Em Feira de Santana, 1ª Conferência sobre Transparência Social, no Centro Comunitário Ederval Fernandes Falção. Confira notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Sociedade civil organizada, representantes dos conselhos de políticas públicas e do poder público municipal participam nesta segunda-feira (27/02/2012) e terça-feira (28/02/2012) da 1ª Conferência sobre Transparência Social (Consocial), no Centro Comunitário Ederval Fernandes Falcão, no bairro Baraúnas. O objetivo do encontro é estimular a sociedade para que acompanhem e controlem os gastos com recursos públicos.

A abertura do evento, às 19h30, contará com a presença do prefeito Tarcízio Pimenta; presidente da 1ª Consocial, o secretário municipal da Fazenda, Wagner Gonçalves; e demais autoridades. Em seguida, o ex-ministro Chefe de Estado da Controladoria Geral da União, Waldir Pires, profere a palestra magna com o tema “Transparência e Controle Social no Brasil – uma necessidade urgente”.

As atividades prosseguem na terça-feira com a palestra “Portal Transparência Cidadã”, proferida pelo presidente da 1ª Consocial, Wagner Gonçalves (Sefaz), às 8 horas. Em seguida Romualdo Anselmo dos Santos, analista de Controle Externo CGU – Regional Bahia, fala sobre “Objetivos da Consocial e realce dos seus eixos temáticos”.

Sobre o tema “Diretrizes e Expectativas para a 1ª Consocial Estadual”, a convidada a falar sobre o assunto é Isis Cristina de Souza, analista técnica da Auditoria Geral do Estado. A partir das 10h30, as atividades ocorrem em grupos de trabalho e no período da tarde, às 15 horas, serão escolhidos delegados para representação em conferências a nível estadual.
Mais radares em funcionamento nesta 2ª feira

Reforçar a segurança no trânsito e evitar excesso de velocidade

Novos radares instalados em Feira de Santana estarão funcionando a partir desta segunda-feira (27/02/2012), para reforçar a segurança no trânsito, evitando o excesso de velocidade e a invasão de sinais em pontos críticos de grande fluxo de transeuntes e veículos. Os equipamentos foram instalados em nove pontos estratégicos da cidade, onde o limite de velocidade máxima estabelecido passará a ser 60 Km por hora.

Em apenas um dos pontos, que é o cruzamento entre as avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria, o limite será reduzido para 50 km por hora, por apresentar um maior fluxo de transeuntes. O limite de velocidade considerado será de 60 Km por hora no cruzamento entre as ruas Olímpio Vital e Manoela Matias, e no cruzamento entre a avenida Maria Quitéria e rua Edelvira de Oliveira, em dois sentidos.

A medida valerá também em dois trechos da avenida Francisco Fraga Maia, nas proximidades da Clínica Análise e do Condomínio Santana Tower, onde os equipamentos foram instalados. Os motoristas deverão dirigir com a mesma velocidade também na avenida João Durval, onde os radares foram implantados nas proximidades da Feira da Madeira, nos dois sentidos. A avenida Presidente Dutra também ganhou o equipamento. Na via, o radar foi instalado próximo a Grama Agronegócios.

O secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, observa que os radares reforçam a segurança e visam disciplinar o trânsito. “Assim como outros equipamentos já instalados pela Prefeitura em diversas vias públicas da cidade, os radares também contribuem para evitar acidentes e preservar vidas. Os equipamentos vão garantir a redução de ocorrências nos pontos onde foram instalados”, considera.

Segundo ele, todas as vias que receberam os radares já estão devidamente sinalizadas. “As placas indicativas informando o limite máximo de velocidade já foram instaladas nos locais, para orientar os motoristas”, informa Frankles.

Recadastramento do passe livre até 30 de março

Beneficio garante o acesso gratuito ao transporte coletivo urbano

Os usuários do passe livre que ainda não realizaram o recadastramento para continuarem usufruindo do benefício têm até o dia 30 de março para regularizar a situação cadastral. O passe livre oferece acesso gratuito ao transporte coletivo urbano para portadores de necessidades visuais, mentais, auditivas e físicas.

