Hospital Estadual da Criança alcança mais de 273 mil atendimentos; Unidade é sediada em Feira de Santana

Vista aérea do Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana.
Vista aérea do Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana.
Vista aérea do Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana.
Vista aérea do Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana.

O Hospital Estadual da Criança (HEC), que completou um ano de atividade em agosto do ano passado, tem feito diferença na vida de muitas crianças não apenas em Feira de Santana, mas em todo o estado da Bahia. Até janeiro deste ano, o Hospital – maior em atendimento pediátrico de alta complexidade da rede pública do Norte/Nordeste – já realizou 273.046 atendimentos.

Para se ter ideia do trabalho que vem sendo realizado pelo HEC, atualmente ele dispõe de 156 leitos ativos – com 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (10 Pediátrica e 10 Neonatal) e 37 de emergência – tendo realizado até janeiro deste ano mais de 48 mil atendimentos de urgência e emergência. Além disso, mais de 12 mil consultas já foram realizadas até o último mês de janeiro.

Com seu atendimento de média e alta complexidade sendo um dos principais focos de atuação, mais de 3 mil cirurgias de média e alta complexidade já foram realizadas pelo Hospital – que a partir do mês de março, com aprovação do Ministério da Saúde – contará com oito residentes em Pediatria Geral e quatro em Neonatologia. Estes passarão a ter o Hospital como um campo de estudo e de formação para se tornarem especialistas.

O serviço de apoio diagnóstico e terapêutico também tem demonstrado resolutividade, o que resulta na rapidez do diagnóstico e na eficiência do tratamento. De agosto de 2010, quando foi inaugurado, a janeiro deste ano, 146 mil exames de diagnóstico já foram realizados. Tudo isso com o apoio de seus 941 colaboradores.

De acordo o líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Zé Neto, o Governo do Estado trabalha para que o hospital – recentemente reforçado com a aquisição de um tomógrafo com investimento de R$ 1,6 milhão pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) – possa também prestar atendimento em oncologia infantil e cardiologia infantil.

Para o deputado, “o HEC, que custou aproximadamente R$ 62 milhões ao Governo da Bahia, está entre os melhores hospitais do Nordeste em atendimento especializado e a idéia é fazer com que ele seja, em breve, o maior do Nordeste”. “Para isso, não mediremos esforços, já que entendemos a importância desse equipamento que tem ajudado a salvar a vida de milhares de crianças”, disse Zé Neto.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108849 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]