distritos feirenses. “É um item que não deve faltar na mesa de um bom nordestino que se preze”, considera Egídio.

O setor de frutas e verduras também é bastante concorrido. O preço, variedade e qualidade dos produtos atraem os consumidores. Edilson Silva, que comercializa há mais de 20 anos no Centro de Abastecimento, destaca que trabalhar no local é certeza de boas vendas.

“Os produtos são bem procurados por serem de alta qualidade e com preços acessíveis. A variedade de frutas é outro fator fundamental para que o cliente compareça semanalmente no entreposto comercial”, ressalta.

O secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburgh, avalia que o Centro de Abastecimento é referência no mercado regulador de produtos agropecuários e da agricultura de subsistência. “Além de fornecer alimentos para a mesa do consumidor, os produtos também abastecem o comércio local e de cidades circunvizinhas”, pontua.

O entreposto comercial funciona todos os dias, com exceção dos domingos. O setor de carnes abre a partir das 4 horas e encerra as atividades às 18 horas. Já o mercado de cereais começa a funcionar às 5 horas e vai até as 18 horas.

Carnaval da Mangueira tem nova data

Festa no distrito de Maria Quitéria vai acontecer em abril

O tradicional Carnaval da Mangueira, realizado há 35 anos no distrito de Maria Quitéria, já tem uma nova data definida. A festa acontecerá nos dias 7 e 8 de abril (sábado e domingo, respectivamente) com diversas atrações para animar os presentes. O evento é promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Neste ano, a festa contará com animação de bandas de pagode, forró, arrocha e axé music. Estão previstas onze atrações, dentre elas, Xodó de Menina, Quixabeira da Lagoa da Menina, No Veneno, Doce Mel, Na Manha, No Grau do Estilo, Mazinho Venturini, Sandro de Castro, dentre outras.

O Carnaval da Mangueira aconteceria nos dias 11 e 12. Mas, em virtude da greve da Polícia Militar da Bahia foi adiado. A medida levou em conta a segurança dos participantes da festa.

Opção de lazer e saúde no Parque da Cidade

Visitantes aproveitam o espaço para a prática esportiva

As pessoas que permanecem na cidade neste feriadão de Carnaval têm uma excelente opção de lazer aliada à saúde no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, instalado no bairro Feira VII. Neste domingo (19/02/2012) o movimento começou logo cedo no equipamento municipal, que funciona das 7h às 17 horas.

Os principais atrativos são as quadras de esportes e o passeio de pedalinho. Mas, os visitantes também podem aproveitar as pistas de cooper, parque infantil, quiosques e área verde para a realização de piqueniques.

O eletricista Jonas Lobo, residente no bairro Eucalipto, reuniu os amigos para a tradicional partida de vôlei no Parque. Ele afirma que ganhou mais qualidade de vida com a prática do esporte. “Jogamos vôlei aqui todos os finais de semana. Também aproveitamos para trazer a família para brincar e se distrair. Além de nos proporcionar mais saúde, o Parque é uma boa pedida para conhecer novas pessoas, reunir amigos, enfim, gosto muito daqui”, afirma.

Jabes Pereira, operador de máquinas, também é frequentador assíduo do equipamento. “Vir para o Parque é melhor do que está no Carnaval. Aqui a gente pode se divertir com a família e os amigos sem expor a vida. É um lugar bonito, calmo”, avalia.

O engenheiro Antonio Roberto aproveitou o domingo para fazer uma caminhada pelos bosques. Ele elogiou a estrutura do Parque da Cidade. “As pessoas precisam conhecer este lugar. Muitos moradores de Feira não sabem que a cidade oferece um parque com tantos atrativos, com uma área verde tão rica. É um local para todas as idades e classes sociais”, destaca.

Na segunda-feira (20/02/2012), o Parque da Cidade, como de costume, estará fechado para manutenção. Na terça-feira (21/02), em virtude do feriado de Carnaval, não vai funcionar. O equipamento reabre na quarta-feira (22/02 a partir do meio dia.

Opções de entretenimento no MAC

Projeto “Quartas de jazz no MAC” será retomado em março

Para continuar atraindo um maior número de visitantes, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) vai retomar a partir do mês março os projetos “Quartas de jazz no MAC” e “Cinema no Museu”. Ambos os projetos foram implantados no segundo semestre do ano passado, com a proposta de levar mais entretenimento para o espaço, administrado pela Fundação Cultural Egberto Tavares Costa.

De acordo com Edson Machado, chefe da Divisão de Artes Plásticas e de Literatura da Fundação, os projetos apresentaram bons resultados. “Como a maioria de nosso público é formada por estudantes, que são estimulados por escolas para realizar a visitação a fim de pesquisas, conseguimos atrair este público também por outras razões, voltadas ao entretenimento”, destaca.

O projeto “Quartas de jazz no MAC”, explica Edson Machado, consiste na apresentação musical do grupo C9 em uma quarta-feira de cada mês. “Os museus de todo o país passaram a aliar as exposições convencionais com algum tipo de evento. São ferramentas válidas para atrair um novo público, principalmente àquele que ainda não consegue ver um museu como opção de entretenimento”, salienta.

