Revitalização do Aeroporto de Feira de Santana

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

“Teremos no Município não apenas uma alternativa ao Aeroporto de Salvador, mas uma porta de entrada aérea para o caminho do sertão”. A afirmação é do secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburgh, sobre o projeto de revitalização do Aeroporto João Durval Carneiro.

Ele entende que o investimento fortalece a economia e o turismo regionais. O secretário explica que após a realização das obras, que serão licitadas ainda este mês, o aeroporto atenderá uma demanda populacional de aproximadamente 1 milhão de pessoas, considerando a abrangência da região, e dará autonomia a Feira de Santana. Segundo ele, já há a expectativa da criação de uma linha Feira/São Paulo, que deverá ser operada pela companhia aérea Azul.

Magno destaca ainda que a iniciativa do Governo do Estado atende pleito apresentado pelo prefeito Tarcízio Pimenta em encontro com o governador Jaques Wagner. O Aeroporto foi inaugurado em 1985 e tem capacidade para receber aeronaves de pequeno porte com até 60 lugares.

O equipamento esteve interditado por mais de dois anos e reabriu no ano passado, após algumas melhorias. O projeto, que nesta etapa terá um custo estimado em R$ 6 milhões, prevê a construção de uma seção contra incêndio, pátio de estacionamento e acesso à pista de vôo.

As adequações visam atender exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para utilização do equipamento para transporte de passageiros. O investimento total no Aeroporto de Feira é de Santana será R$ 25 milhões.

Bolsa Família atua no conjunto Feira VI 

Equipes do Programa Bolsa Família em Feira de Santana estão aplicando Questionário Social no Conjunto Feira VI até esta sexta-feira (06/01/2012). A iniciativa é desenvolvida no Município durante todo o ano, com o intuito de cadastrar as famílias no programa do Governo Federal.

A partir da próxima segunda-feira (09/01/2012) os técnicos visitarão o bairro da Queimadinha. A equipe é composta por 14 pesquisadoras e duas assistentes sociais. Segundo a coordenadora do programa, Vitória Régia Santos Leal, para receber a visita da equipe os novos beneficiários precisam estar nas residências e com a documentação de todos os membros.

“As pessoas precisam agendar a visita previamente na sede do programa. A aplicação do questionário nos lares é uma forma de confirmar os dados que são informados durante a entrevista como, número de residentes, forma de iluminação, lixo domiciliar, esgotamento sanitário, dentre outros”, explica.

O número de famílias contempladas com o programa Bolsa Família em Feira de Santana aumentou mais de 43% nos últimos três anos. Entre os anos de 2010 e 2011, o aumento de famílias beneficiadas com programa foi de 5.250, saindo de 45.500 para 50.750 famílias. A sede do Bolsa Família está localizada na rua Barão de Cotegipe, 649, Centro.

Coleta de lixo normalizada na cidade 

A coleta de lixo está sendo realizada de forma simultânea e alternada, seguindo o roteiro montado pela Viva Ambiental, empresa responsável pelo serviço no município. A frota de 14 caminhões compactadores atende sistematicamente nos períodos diurno e noturno, com o objetivo de estabelecer a limpeza e manutenção em bairros e distritos da cidade.

Todos os 98 bairros de Feira de Santana, além da zona rural, são atendidos pelo serviço de coleta. Em alguns bairros, como Tomba, Fraternidade, Feira X, Jussara, 35°BI, Sitio Matias, Alto do Papagaio e os distritos de Humildes, Limoeiro e no povoado Terra Dura, os carros da coleta recolhem os lixos a partir das 7h todas as terças e quintas-feiras, além de sábado.

As segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 7h, a coleta se concentra nos bairros Conceição I, ACM, Feira V, Caseb, George Américo, DNER, Campo Limpo Viveiros além de Pampalona, Asa Branca, Sobradinho, Novo Horizonte, Cidade Nova e região da UEFS.

Já as terças, quintas e sábado o serviço atende os bairros Santa Mônica, Brasília, Serraria Brasil, Pedra do descanso e Vila Olímpia, além da Chácara São Cosme, Jardim Acácia, Jomafa e Muchila I.

Qualquer informação sobre os serviços públicos, entre em contato com os departamentos: Limpeza Pública – (75) 3602-8113/ 3602-8127/ 3603-7778, Núcleo de Fiscalização (terrenos baldios) – (75) 3602-8124, Iluminação Pública – (75) 3602-8115/ 3602- 8126, Áreas Verdes – (75) 3602-8121.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108297 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]