Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas mostra aumento no interesse dos brasileiros em fazer turismo

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Os brasileiros querem viajar mais e que essa intenção cresceu 14,5% no ano passado em relação a 2010, o que é explicado pela melhoria da situação econômica das famílias e das facilidades que encontram para fazer turismo. A conclusão é de uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e foi considerada pelo ministro Gastão Vieira uma prova de que o turismo teve em 2011 o seu melhor ano. O ministro do Turismo participou hoje do programa Bom Dia Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços.

“Isso se deve aos números positivos da economia brasileira. Além do nível de renda muito melhorado, tivemos a incorporação de quase 60 milhões de pessoas – que estamos chamando de a nova classe média brasileira – que, agora, estão consumindo turismo. A pesquisa demonstra que a cada três famílias, uma demonstra o desejo de viajar e quase 50% das pessoas que viajaram desejam repetir a viagem dentro do mesmo ano”, disse o ministro”.

A pesquisa Sondagem de Intenção de Viagem do Consumidor, realizada mensalmente pela FGV a pedido do Ministério do Turismo, consulta 2 mil famílias nas sete principais regiões metropolitanas brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Distrito Federal, Salvador e Recife) sobre o desejo de fazer pelo menos uma viagem nos seis meses subsequentes à pesquisa.

A série histórica do ano revelou que 34% das famílias entrevistadas desejou fazer turismo no ano passado. Em 2010, esse índice era 29,7%. A média de 2011 do indicador foi a mais alta desde o início da série histórica, em 2008. O grau de incerteza também caiu. Os turistas indecisos passaram de 7,6%, em 2010, para 4,1% em 2011. Além disso, o percentual de respostas negativas vem diminuindo desde 2009. Em 2011, 61,8% responderam que não viajariam nos seis meses subsequentes à pesquisa, enquanto em 2009 esse número chegava a 66,3%.

Ainda de acordo com a pesquisa, a viagem aérea, que em 2008 fazia parte do roteiro de 44,4% das famílias entrevistadas, agora é a maneira preferida de iniciar ou encerrar o roteiro para mais de 60% desse grupo. A pesquisa revelou também que o número de interessados em viajar de automóvel e de ônibus diminuiu: em 2011, 23,7% das famílias pretendiam viajar de carro, diferentemente de 2008, quando o índice era 36,1%. A intenção de embarcar nos coletivos caiu de 13,7% em 2009 para 9,4% em 2011.

Outro dado obtido pelos pesquisadores da FGV é que a Região Nordeste continua sendo a mais procurada pelos turistas do país. Em 2011, 49,1% das famílias brasileiras que desejavam viajar tinham um dos nove estados nordestinos como destino de férias. Hotéis e pousadas foram citados por 55% dos participantes da pesquisa como o meio de hospedagem preferido.

 *Com informações: Agência Brasil

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106596 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]