O recadastramento pode ser efetuado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, na Central de Atendimento Especial, localizada na Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Para recadastrar o passe livre, o usuário precisa apresentar a fotocópia da Carteira de Identidade, do comprovante de residência atual e relatório médico atualizado, a partir do mês de dezembro de 2011.

Diariamente, cerca de 100 pessoas tem realizado o processo na Central de Atendimento Especializada, na SMTT, que está localizada na rua Newton Vieira, s/nº, bairro São João, próximo ao Shopping Boulevard. Os usuários podem tirar suas dúvidas ou fazer reclamações através dos telefones (75) 3603 7311, em horário comercial, ou (75) 3603 7304, telefone do Serviço de Atendimento de Transportes e Trânsito (Servtran), que funciona 24 horas.

Outra Tempestade no Teatro Margarida Ribeiro

Espetáculo traz uma versão do clássico de Shakespeare

O processo de formação da sociedade e uma visita aos personagens de clássicos de Shakespeare. Este é o enredo trazido pelo espetáculo “Outra Tempestade” que será encenado no Teatro Margarida Ribeiro neste sábado (25/02/2012) e domingo (26/02), às 20 horas.

Com direção de Luis Alberto Alonso, e texto de Raquel Carrio e Flora Lauten, com tradução de Luis Alberto Alonso e Ângela Reis, a peça é uma versão do clássico “A Tempestade”, do dramaturgo William Shakespeare. O enredo conta ainda com uma revisita a outras obras do escritor como “Hamlet”, “Romeu e Julieta” e “Macbeth”.

Após temporada de apresentações na capital baiana, o espetáculo visita Feira de Santana e mais três cidades do interior do estado Alagoinhas, Ilhéus e Santo Amaro.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do local por R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia entrada). O Teatro Municipal Margarida Ribeiro está situado na rua José Pereira Mascarenhas, s/n, bairro Capuchinhos. Mais informações através do telefone (75) 3625 – 9533.

Celebração das Culturas do Sertão em Feira

Evento acontece entre os dias 6 e 11 de maio com apoio da Seagri

O Município de Feira de Santana vai sediar uma verdadeira comemoração das culturas entre os dias 06 e 11 de maio. Trata-se da Celebração das Culturas do Sertão, uma iniciativa da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri).

Na oportunidade, a “Princesa do Sertão” vai reunir estudiosos, sanfoneiros, cantoria, repentistas, exposições vinculadas a artes visuais e lançamento de filmes, além da Literatura de Cordel. Haverá, ainda, palestras sobre a cultura sertaneja no Brasil, exposições de fotografias, lançamentos de livros, rodas de conversa com sabedores da cultura sertaneja e culinária específica do sertão.

O evento será aberto em Salvador, no dia 5 de maio, no Teatro Castro Alves, e terá continuidade em Feira de Santana, no Centro de Cultura Amélio Amorim e Parque de Exposição João Martins da Silva. Inclusive, a iniciativa foi discutida entre o secretário municipal da Seagri, Ozeny Moraes, e o membro do Conselho Nacional de Política Cultural, coordenador do Núcleo do Sertão da Secult, Washington Queiroz.

A principal perspectiva de Queiroz é que a Celebração das Culturas do Sertão seja inserida no calendário cultural do estado da Bahia e torne-se um patrimônio estadual. “Esta celebração é uma forma de chamar a atenção de todos nós e difundir todo esse manancial que precisa ser incentivado. Espero que o sertão realmente seja absorvido por todos nós como ambiente propício à criação e fruição das grandes manifestações”, salienta.

Durante o evento, acrescenta Queiroz, vai acontecer um desfile de vaqueiros de diversos municípios pela cidade, a fim de divulgar a realização. Devem estar presentes vaqueiros de Serrinha, Conceição do Coité, Valente, Ipirá, Irará e Chorrochó, além de Feira de Santana. Os melhores vaqueiros serão premiados.

