
Em pronunciamento realizado na Assembleia Legislativa (AL) nesta quinta-feira (23/02/2012), a deputada estadual Graça Pimenta (PR) descreveu a situação das estradas baianas. A BA-502, que liga Feira de Santana a São Gonçalo dos Campos e tem fluxo diário que chega a doze mil veículos, foi utilizada como exemplo pela parlamentar.
“Entre os problemas da BA-502 estão: falta de acostamento, vegetação que avança sobre a pista e animais soltos ao longo da estrada, além de desnível entre os limites laterais da rodovia e as áreas ao redor. Reforço a necessidade do governo estadual melhorar as condições de trafegabilidade nesta via. Caso as obras não sejam realizadas, os cidadãos correm sério risco de perder a vida”, afirma.
Em 2011 foram registrados 104 acidentes só no trecho entre os dois municípios citados. Nos desastres, 22 pessoas perderam a vida. “Esse é o resultado da falta de melhorias na estrada. Para resolver o problema, venho cobrando ações que beneficiem a todos os cidadãos. As condições de trafegabilidade nas rodovias são fundamentais para que seja possível viajar de forma tranquila e com o menor risco possível de acidentes”, frisa Graça Pimenta.
Em junho de 2011 a parlamentar indicou que a Secretaria de Infraestrutura da Bahia realizasse a duplicação e construísse o acostamento da via, pelo menos no trecho entre Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos. A BA-502, além de ser utilizada pelos moradores das cidades que ficam naquela região, é usada também pelos motoristas que fazem o transporte de materiais vindos de várias partes do Brasil para o Centro Industrial do Subaé (CIS), localizado em Feira de Santana, ou que levam os produtos do parque industrial para diversas partes do país.