Ainda de acordo com Edson Machado, o projeto “Cinema no Museu” será realizado em parceria com o grupo Inovacine, formado por estudantes da Universidade Estadual e Feira de Santana (Uefs). “Os filmes que serão exibidos estão fora do circuito comercial, e as sessões deverão acontecer todas as sextas-feiras, a partir das 18h30”, informa.

Assistência médica garantida 24 horas

Policlínicas funcionam normalmente durante o feriado de Carnaval

As unidades de saúde que prestam atendimento de emergência em Feira de Santana estão funcionando normalmente neste período de Carnaval. A comunidade pode buscar assistência em uma das seis policlínicas do Município, que funcionam todos os dias, 24 horas.

Na Policlínica Osvaldo Monteiro de Pirajá, no Tomba, foram registrados 134 atendimentos de sexta-feira (17/02) até o início da manhã deste domingo (19/02/2012). A equipe de plantão é composta por três médicos clínicos, enfermeiro e quatro técnicos de enfermagem.

De acordo com a enfermeira chefe da unidade, Joyce Vilas Boas, entre as principais causas pela procura por atendimento são hipertensão, gripe e dor abdominal pélvica. Segundo ela, neste período também houve aumento no atendimento a vítimas de acidentes com motocicletas.

“É comum que as pessoas exagerem no consumo de alimentos e bebidas alcoólicas. Esse fator contribui para o aumento na demanda de pacientes na Policlínica durante o final de semana. Os acidentes também são consequência do uso de bebida alcoólica e da imprudência dos condutores”, avalia.

Na Policlínica do Tomba também são oferecidas consultas com ginecologista, neurologista, ortopedista, otorrino, cirurgião geral e proctologista. A unidade dispõe, ainda, de laboratório e serviço de radiologia 24 horas. Além da policlínica instalada no Tomba, a população pode buscar atendimento em outras unidades situadas nos bairros Rua Nova, Parque Ipê, Feira X, George Américo e no distrito de Humildes.

O expediente no Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Hospital da Criança e Vigilância Epidemiológica também permanece sem alteração.

Feira sedia exposição de cavalos no Parque

Evento será realizado no período de 21 a 25 de março

Os cavalos da raça Pampa estarão em evidência em Feira de Santana durante o mês de março, quando o Município sedia pela primeira vez a ExpoPampa Especializada da Bahia, que está em sua terceira edição, e o 1º Campeonato Brasileiro de Marcha Picada da Raça Pampa.

Os eventos, promovidos pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Pampa (ABCPAMPA) e Núcleo Baiano dos Criadores de Cavalo Pampa, serão realizados no período de 21 a 25 de março no Parque de Exposição João Martins da Silva, com apoio da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Ozeny Moraes, Feira de Santana foi escolhida devido à localização estratégica e potencial agropecuário. “O número de criadores da raça tem crescido bastante em Feira de Santana e região. A raça também tem se destacado em diversos eventos agropecuários por todo o Estado”, explica.

Além da exposição de animais e julgamentos, haverá premiações com motos, televisores LCD, aparelhos de DVDs, telefones celulares, dentre outros. “A ExpoPampa será uma ótima oportunidade para negócios e lazer”, afirma Ozeny.

Acidentes de trânsito lideram chamados no 156

Central Disque Denúncia funciona todos os dias, inclusive feriados

As ocorrências no trânsito de Feira de Santana lideram os índices de chamados registrados na Central Disque Denúncia (CDD) 156 neste final de semana. Conforme dados divulgados pela Central, de sexta-feira (17/02/2012) até o início da manhã deste sábado (18/02) já foram registrados 14 acidentes, destes apenas um com vítima.

As demais solicitações neste mesmo período referem-se à poluição sonora veicular (10), trocas e colocações de lâmpadas (08), poluição sonora provocada por bares ou residências (07), terreno baldio (07), estacionamento irregular de veículos (07), remoção de lixo (06), dentre outras.

De acordo com a operadora Renata Silva dos Santos, a demanda de ligações neste final de semana sofreu redução. “Registramos apenas 80 solicitações de sexta-feira até esta manhã. Podemos atribuir essa redução ao feriado de carnaval, já que muitas pessoas saem da cidade”, avalia.

A Central 156, instalada na Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), funciona de forma ininterrupta todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriados. As solicitações, queixas e denúncias recebidas são direcionadas aos órgãos e instituições responsáveis pela prestação do serviço solicitado.

Movimento intenso no Hospital da Mulher

62 atendimentos com 27 internamentos até esta manhã

Referência no atendimento ginecológico e obstétrico em Feira de Santana, o Hospital Municipal Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), localizado no bairro Jardim Cruzeiro, está bastante movimentado neste final de semana. De sexta-feira (17/02/2012) até o início da manhã deste sábado (18/02) já foram registrados 62 atendimentos com 27 internamentos referentes a partos e curetagens.