Segundo o secretário Ozeny Moraes, a Prefeitura de Feira de Santana vai apoiar o evento com o serviço logístico, a exemplo da disponibilidade do Parque de Exposição e organização do trânsito, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

“Teremos um grande evento em Feira de Santana. É a oportunidade de reunir vaqueiros das cidades com uma economia voltada para a agropecuária e difundir esta cultura”, ressalta o secretário. A reunião também contou com a presença da coordenadora Macroterritorial da Secult, Aloma Galeão; e coordenadora do Centro de Cultura Amélio Amorim, Marilu Costa.

Poda de árvores na Praça 2 de Julho

Equipamento será reinaugurado na próxima sexta-feira

O serviço de poda das 20 árvores situadas na Praça 2 de Julho está sendo concluído neste domingo (25/02/2012). A ação está sendo executada por prepostos do Departamento de Área Verdes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. O trabalho conta com o suporte da Coelba (Companhia de Eletricidade da Bahia), que efetua a poda de galhos próximos a rede elétrica.

A poda das árvores faz parte das obras de revitalização da Praça 2 de Julho. O diretor do Departamento de Áreas Verdes, Jurandir Borges, observa que o serviço resultará tanto na melhoria do aspecto visual do equipamento público, quanto na prevenção de acidentes. “Estamos fazendo esse rebaixamento, devolvendo o equilíbrio para as árvores”, destaca.

Paralelo ao serviço de poda, a Secretaria de Serviços Públicos está executando a recuperação dos canteiros e piso da praça. A iluminação também está sendo eficientizada no interior e entorno do equipamento. A partir desta segunda-feira (26/02/2012) também será iniciada a implantação do projeto paisagístico.

O secretário de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, diz que vários serviços serão executados durante esta semana nesta região da cidade. “Além de entregar a população um equipamento totalmente revitalizado, vamos realizar serviços de varrição, retirada de terra, sacheamento (retirada de mato no calçamento) e pintura de meio fio em toda a região nas proximidades da Praça 2 de Julho”, revela.

A Praça 2 de Julho fica localizada na Rua Filinto Bastos, antiga Rua de Aurora, no bairro Barroquinha. O equipamento público está sendo totalmente revitalizado pelo Governo Municipal e será reinaugurado pelo prefeito Tarcízio Pimenta na próxima sexta-feira (02/03/2012).

Encerramento do Verão no Parque

Atividades de lazer e entretenimento atraíram grande público

As pessoas que foram ao Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, neste domingo (26/02/2012), puderam desfrutar de inúmeras atividades de lazer e entretenimento. O encerramento do projeto Verão no Parque atraiu muitas crianças, jovens e idosos. Na oportunidade também foram conhecidos os vencedores do concurso de redação “Feira Cresce a Gente Cuida”.

Os prêmios foram entregues pelo prefeito Tarcízio Pimenta e secretário de Educação, José Raimundo Azevedo. O primeiro colocado foi o estudante de 7ª série da escola Gamaliel, Hygor dos Santos Ramos, que ganhou um notebook. “Esta foi uma iniciativa muito importante para incentivar a leitura e escrita para as nossas crianças”, destacou o prefeito. Também foram premiadas: Tayline dos Santos, 2ª colocada e Arlete Anunciação da Silva, 3ª colocada.

O secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, diz que a quantidade de pessoas presentes no encerramento reflete o sucesso do projeto Verão no Parque. “Esta é uma iniciativa que tem o objetivo de proporcionar o lazer e entretenimento para toda a família, e oportunizando que todos possam desfrutar deste espaço”, ressalta.

Para o pequeno Gabriel Figueiredo, de 10 anos, o Touro Mecânico foi o principal atrativo. “É muito emocionante. Balança igual a um touro de verdade. A gente se sente um peão de rodeio”, declarou. Já para Raquel Carneiro, de oito anos, brincar no pula-pula parece ser algo incansável.

“Estou brincando desde a hora que cheguei, parei um pouquinho para fazer um lanche, mas voltei logo. E estou pulando cada vez mais alto”, comemora. Enquanto a filha se diverte no pula-pula, o torneiro mecânico Alex Araújo aproveitou a manhã deste domingo para encarar um vôlei de areia.

