Portal da Câmara Federal amplia divulgação de dados abertos

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Tendência irreversível nas diferentes esferas de governo, a disponibilização de informações em formato bruto, aberto, acessível e legível por aplicações digitais reforça o compromisso da Câmara com a transparência de suas ações. 

Parte significativa das informações publicadas no Portal da Câmara na internet está disponível no formato de dados abertos. A iniciativa é resultado da ampliação dos recursos já oferecidos pelo Serviço de Integração Tecnológica, o SIT-Câmara, antes restrito a órgãos de governo e pessoas jurídicas de interesse público, como ONGs, fundações e entidades de classe. A publicação de dados abertos permite a importação de informações legislativas diretamente dos bancos de dados da Câmara, por meio de webservices .

A novidade é que agora qualquer cidadão pode desenvolver ferramentas inteligentes que acessam os dados públicos da Câmara e permitem as mais variadas leituras das informações divulgadas. Por meio dos dados abertos, é possível identificar em detalhes a atuação de cada parlamentar, o conteúdo e o andamento dos projetos de lei, os pareceres e relatórios das comissões, entre outras informações. Em 2012, a Câmara vai trabalhar para expandir a abrangência dos dados abertos.

Acesse: www.camara.gov.br/dados

Dados Abertos Governamentais 

Dados Abertos Governamentais são a publicação e disseminação das informações do setor público na Web, compartilhadas em formato bruto e aberto, compreensíveis por máquinas, de modo a permitir sua reutilização em aplicações digitais desenvolvidas pela sociedade.

Leis e princípios dos dados governamentais abertos

Perguntas e respostas

Como acessar

Descrição técnica dos webservices

Fale conosco

Sobre Carlos Augusto 9462 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).