EBDA apresenta relatório anual de atividades do Centrecapri

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Com objetivo de fortalecer e capacitar a agricultura familiar, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), divulgou nesta sexta-feira (24/02/2012) o relatório anual de atividades do Centro de Formação de Agricultores Familiares de Jaguararí (Centrecapri), mostrando os benefícios obtidos pela comunidade do distrito de Pilar, onde está instalado.

Inaugurado em 1998, o Centrecapri capacita os agricultores familiares da região para a produção agrícola, com ênfase na agricultura familiar. No ano passado, os técnicos da EBDA ministraram oito cursos de processamento artesanal de leite de cabra, sete de manejos alimentar, reprodutivo e sanitário, de caprinos e ovinos, e ainda curso de corte e costura industrial.

Além de capacitação, os técnicos incentivaram e ajudaram os moradores na construção de dissipadores de energia, que servem para a retenção de solo em terrenos com erosão. Eles incentivaram também o plantio de árvores nativas, a preservação da caatinga e projetaram duas barragens subterrâneas, no município de Curaçá e na Fazenda Mandim, em Jaguararí.

As ações desenvolvidas em 2011 serviram para fortalecer a comunidade, que já produz queijos, iogurtes e licor, comercializados na região de Juazeiro. Com os cursos de caprinos, os agricultores se aperfeiçoaram no manejo e nas condições de tratamento do animal, aumentando a produtividade.

Já o curso de corte e costura proporcionou as mulheres agricultoras uma segunda fonte de renda.
Para esta atividade, a EBDA doou a comunidade, 12 máquinas industriais e, hoje, as alunas do curso estão produzindo peças variadas de roupas, que são comercializadas em feiras livres.

Ainda no relatório anual, foi divulgado pela Empresa, as metas para 2012, como a concretização de parcerias e convênios com a Embrapa, Uneb, e prefeitura, bem como a obtenção de um selo de certificação para os produtos oriundos do leite, que venham a contribuir com o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115159 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.