“Para a gente que trabalha a semana toda, não existe nada melhor que uma partida de vôlei ou futebol para tirar o estresse. O Parque da Cidade está de parabéns por oferecer a todos nós tantas opções de lazer em um único espaço. A nossa cidade precisa muito disso”, considera Alex.

O encerramento do Projeto Verão no Parque contou ainda com brincadeiras infantis, apresentação do grupo Tambores Proféticos, apresentação de grupo de capoeira, apresentação teatral (espetáculo A Floresta de Mariquita), trenzinho, distribuição de lanches para crianças e mudas frutíferas para a população.

Parque da Cidade poderá ter kartódromo

Projeto foi apresentado ao prefeito Tarcízio Pimenta nesta manhã

O Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho poderá oferecer em breve uma nova alternativa esportiva e de lazer à população, em especial, para os amantes de automobilismo: um kartódromo. O projeto de implantação de uma pista de kart no equipamento público foi apresentado ao prefeito Tarcízio Pimenta na manhã deste domingo (26/02/2012).

O gestor municipal acredita que execução deste projeto irá proporcionar um novo atrativo ao Parque da Cidade. “Vamos estudar a melhor forma de executar esse projeto e a idéia é ampliar o leque de opções de entretenimento das pessoas que visitam o Parque. E o kart é sem dúvidas uma boa alternativa”, avaliou.

O projeto está sendo desenvolvido pela empresa KP Entretenimento. De acordo com Marcos Yuri, um dos coordenadores da iniciativa, o kartódromo do Parque da Cidade poderá oferecer aulas de pilotagem, promover competições, dentre outras atividades visando difundir o esporte na cidade.

“Temos um local bastante apropriado, que é esta área do heliporto, e vamos trazer para cá nove carrinhos de kart. É um esporte aberto para pessoas entre 10 e 60 anos de idade e contra-indicado apenas para cardíacos. Teremos aqui todos os equipamentos de proteção, macacão, luva, capacete, e será uma ótima alternativa de diversão”, considerou.

O diretor do Parque da Cidade, Ricardo Brandão Correia, diz que a idéia é abrir as portas para todas as modalidades esportivas. “Teremos aqui o kart, o paintball, apresentação de Willy (acrobacias em motos), e estamos abertos a todos os praticantes de esportes radicais quanto a novas sugestões, assim como o skate, Le parkour, dentre outros”, pontuou.

Mais de 300 cartões SUS emitidos diariamente

Horário de funcionamento estendido para atender a demanda

Com o objetivo de ampliar o número de emissões do Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alterou o horário de funcionamento do setor responsável pela emissão do documento. O expediente, que antes era das 7h30 às 13h30, passou a ser das 8h às 17 horas. Outra medida adotada para atender a grande demanda será a realização de um mutirão, que acontecerá no próximo sábado (03/03/2012), das 8h às 17 horas.

Conforme a coordenadora do setor Cartão SUS, Sônia Maria Novais Vasconcelos, mais de 300 cartões estão sendo emitidos diariamente. “Somente de quarta-feira a sexta-feira da semana passada, emitimos 996 cartões. A demanda tem aumentado nos últimos dias porque o Ministério da Saúde (MS) estabeleceu, através da portaria nº 940, a obrigatoriedade da apresentação do cartão para a realização de procedimentos hospitalares e ambulatoriais”, explica.

Ela observa que a portaria estabeleceu como prazo janeiro de 2012 para obrigatoriedade da apresentação do cartão. “As unidades da rede municipal de saúde já estão solicitando aos pacientes que apresentem o cartão. Entretanto, como prevê a portaria, a inexistência ou ausência do cartão não se constituem impedimentos para a realização do atendimento de caráter emergencial em qualquer estabelecimento de saúde”, salienta.

