Skol invade o carnaval de Salvador e lança promoção nacional que levará consumidores para os melhores Carnavais do Brasil por terra, céu e mar

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Em um formato totalmente inovador, a Skol, líder no mercado nacional, convida seus consumidores para invadir os melhores Carnavais do Brasil por terra, céu e mar e fazer deste o melhor Carnaval de todos os tempos. Em Salvador, a marca traz uma série de novidades para agitar a maior festa de rua do planeta. Em 2012, o Trio Skol Folia abandona as cordas e presenteia o folião baiano com apresentações gratuitas da banda Chiclete com Banana e do cantor Tuca Fernandes. Outra novidade da marca é a Skolta Skol e o Skenta Skol, presente nos blocos dos ícones do carnaval baiano, Bel Marques, Durval Lelys e Tuca Fernandes. A marca também traz novidades para o badalado Camarote Skol que vai se transformar em umverdadeiro quartel general com vista direta para o Circuito Barra-Ondina, muito conforto e atrações exclusivas. Além disso, a Skol patrocina ainda 15 blocos e oito camarotes, entre eles o Bloco Camaleão, Me Abraça e Harém, Camarote do Reino, Planeta Othon, Nana, dentre outros.  Este ano, a Skol abre a festa com uma ação inédita: a banda Chiclete com Banana sobe no Trio Skol Folia, na quinta-feira, dia 16 de fevereiro, no Campo-Grande, e realiza uma apresentação sem cordas, um presente para o folião baiano. Na praça Castro Alves, a banda Oito7Nove4, composta por Rafa Marques e Pipo Marques, filhos de Bel Marques, vocalista do Chiclete, aguarda a chegada dos ‘chicleteiros’, em um momento de encontro dos trios, resgatando uma antiga tradição carnavalesca. Na segunda-feira, penúltimo dia de festa, é a vez do Trio Skol Folia e Bloco Balada estarem juntos no circuito Campo Grande com o cantor Tuca Fernandes.  A marca também traz para Salvador mais uma inovação, a Skolta Skol.

