DESENBAHIA garante crédito para catadores que atuam no Carnaval

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Para promover melhores condições de trabalho aos catadores de material reciclável da Região Metropolitana de Salvador (RMS), o Governo do Estado, por meio da Agência de Fomento do Estado da Bahia (DESENBAHIA), irá conceder um total de R$ 86 mil em financiamentos para quatro cooperativas que atuam na coleta e comercialização de resíduos sólidos durante o Carnaval. Com a coordenação da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), a linha de crédito e o apoio aos trabalhadores integram as ações do programa Vida Melhor.

Com o empréstimo, as cooperativas terão maiores condições de comprar o material coletado pelos catadores avulsos que, além de gerarem renda, contribuem para a preservação do meio ambiente. O financiamento às cooperativas terá juros de 0,5% ao mês e pagamento feito em parcelas iguais. O objetivo é capitalizar os catadores de latinha para elevar o estoque da coleta e permitir o comércio de material a preços justos.

Além do financiamento, o governo garante alimentação, depósitos de coleta e armazenamento, equipamentos individuais de proteção como luvas e bonés. A iniciativa é do projeto ‘EcoFolia Solidária: O trabalho decente preserva o meio ambiente’, que tem como objetivo a inserção socioprodutiva desses trabalhadores.

De acordo com o gerente de Microfinanças da DESENBAHIA, Marcelo Mesquita, as condições são vantajosas. “O custo do empréstimo é baixo. Também damos um prazo de pagamento que seja adequado à vazão do estoque grande que eles acumularem durante o Carnaval. No ano passado, foram recolhidas mais de 50 toneladas de latinha na festa. O prazo da linha de crédito depende do volume e da capacidade que eles têm, sem afetar o preço de mercado.”

Os empréstimos serão concedidos às cooperativas de Catadores de Nova República (CANORE); de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (CAMAPET); de Reciclagem da Bahia (COOPERES); e de Reciclagem, Meio Ambiente e Promoção da Cidadania (RECICOOP).

*Com informação : Secom BA

 

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114963 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.