Ainda de acordo com Sônia Maria, o Ministério da Saúde também orientou empresas privadas a incentivarem os funcionários a solicitarem a emissão do Cartão SUS junto à Secretaria. “Até mesmo aquelas pessoas que possuem planos de saúde devem fazer o cartão. Em situações como acidente de trabalho ou de trânsito, nas quais o cidadão pode não estar portando a carteira do plano de saúde, ou acontecer de se encontrar numa cidade que não tenha cobertura do plano, o Cartão SUS deverá ser solicitado no momento do atendimento em unidades da rede pública de saúde”, salienta.

Para a emissão do Cartão SUS, são solicitados os seguintes documentos: RG, certidão de casamento, certidão de nascimento ou carteira de habilitação e comprovante de endereço. Apenas pessoas residentes em Feira de Santana podem solicitar o cartão, cuja entrega é realizada na mesma hora. Além do seu próprio cartão, cada pessoa poderá solicitar mais um, desde que seja de um familiar.

Roteiro de coleta de resíduos sólidos

Recolhimento do lixo obedece a um cronograma específico

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) realiza regularmente a coleta de resíduos sólidos na cidade seguindo um cronograma específico. O recolhimento é feito em dias e horários diferenciados para atender todos os bairros de Feira de Santana. Os serviços de limpeza são realizados pela empresa Viva Ambiental. A destinação final dos resíduos sólidos é encaminhada para o Aterro Sanitário do Município, que funciona normalmente desde a última quarta-feira (16/02/2012), obedecendo aos critérios de cobertura, compactação e impermeabilização do lixo.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, é importante que o roteiro seja divulgado para que a comunidade tome conhecimento dos dias e horários de coleta. “Solicitamos a ajuda da população para que o lixo domiciliar seja depositado nos dias e horários estabelecidos, evitando assim sujeira e proliferação de insetos e doenças infecciosas”, explica.

Na segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira o recolhimento é realizado em período diurno nos bairros Parque Ipê, Parque Sabiá, Rocinha, Cidade Nova, Centenário, Milton Gomes, Novo Horizonte, George Américo, Morada das Árvores, Gabriela I, II e III, Caraíbas, Pampalona, Asa Branca, Sítio Novo, Campo do Gado Novo.

Nesses dias, a coleta é realizada ainda nos conjuntos ACM, Feira V, Loteamento Modelo, Feira VI, Luma Torres, Homero Figueiredo, Arco Íris, José Ronaldo, João Paulo e Viveiros. Já no período noturno, a coleta é realizada no bairro São João, Ponto Central, Queimadinha (Lagoa do Geladinho e Fonte da Lili), Baraúnas, Galiléia, Sobradinho, Jardim Cruzeiro, e Caseb.

Já na terça-feira, quinta-feira e sábado a coleta é realizada diurnamente nos seguintes bairros: Fraternidade, Panorama, Terra Dura, Sítio Matias Sérgio Carneiro, Tomba, Tamandari, Vila Verde, Limoeiro, 35º BI, Aviário, Liberdade, Mangabeira, Parque Brasil, Agrovilla, Alto do Papagaio, Jardim Santana, Rua Nova, Calumbi Conceição I e II, Santo Antonio dos Prazeres, Alto do Rosário, Santa Mônica II eJussara.

O serviço contempla ainda os bairros Lagoa Salgada, Muchila II, Nova Esperança e Monte Pascoal, além dos conjuntos Feira VII, Feira X, Viveiros, Feira IX, Paulo Souto, Luanda, Francisco Pinto, Sérgio Carneiro e Luciano Barreto. À noite o recolhimento é feito nos bairros Santa Mônica I, Brasília, Serraria Brasil, Capuchinhos, Pedra do Descanso, Muchila I, Bem-Te-Vi, Vila Olímpia, Chácara São Cosme, Jardim Acácia, Olhos D’Água, Luís Eduardo Magalhães e Jomafa.

A coleta de lixo hospitalar, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Postos de Saúde da Família (PSF), por sua vez, é realizada na segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, a partir das 8 horas. No centro da cidade, principais avenidas, rodoviária, Feiraguai e no Centro de Abastecimento o recolhimento é realizado à noite, diariamente.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106777 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]