Casa da ONU amplia relação de Salvador com o mundo

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

No 65º aniversário da Organização das Nações Unidas (ONU), Salvador ganha o Escritório Compartilhado da ONU na Bahia, o primeiro do país. Na manhã desta sexta-feira (26), o Sistema das Nações Unidas no Brasil promoveu a solenidade de inauguração da nova sede, no Palácio Rio Branco, na Praça Municipal. Na programação, houve apresentações musicais e a exposição fotográfica ‘Nações Unidas e Brasil: 65 anos de cooperação, 65 anos de realização’.

Participaram do evento, o residente da ONU no Brasil, Jorge Chediek, o prefeito João Henrique e o governador do Estado Jaques Wagner. O prefeito destacou a importância da casa para a projeção internacional da capital baiana. “A parceria com a ONU é cumprimento de uma meta perseguida há seis anos em tornar Salvador uma cidade de destaque no cenário internacional”, observou.

O prefeito também ressaltou a importância da criação da Secretaria de Relações Internacionais, atual Assessoria de Relações Internacionais, na sua primeira gestão, para a atração do escritório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em um primeiro momento, que fomentou a implantação da Casa da ONU, na capital baiana. Na ocasião, João Henrique destacou a construção de uma agenda positiva para a cidade, o projeto pioneiro da Prefeitura, Salvador Sustentável – Copa Verde, e o crescente índice de empregabilidade na capital, nos últimos anos.

A Casa da ONU funciona em um espaço no Elevador Lacerda, cedido pela Prefeitura Municipal. Com a implantação da casa, cinco agências ligadas ao Sistema ONU estarão reunidas no mesmo prédio em Salvador. O PNUD o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Fundo de População para as Nações Unidas (UNFPA), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrário (FIDA).

Em seu pronunciamento, o coordenador residente da ONU no Brasil agradeceu ao prefeito pela disponibilização do espaço, considerando que o objetivo maior do escritório é a promoção de ações voltadas para combater a injustiça e a desigualdade social. “É uma honra trabalhar na Bahia, no Brasil”, atestou Chediek.

O governador do Estado destacou o aspecto multicultural de Salvador e falou sobre a importância da instituição para a construção de uma sociedade mais justa e mais humana. Wagner também fez uma comparação entre a implantação da casa com o descobrimento do Brasil. “Foi pela Bahia que o Brasil começou e agora é pela Bahia que iniciamos um outro momento na história do país”, concluiu Wagner.

Articulação – A instalação das cinco agências em um único ambiente favorece a melhor articulação, proporcionando a elaboração de projetos mais completos. Com a maior proximidade física, os agentes da ONU têm mais oportunidade de atuar de forma mais integrada.

Isto representa uma grande oportunidade de projeção internacional para a capital baiana. O que implica na possibilidade de formação de novas parcerias e a atração de recursos técnicos e financeiros, permitindo o acesso a relatórios, informações e bases de conhecimento das Nações Unidas. Aspecto que potencializa a integração de Salvador à agenda de visitas do sistema organização.

Outra vantagem para Salvador é a exportação de políticas públicas locais eficientes, facilitando a coordenação de projetos focados e adaptados à realidade local, contando com a experiência de técnicos da ONU que conhecem o perfil de Salvador.

Com essas políticas, pretende-se mobilizar a sociedade civil e o setor privado quanto ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) e outras agendas internacionais, gerando oportunidades de desenvolvimento de estudos de padrão internacional para identificar os desafios e as potencialidades para a promoção da sustentabilidade de Salvador, a partir das intervenções na sua estrutura urbana, econômica e cultural, bem como a partir da atração de parcerias com outros atores da cooperação internacional.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141147 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário