Número de consumidores atendidos pelo Procon em Feira de Santana aumentou mais de 13% no ano de 2011

Programa Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON).

O número de consumidores atendidos pela Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) em 2011 aumentou mais de 13% com relação ao ano anterior. Ao todo, foram 26.599 queixas registradas, enquanto em 2010 o Procon recebeu 23.500 reclamações. Desse total, 23.107 queixas foram solucionadas no primeiro momento, o que representa quase 90%, e 2.259 resolvidas em audiência.

Durante o ano de 2011 o Procon também percorreu todo o Município, fiscalizando os mais diversos entrepostos comerciais. Só no ano passado o órgão realizou 340 constatações nos supermercados, 502 visitas aos bancos, 392 constatações em lojas, 381 em estacionamentos e 126 em restaurantes.

No mesmo ano o Procon desenvolveu 139 fiscalizações durante a Micareta, 05 constatações em barracas de fogos e 398 fiscalizações de gás clandestino, em parceria com a Agência Nacional de Petróleo (ANP). Além disso, a superintendência julgou 700 processos, executou uma pesquisa dos produtos da Quaresma, duas pesquisas de material escolar e seis trabalhos com a unidade do Procon Móvel.

Dentre as 10 empresas mais reclamadas no ano passado estão a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), com 2.143 queixas, Oi (1.458), Coelba (1.209), ItaúCard (1.125), Embratel (1.042), Hipercard (855), G Barbosa (782), Claro (734), IbiCard (727) e Insinuante (477).

Ao fazer um balanço dos números, o superintendente do Procon, Rafael Pinto Cordeiro, o considera positivo. Segundo ele, os índices demonstram que o órgão tem melhorado a qualidade do atendimento e adequado suas instalações, o que resulta na maior demanda.

“Em 2012 vamos divulgar balanços de pesquisas nos setores de telefonia, planos de saúde e cartão de crédito para mostrar quais são as empresas que menos resolvem o problema do consumidor”, declara o superintendente.

Policlínica da Rua Nova atende 73.820 em 2011

Referência para os moradores da Rua Nova, Jardim Cruzeiro, Alvorada e outros bairros vizinhos, a Policlínica Dr. Francisco Martins da Silva, no bairro Rua Nova, registrou 73.820 atendimentos em 2011. Nos primeiros seis meses do ano passado a unidade realizou 37.989 procedimentos e, no segundo semestre, foram 35.831 atendimentos.

A média de atendimento mensal, conforme os dados registrados no Programa Saúde Digital, é de seis mil, mas no mês de maio a policlínica chegou a atender 7.616 pacientes. Segundo o enfermeiro da unidade, Roney Magalhães, os casos mais comuns são hipertensão, diabetes, e dispnéia.

“Mas também dispomos de médicos especialistas e fazemos serviços mais simples como curativo, aferição de pressão e temperatura, e teste de glicemia”, informa Magalhães. A policlínica oferece ainda neurologista, dermatologista, cardiologista e gastroenterologista, além de atendimento de urgência, emergência e ambulatorial, pequenas cirurgias como retirada de cisto e verruga, e pré-natal de alto risco.

Nos primeiros dias do ano, informa a assistente administrativa da unidade, Magda Leite, a maior parte do atendimento é de pacientes com virose. Muitos deles estão apresentando diarréia, gripe, dor no corpo e febre.

As policlínicas funcionam 24 horas ininterruptamente e estão estruturadas para receber pacientes de pequena e média complexidade. Também são disponibilizadas nos bairros Tomba, George Américo, Parque Ipê, Feira X e no distrito de Humildes. No bairro Rua Nova a unidade está localizada na rua General Cordeiro de Farias, s/nº.

Sesp intensifica serviços de limpeza

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) vai dar início a um mutirão na limpeza, manutenção das praças e iluminação dos bairros, nesta terça-feira (10/01/2011). As duas primeiras localidades contempladas com os serviços serão o conjunto Feira IX e rua Cristovão Barreto, bairro Brasília, a partir das 8 horas.

Os mutirões serão realizados semanalmente, em dois bairros do Município, para aperfeiçoar o aspecto visual. Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, o Feira IX e rua Cristovão Barreto foram escolhidos pelo número de reclamações.

“O mutirão não tem só o caráter de limpeza pública, mas garantir a iluminação e arrumação das praças. Além disso, vamos fazer um trabalho de educação ambiental com a distribuição de banner e panfleto para conscientizar as pessoas sobre a importância de conservar as praças, parques e jardins”, afirma o secretário.