De acordo com o enfermeiro Mizael Souza, apoio administrativo do hospital, a unidade recebe um número considerável de pacientes oriundos de outros municípios. “A grande maioria das pacientes atendidas são de outras cidades, como Serrinha, Conceição do Coité, Riachão do Jacuípe, Coração de Maria, Santa Bárbara, Tanquinho, dentre outros. Isso se deve ao atendimento humanizado que é prestado às pacientes”, avalia.

A dona de casa Edcleide da Silva Carvalho veio do município de Serrinha para dar à luz ao terceiro filho, o pequeno Enzo David. Ela elogiou o trabalho dos profissionais que atuam na unidade. “O médico que fez o meu parto me deu toda assistência. As enfermeiras também são muito educadas. Gostei muito do hospital e recomendo a outras mulheres, que não têm condições de parir em um hospital particular, a procurar atendimento no Hospital da Mulher”, afirmou.

A estudante Celina Santana também destacou o atendimento humanizado. “Não tenho nenhuma queixa contra o Hospital da Mulher. Não tive condições de ter parto normal, os médicos foram cuidadosos, fizeram a cesárea e estou me recuperando muito bem. Minha bebê também recebeu todos os cuidados, estou amamentando e em poucos dias já vamos para nossa casa”, declarou a mãe de primeira viagem.

A unidade dispõe de 68 leitos para partos normais, seis leitos na UTI Neonatal e sete leitos na UTI de Médio Risco. A equipe de profissionais do Hospital da Mulher é composta por 16 obstetras, 09 anestesistas, 08 pediatras, 10 fisioterapeutas, 06 psicólogos (regime de 24 horas) e 04 fonoaudiólogos.

Além da realização de partos e curetagens, o hospital realiza cirurgias eletivas e dispõe de ambulatório com diversas especialidades. A unidade também mantém um Banco de Leite para assegurar alimento para recém-nascidos.

Para reforçar o estoque, o Hospital da Mulher está realizando a campanha de doação de frascos de vidro com tampa plástica para acondicionamento de leite materno. Podem ser doados frascos de maionese ou café solúvel, por exemplo. Os interessados podem entrar em contato através dos telefones (75) 3602-7155 ou 3602-7156.

Bons negócios na Feira do Livro

Economia de até 80 por cento na compra dos livros didáticos

Há oito anos a Feira de Livros Usados tem oferecido oportunidades de economia para os pais na hora de comprar o material escolar para os filhos. Realizada no estacionamento em frente ao Paço Municipal Maria Quitéria, a feira já se tornou tradição e segue até o dia 03 de março.

De acordo com Nara Martins, uma das idealizadoras da Feira, é possível economizar até 80% na compra de livros didáticos e paradidáticos. Ela lembra que durante a Feira do Livro é possível comprar e vender livros usados.

“Este ano as vendas estão bastante satisfatórias. Enfrentamos alguns imprevistos, como a greve dos policiais militares, a substituição de livros nas escolas e agora o feriado de Carnaval. Mas, nada disso nos desanimou, o movimento foi intenso e esperamos o reaquecimento nas vendas nos últimos dias”, afirma Nara Martins.

Jaci Santos aproveitou a folga no trabalho para finalizar a compra dos livros para seu filho. “A Feira do Livro é realmente um bom negócio. Os livros estão cada vez mais caros nas livrarias e se não buscarmos alternativas gastamos mais do que o nosso orçamento permite. Os livros aqui são realmente mais baratos”, avalia.

A comerciante de livros Claudeci Alves faz um balanço das vendas. “As nossas expectativas estão sendo atendidas. No ano passado o movimento não foi tão intenso como está sendo nesta edição. Já repassei muitos livros que sobraram no ano passado. Graças a Deus, estamos fazendo bons negócios”, comemora.

A Feira do Livro funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados até as 14 horas. Em virtude do Feriado de Carnaval, as vendas estarão suspensas nos dias 20 e 21, retornando na quarta-feira (22/02/2012), às 8 horas.

Reposição de pedras portuguesas em canteiros

Segurança para pedestres ao andar no calçamento

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), dá continuidade aos serviços de recuperação dos canteiros nas principais avenidas da cidade. Os pedestres que transitam pelas avenidas Getúlio Vargas e João Durval Carneiro, além de comerciantes e moradores, já percebem as melhorias. Todos os trechos danificados estão sendo recuperados com a reposição de pedras portuguesas.

A comerciante Edna Cristina Vieira observa que as melhorias vão garantir a segurança dos pedestres ao andar pelos canteiros. “Agora vamos transitar mais tranquilos, sem medo de se machucar ou cair”, afirma. O aposentado Alberto Oliveira destaca a importância dos trabalhos. “Em alguns trechos, os passeios estavam bem danificados e feios. Agora, já é possível perceber as mudanças para melhor”, destaca.

Nas avenidas João Durval Carneiro e Getúlio Vargas estão sendo utilizadas aproximadamente 1.200 metros de pedra portuguesa. O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Carlos Alberto Firpo, assegura que os serviços serão executados ainda em outras vias públicas onde os passeios se encontram danificados. “O centro da cidade também será contemplado”, informa.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111097 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]