Prevenção de acidentes no Centro de Abastecimento

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Os funcionários do Centro de Abastecimento, equipamento mantido pela Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec), passam a contar com um importante aliado na prevenção de acidentes de trabalho.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), constituída por trabalhadores do entreposto comercial, vai atuar na garantia de ações que assegurem a saúde e segurança dos funcionários com adequações no ambiente e nas condições de trabalho.

De acordo com o secretário municipal Magno Felzemburgh (Setdec), a Prefeitura distribuiu para os servidores que atuam no Centro de Abastecimento fardamento e Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Ele lembra que também foram realizadas palestras e orientações sobre segurança do trabalho, DST/AIDS e outras patologias.

“Contamos com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizando médicos e enfermeiros para realização de palestras. Estas ações têm como objetivo oferecer aos trabalhadores melhores condições de trabalho e assegurar que eles possam exercer suas atividades com total segurança”, reafirma Magno Felzemburgh.

Procon Móvel nos distritos 

Reclamações dos serviços prestados por empresas públicas ou privadas localizadas nos distritos de Feira de Santana poderão ser feitas com muito mais facilidade. A partir deste mês, a Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) vai estar na zona rural com o projeto Procon nos Distritos.

Com o auxílio do Ônibus Digital, disponibilizado pela Fundação Cultural Egberto Tavares Costa, o órgão vai se deslocar às localidades mais distantes para solucionar diferentes reclamações. O primeiro distrito a receber o projeto, conforme o superintendente do Procon, Rafael Pinto Cordeiro, será Humildes.

“Escolhemos este local porque é um dos distritos mais populosos da nossa cidade. Humildes possui uma forte economia e, portanto, as relações de consumo são mais elevadas onde há um comércio mais intenso”, considera o superintendente.

Em abril de 2011 o órgão deu início ao Procon Móvel e percorreu os seis bairros mais populosos da cidade. A superintendência esteve no Viveiros, Rua Nova, Cidade Nova, Tomba, Feira X e Jardim Cruzeiro e, neste ano, o primeiro bairro a receber o projeto deve ser Santo Antônio dos Prazeres.

“Os consumidores nos telefonam solicitando o Procon Móvel nos seus bairros. Há um registro muito grande de pedidos na localidade de Santo Antônio dos Prazeres e, possivelmente, será o primeiro desse ano”, pontua Cordeiro.

Programação de férias no Parque do Saber 

O Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo promove até o final do mês de janeiro uma programação especial de férias no Planetário. As sessões públicas são realizadas gratuitamente de segunda a sexta-feira, sempre às 16 horas. Aos sábados e domingos, as exibições acontecem às 17 horas. Já as sessões exclusivas para o público adulto acontecem às quintas-feiras, sempre às 20 horas.

Segundo o diretor do equipamento Basílio Fernandez, o objetivo da programação especial é atrair as crianças que estão de férias escolares e os turistas que visitam a cidade neste período.

“Além do lazer, as pessoas adquirem aprendizado sobre diversos assuntos como, funcionamento do corpo humano, origem e formação da galáxia, invenção do telescópio, universo, dentre outros. A expectativa é que durante este mês mais de 2.500 pessoas visitem o Museu Parque do Saber”, prevê.

As pessoas que visitam o espaço, além de assistir gratuitamente os filmes voltados para o público infanto juvenil e adulto, têm a oportunidade de conferir também as exposições “Câmeras Fotográficas Antigas” e “Meteoritos: Relíquias do Sistema Solar”. Para Rosângela Pereira, que mora no Rio de Janeiro, o espaço é excelente, principalmente, para as crianças.

“Estou muito contente por saber que Feira de Santana dispõe de um equipamento de tão grande valor e que é oferecido gratuitamente à comunidade. Aproveitei as férias e trouxe meus filhos para conhecer o Planetário e as exposições”, afirma.

Flávio Pereira esteve na cidade há 14 anos e observou o grande crescimento do Município, principalmente na área tecnológica. “É uma grande satisfação saber que a cidade está saindo na frente com relação a outros estados. Achei muito interessante toda a estrutura do equipamento e o que ele oferece, a exemplo das sessões no Planetário”, declara.

Além dos tradicionais filmes “Galileu”, “Oceanos no Espaço”, “Kaluoka Hina – O Recife Encantado” e “ABC das Estrelas”, o público infanto-juvenil poderá conferir três novos títulos: “Dois pedacinhos de vidro”, “O código do corpo” e “Origem da luz”. O Museu Parque do Saber está localizado na rua Tupinambá, bairro São João.

Feira atinge meta de Saúde no Bolsa Família 

O município de Feira de Santana alcançou em 2011 a meta de 70% pactuada junto ao Ministério da Saúde, no desenvolvimento das ações com as famílias beneficiadas pelo Bolsa Família. O cumprimento de alguns serviços pelas unidades de saúde é uma das exigências do programa, que é avaliado em duas vigências, correspondentes a cada semestre do ano.

Na primeira vigência, das 39.164 famílias beneficiadas, 27.826 foram acompanhadas, representando índice de 71,05%. A meta também foi alcançada na segunda vigência. Das 40.776 famílias, um total de 29.274 tiveram acompanhamento, representando 72% das famílias.

O Bolsa Família prevê que o setor saúde é responsável em acompanhar crianças menores de sete anos e gestantes. Portanto, cabe à Secretaria Municipal de Saúde oferecer, através da Atenção Básica, ações de pré-natal, vacinação, além do monitoramento do crescimento e desenvolvimento das crianças. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) participam deste processo realizando a pesagem e a medição das crianças e, ainda, alertando os pais sobre a necessidade de manter atualizado o cartão vacinal.

De acordo com o secretário de Saúde, Getúlio Barbosa, o bom desempenho da condicionalidade reflete os investimentos feitos pelo Governo Municipal em ações de saúde. “O prefeito Tarcízio Pimenta tem investido muito na área, para que o município apresente bons indicadores e a população tenha assistência adequada. O mérito para o bom resultado é também dos ACS, que vão a campo desenvolver trabalhos de educação, orientação e conscientização dessas famílias”, destaca.

A coordenadora de Nutrição, Kátia Simões, observa que há a preocupação com o número de famílias que não são localizadas. “Durante cada vigência, cerca de 10 mil famílias não são acompanhadas. Elas passam a morar em outros endereços e infelizmente não repassam a informação para a Central do Bolsa Família, para que seja realizada a atualização no cadastro”, salienta.

Ela acrescenta que além do risco de perder o benefício, as famílias ficam vulneráveis, já que deixam de ser assistidas por uma equipe de saúde voltada para as ações do programa. Os beneficiados, que se encontram nesta situação, devem comparecer a Central do Bolsa Família para atualizarem os dados no CadÚnico e buscar acompanhamento na unidade de saúde mais próxima da residência. As famílias que recebem o auxílio também devem manter as crianças na escola.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108297 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]