O tradicional carro de apoio dos blocos será transformado na “Skolta do Nana” e na “Skolta do Balada”, por exemplo. O espaço, que será totalmente customizado, contará com uma estrutura VIP, com sofás, puffs, bares exclusivos, etc. O público terá a sensação de estar em um “camarote ambulante”.  Atendendo a uma necessidade dos foliões, a Skol criou uma área exclusiva instalada no local da concentração dos trios chamada Skenta Skol. O espaço conta com uma estrutura climatizada, com bares e banheiros exclusivos. As ações proporcionam mais conforto e diversão para os foliões dos blocos de Bel Marques, Durval Lelys e Tuca Fernandes dentre outros.  Para esquentar o clima, a marca também fará pool parties, festas nas piscinas dos principais hotéis de Salvador. Durante a entrega de abadas, serão realizadas ações de distribuição de brindes e Skol para os foliões, além de ações de guerrilha, onde helicópteros farão performances nos circuitos da festa.  Carnaval no Brasil A marca preparou uma promoção nacional, chamada Operação Skol Folia, que vai levar seus consumidores para curtir durante 5 dias os Carnavais de Salvador (BA), Recife e Olinda (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Ouro Preto (MG).  “O Brasil é um país muito grande, com Carnavais bem distintos e com características bem particulares. Mas é unanime que todos têm em comum muita festa, alegria e curtição entre amigos, assim como a Skol. Por isso, este ano, a marca decidiu proporcionar para seus consumidores a possibilidade de participar de todos os melhores Carnavais do Brasil. São 5 dias, 5 cidades, 5 folias e o melhor Carnaval que você poderia ter”, conta Pedro de Sá Earp, diretor de marketing de Skol.  Promoção Essa experiência completa de Carnaval ganha um aditivo que tem o perfil da marca: toda promoção vai acontecer através de um game online no site de Skol e na fanpage da marca no Facebook.  A promoção é uma corrida virtual pelas cidades de Recife, Olinda, Ouro Preto, Rio de Janeiro e Salvador. Para participar o público deve criar uma tropa com 3 amigos e convocar outros amigos para ajudar sua tropa alistando-se nos demais grupos pelo Facebook. Outra forma de pontuar é completando as diversas tarefas, que ajudam a tropa a avançar mais rapidamente no percurso.  As duas primeiras tropas de amigos que chegarem ao final vão ganhar a melhor viagem de Carnaval de suas vidas: 5 dias invadindo os melhores Carnavais do país de navio, jatinho e jipe. Além do grande prêmio final, os soldados poderão ganhar kits customizados da Operação Skol Folia. Kits de Guerra com mochila, algema, cantil e sinalizador por tropa, além de mini-geladeiras de Skol, poderão ser conquistados pelas tropas durante a promoção.  Depois de todas as etapas concluídas, no dia 10 de fevereiro, a Skol vai divulgar por meio de suas redes sociais as tropas vencedoras do grande prêmio final.  Patrocínios Regionais “Estamos fazendo uma grande promoção nacional, que vai envolver os foliões de norte a sul do país, mas regionalmente construímos parcerias importantes com as principais atrações de carnaval de cada cidade, que são fundamentais para proporcionar um carnaval ainda mais vibrante para cada uma dessas regiões”, conta Pedro.  Em Pernambuco, a Skol é patrocinadora oficial do Carnaval de Recife há quase uma década e de Olinda há cinco anos consecutivos, além de ser parceira do Galo da Madrugada. A marca também traz para os foliões a Casa Skol no Recife Antigo, um quartel general em Olinda, o Camarote Skol no Galo da Madrugada e o patrocínio do tradicional Bloco Homem da Meia Noite. Entre as ações estão também, trios com atrações nacionais no Galo da Madrugada e apoio as principais prévias carnavalescas, como o “Olinda Beer”, “Enquanto Isso na Sala da Justiça”, entre outros.  Em Minas, a marca é parceira do Carnaval das cidades históricas que mantêm viva a tradição da festa, marcada pelas marchinhas e blocos tradicionais. A Skol levará o seu famoso Camarote para os principais circuitos mineiros como Ouro Preto, Diamantina, Abaeté e Pompéu. Além dessas cidades, que marcam a tradição da festa mineira, o Carnaval Skol também está presente em importantes municípios do sul e centro-oeste de Minas Gerais. São elas: Fama, Aiuruoca, Alfenas, Capitólio, Cássia, Passos, Caxambu, Lambari, Santa Rita do Sapucaí, Lagoa da Prata e Divinópolis.  No Rio de Janeiro, a Skol se associou a escola de samba São Clemente para inovar o Carnaval carioca. Além de um desfile histórico com o tema “Uma Aventura Musical na Sapucaí”, essa união dará vida ao Bloco dos Clementianos e ao Baile “Um dia na Broadway”. Em parceria com as principais casas noturnas da noite carioca, a quadra da escola se transformará em um point de curtição no verão do Rio de Janeiro.

Campanha Para comunicar a promoção, a F/Nazca criou uma campanha na qual convoca todos os consumidores da Skol a participarem e curtirem o melhor Carnaval de todos. E, para apresentar, Skol convocou ícones das diversas regiões do país: os baianos Bell Marques, Durval Lelys, Tuca Fernandes, a escola de samba carioca São Clemente, o Homem da Meia Noite para representar Pernambuco e as repúblicas mineiras.  Mantendo o DNA de irreverência e diversão da marca, o comercial é uma sátira do filme Armagedon, no qual a mocinha despede-se do namorado que está indo para a guerra. No caso de Skol, guerra da folia, da curtição. Para manter-se fiel ao filme original, o filme também usa a música do Aerosmith “I don’t want to a miss a thing” em uma versão mais brasileira, cheia de ginga. E a marca também preparou com exclusividade para seus fãs, versões da música nos principais ritmos de Carnaval: axé (gravada por Bell Marques), frevo e pop (feita por Tuca Fernandes). As faixas estarão disponíveis para download no site de Skol e nas redes sociais.  Além do filme de TV, a campanha conta com mídia exterior, internet, anúncios e spot.  Latas comemorativas A Skol desenvolveu uma edição especial de latas para convocar os consumidores para participarem da promoção e conquistarem os melhores Carnavais do Brasil de jipe, jatinho e navio. As latas serão comercializadas na versão de 350 ml e em janeiro. A distribuição será feita nos maiores pontos de venda do País.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9994 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).