Alemães vão conhecer instalações do Parque Tecnológico da Bahia

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Empresários alemães liderados pelo prefeito da cidade de Kaiserslautern vão estar em Salvador nesta quinta-feira (dia 1º) para conhecer as instalações do Parque Tecnológico da Bahia, na Avenida Paralela, em Salvador. A visita será às 14h, mas antes a comitiva participa de um evento na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, na Avenida Tancredo Neves.

A programação começa às 9h, com o prefeito de Kaiserslautern, Klaus Weichel, falando dos objetivos da missão e sobre o ecossistema de ciência e tecnologia na cidade alemã, que possui um parque tecnológico que é referência em toda a Europa. Em seguida, o diretor do Instituto Fraunhofer Hans Dieter Rombach vai abordar a pesquisa em engenharia de software e as perspectivas de parceria com a Bahia. Depois será a vez do diretor do Centro de Projetos Fraunhofer-UFBA, Manoel Mendonça apresentar a parceria entre a Universidade Federal da Bahia e o instituto alemão. Fechando a programação da manhã, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, apresenta os investimentos e novas perspectivas para o Parque Tecnológico.

No dia seguinte, 2 de março, a comitiva alemã participa, na Governadoria, da assinatura do convênio visando a criação do Centro de Projetos Fraunhofer em Engenharia de Software e Sistemas no Parque Tecnológico da Bahia. O convênio será assinado às 15 horas pelo governador Jaques Wagner, pelo secretário Paulo Câmera, pela reitora da UFBA, Dora Leal e por representantes do instituto alemão.

Essa parceria é resultado do esforço do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Paulo Câmera, que entende que o Parque Tecnológico da Bahia não pode trabalhar isolado da comunidade científica mundial. O Centro de Projetos Fraunhofer vai atuar no Tecnocentro, prédio central do Parque Tecnológico. “Estamos trazendo para a Bahia uma das principais organizações europeias de pesquisa aplicada e será o primeiro Centro de Projetos do Instituto Fraunhoufer no Brasil”, destaca o secretário.

O Instituto Fraunhofer é uma organização com 15.000 cientistas distribuídos em 60 centros de pesquisa e uma das mais bem sucedidas do mundo na transferência de tecnologia entre universidades e empresas. O Centro que vai funcionar na Bahia terá cerca de 30 profissionais envolvidos da UFBA, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Alemanha.

A atuação na Bahia será voltada para engenharia de softwares e sistemas de computação, uma das áreas de conhecimento mais estratégicas para o desenvolvimento da ciência e tecnologia do país. Esta iniciativa conjunta colocará o Estado em uma posição única no mundo na área de pesquisa em software.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123149 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.