Brasil e Moçambique prometem combater doenças tropicais até 2020

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Países firmaram Declaração de Londres sobre parceria internacional para combater 10 enfermidades em uma década; iniciativa tem apoio da Fundação Bill & Melinda Gates e da Organização Mundial da Saúde, OMS.

Os governos do Brasil e de Moçambique estão participando de uma parceria internacional para combater 10 doenças tropicais até 2020.

A iniciativa, anunciada nesta segunda-feira em Londres, foi firmada no Royal College of Physicians. A parceria é considerada a maior colaboração coordenada de combate a doenças tropicais. Participam do projeto 13 empresas farmacêuticas, a Organização Mundial da Saúde, o Banco Mundial e a Fundação Bill e Melinda Gates.

Novos Remédios

Batizada de “Declaração de Londres sobre Doenças Tropicais Negligenciadas”, a ação deve ajudar a melhorar a vida de cerca de 1,4 bilhão de pessoas, em todo o mundo, afetadas pelas doenças tropicais. Entre elas estão: leishmaniose, doença de Chagas, hanseníase, tracoma e doença do sono.
Os governos de Bangladesh, Brasil, Moçambique e Tanzânia, onde as doenças tropicais são endêmicas, informaram que irão implementar planos integrados para combater o problema, além de investir mais dinheiro na prevenção.

O ministro da saúde moçambicano, Alexandre Manguele, contou que o governo já tomou as medidas para eliminar as doenças tropicais e reforçou o compromisso do país com o controle.

Pesquisa e Desenvolvimento

Já o Brasil foi representado no encontro por Jarbas Barbosa, do Ministério da Saúde.

A medida inclui a troca de experiências para acelerar a pesquisa e o desenvolvimento de novos remédios contra as doenças tropicais. A Fundação Bill & Melinda Gates informou que doará à iniciativa US$ 363 milhões, equivalente a R$ 617 milhões, para os próximos cinco anos.

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, afirmou que os trabalhos coordenados da OMS com pesquisadores, parceiros e indústria farmacêutica têm ajudado a mudar a situação das doenças tropicais.

*Com informação: Rádio Onu

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108004 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]