Assistência Técnica e Extensão Rural é tema de conferência em Juazeiro

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

As diretrizes, prioridades e estratégias para as políticas Estadual e Federal de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), foram discutidas durante a primeira Conferência Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) realizada, nesta segunda-feira (27), no auditório da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), em Juazeiro. A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada a Secretaria da Agricultura (Seagri), foi uma das organizadoras do evento.

“A EBDA como órgão responsável pelas ações de ATER no Estado ratificou em seu planejamento anual voltado ao território do Sertão do São Francisco, a prestação de assistência técnica com qualidade para 50 mil agricultores familiares. A meta até 2015 é contemplar 200 mil. Para atingir este objetivo cada técnico deve assistir 100 agricultores familiares”, disse o técnico da EBDA e representante da empresa na conferência, Edson do Couto.

Durante o encontro, os participantes discutiram cinco eixos temáticos: ATER para o desenvolvimento rural sustentável; ATER para a diversidade da agricultura familiar e a redução das desigualdades; ATER e políticas públicas; Gestão, financiamento, demanda e oferta de serviço de ATER; Metodologia e abordagens de extensão rural.

Na Conferência Territorial foram eleitos delegados territoriais para participar da I Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (CEATER), a ser realizada entre os dias 14 e 16 de março, em Salvador.

Além de instituições públicas, participaram da conferência membros das diversas organizações e movimentos sociais característicos do território, tais como: assentados de reforma agrária, quilombolas, beneficiários de programas de créditos, pescadores, silvicultores, colonos, ribeirinhos, agroextrativistas e posseiros.

A Universidade Estadual da Bahia (Uneb), a Federação dos Trabalhadores da Agricultura (FETAG), o Instituto Regional da pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), e o Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (SASOP) participaram da comissão organizadora da Conferência.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108896 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]