Projeto beneficia 180 catadores de material reciclável em Salvador e recôncavo

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários (Incuba) da UNEB vai executar e acompanhar as ações do projeto Práticas solidárias em busca da sustentabilidade.

A iniciativa, do Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia (CCRB), foi contemplada em edital da Fundação Banco do Brasil (FBB) e vai receber aporte superior a R$ 1,4 milhão para a aquisição de sete caminhões e capacitação técnica e profissional de aproximadamente 180 catadores de material reciclável.

Desenvolvido pelos grupos associados ao CCRB e orientado pela Incuba, o projeto vai estruturar e fortalecer os empreendimentos populares de catadores de material reciclável da região metropolitana de Salvador e do recôncavo da Bahia, a partir de práticas solidárias que possibilitem a melhoria das condições de trabalho e renda.

O projeto, que conta também com a parceria da Incubadora de Empreendimentos Solidários da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb) e das ongs Centro de Arte e Meio Ambiente (Cama) e Associação Vida Brasil, prevê ainda a elaboração de um planejamento estratégico e de um plano logístico para o CCRB.

O edital foi lançado pela FBB em uma ação conjunta com a Petrobras, a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) e o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

O Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia reúne 13 grupos constituídos e dois em processo de formação. Atualmente, 200 profissionais de reciclagem são atendidos pelo CCRB, público composto, em sua maioria, por negros que possuem renda per capita de, no máximo, R$ 155.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111169 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]