Ele acrescenta que os mutirões serão desenvolvidos em todos os bairros de Feira de Santana até a Micareta. “Na próxima semana vamos realizar o mutirão em mais ruas do bairro Brasília e na Kalilândia. Este trabalho não vai trazer qualquer prejuízo na limpeza dos outros bairros”, assegura Monteiro. A iniciativa vai contar com a participação de 200 profissionais da limpeza.

Administração Municipal inicia combate a dengue no bairro Santo Antonio Dos Prazeres em Feira de Santana

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), está adotando as medidas necessárias para realizar a quebra da cadeia de transmissão da dengue no bairro Santo Antônio dos Prazeres. Em 2011, foram notificados 40 casos da doença na localidade e confirmados 20. Do final do mês de dezembro até o início de janeiro, mais quatro notificações foram registradas, sendo apenas um caso notificado na rua Kito.

De acordo com a chefe da Viep, Janice Estrela, ainda está sendo realizada a investigação de novos casos notificados no bairro, mas os trabalhos do bloqueio de transmissão já foram intensificados desde a última sexta-feira (06/01/2012).

“Equipes capacitadas que fazem uso de inseticida armazenado em bomba costal já estiveram no local, para liberar o produto diretamente na região que apresenta o foco, eliminando assim o mosquito adulto. Nesta segunda-feira (09/01/2011), estamos dando continuidade as ações, com a atuação da equipe de Educação em Saúde na rua Kito, para orientar e acalmar os moradores”, informa.

Segundo Janice Estrela, os agentes de endemias também estão atuando no bairro para desenvolver os trabalhos de intervenção nos prováveis pontos de foco do mosquito. “Os domicílios da rua estão sendo visitados pelos agentes e, assim, as possíveis larvas do mosquito encontradas nos recipientes que se tornaram criadouros serão destruídas com a aplicação de lavarcida”, salienta.

Mesmo com a intensificação dos trabalhos de combate a dengue no bairro, observa Janice Estrela, a população não deve descuidar-se. “O controle vetorial de campo está sendo executado para que não surjam novos casos, mas a comunidade deve participar efetivamente do combate ao mosquito, retirando dos quintais objetos que acumulem água. Uma simples tampa de garrafa ou até mesmo um pneu se tornam recipientes propícios ao surgimento de focos de proliferação”, ressalta.

Emissão de CTPS na Casa do Trabalhador

Rapidez e eficiência na emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de maior conforto e comodidade no atendimento ao cidadão. A reforma e ampliação da Casa do Trabalhador foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (09/01/2012) pelo prefeito Tarcízio Pimenta. Na oportunidade também foi lançado o serviço de emissão de Carteira de Trabalho no órgão.

O documento emitido na Casa do Trabalhador será entregue em um prazo máximo de cinco dias. A celeridade foi destacada pelo prefeito Tarcízio Pimenta. “Serão emitidas inicialmente 50 carteiras por dia, mas a meta é chegarmos a emitir 150 diariamente. Algo que vai facilitar bastante a vida daqueles que procuram emprego”, salientou o prefeito.

Ele também destacou a parceria com a Delegacia Regional do Trabalho e Ministério do Trabalho para a eficiência na prestação dos serviços. “Os funcionários foram capacitados para atuar na emissão das carteiras e no atendimento ao trabalhador. E o local mais apropriado para isso é a Casa do Trabalhador. O órgão emite a carteira e já encaminha o candidato ao emprego”, destacou Tarcízio.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburg, observa que as intervenções no órgão irão proporcionar uma melhor qualidade no atendimento. “Foi colocada uma cobertura, disponibilizado mais cadeiras, além de toda a melhoria estrutural”, ressaltou Magno.

A superintendente do Ministério do Trabalho, Isa Simões, observou que Feira de Santana é referência para várias cidades da região em relação a oferta de serviços e empregos. “A cidade dá um passo muito importante com essa ação que resulta em uma melhor estrutura e na ampliação do serviço de emissão de carteira de trabalho”, considerou.

A diretora da Casa do Trabalhador, Graça Cordeiro, explica que os interessados em solicitar a carteira de trabalho devem estar atentos a documentação. “Para a primeira via é necessário carteira de identidade, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento. A foto é digital, já com o novo padrão do Ministério do Trabalho. Também é realizada a emissão de segunda via”, destacou.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110959 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]